Carreira / Emprego - Relacionamento e comunicação na equipe
'Não existe uma só atividade humana que não seja afetada ou
que não possa ser promovida por meio de comunicação.'
David Berlo
Em uma interação humana, é muito fácil culparmos os outros; entretanto, é
impossível a ocorrência de processos unilaterais nos contatos sociais, pois tudo
o que acontece no relacionamento interpessoal decorre sempre de duas fontes: eu
e o(s) outro(s).
Com o advento da globalização e da forte competitividade, o que conta, hoje, no
mundo do trabalho, não são apenas os seus conhecimentos técnicos, talento
laboral e novas idéias criativas. É importante, também, desenvolver a sua
capacidade de interagir construtivamente com pessoas que estão inseridas em seu
meio profissional: seu líder, seu diretor, fornecedores, fiscais, peritos,
consultores, seus pares profissionais, subordinados e até mesmo pessoas de
outros setores.
Sabemos que o relacionamento é um desafio constante, mas podemos nos ajudar e
ajudar o próximo. Melhorar o julgamento sobre si mesmo e sobre outras pessoas
auxilia na compreensão do relacionamento humano, pois promove a auto-análise.
Por exemplo, aceitar feedback de forma positiva é importante para que você possa
refletir sobre como melhorar o seu desempenho e comportar-se de maneira adequada
em seu local de trabalho. A compreensão sobre como entender a forma de pensar do
outro nos ajuda a evitar atritos e solucionar problemas, promovendo, assim,
relações saudáveis, onde a sinergia, o respeito e a empatia estarão presentes.
Não sou eu que vou definir o que é bom para o outro, pois não posso asfixiar ou
invadir a sua individualidade, porém, posso ajudá-lo a descobrir o que é melhor
para si mesmo.
Um ponto salutar, em qualquer relacionamento, é o profissional aprender a ser
assertivo em suas atitudes e argumentações, pois, assim, terá aptidão para
abordar situações-problema com foco nos fatos e não nas pessoas. O assertivo não
leva os problemas para o lado pessoal, ele argumenta fatos e idéias. Quando um
conflito interpessoal gera obstáculos, impasses, conflitos ou dificuldades, o
profissional assertivo procura levar os responsáveis a buscar soluções e/ou
recursos e não identificar culpados; ele sabe que o ser humano erra e que,
embora toda pessoa misture capacidades, talentos, habilidades, também possui
limitações em suas ações. Ao mesmo tempo em que orienta os envolvidos, ele deixa
claro, também, a responsabilidade da atitude de cada pessoa. Por isso, o lema é:
seja independente em suas ações e relacionamentos, mas se responsabilize por
todas elas!
Observe, abaixo, algumas posturas importantes às quais o mercado atual
atribui valor:
- Não contamine o ambiente profissional com os seus problemas. Perceba que
a empresa é o seu local de trabalho e você está lá para trabalhar e ser
responsável pelos seus afazeres. Se você estiver com problemas, procure o
setor de recursos humanos de sua empresa e/ou profissionais habilitados que
possam lhe ajudar. Os problemas, normalmente, afetam a nossa produtividade,
nível de concentração, relações em equipe, motivação e entusiasmo, por isso
cuide deles com atenção.
- Aumente a sua destreza na negociação, lembrando que negociar não é
competir, mas uma forma de comunicação. Empenhe-se em convencer o seu
interlocutor e não em vencê-lo. Entendendo essa diferença, você terá ganhos
expressivos.
- Cuidado com piadas e brincadeiras fora de hora. Se você deseja respeito
no seu relacionamento, saiba respeitar as pessoas em todos os níveis. Tenha
talento para falar na hora certa e simpatia para manter o respeito e o bom
humor.
- Lembre-se: as pessoas não são divinas, elas são humanas, por isso erram
de vez em quando. É imprescindível aumentar o seu nível de tolerância ao
lidar com diversos tipos de pessoas, independente da hierarquia.
- Argumente suas idéias com firmeza e entusiasmo, porém, observe a
educação, respeito e equilíbrio emocional. O segredo é: conquiste o seu
interlocutor em vez de impor a sua vontade. Toda relação deve ser de
ganha-ganha.
- Sua carreira pertence somente a você, por isso é importante desenvolver
o seu autoconhecimento (relacionamento intrapessoal) para formular uma
imagem realista de si mesmo.
- Em suas comunicações, gere credibilidade em seu interlocutor sendo
firme; porém, atitudes prepotentes, petulantes e arrogantes não são
bem-vindas em qualquer ambiente.
- Use roupas adequadas (não precisa, necessariamente, ser de “marca”) e
tome cuidado para não usar perfumes fortes, pois nem todos apreciam.
- A empatia é importante, entretanto, cuidado para não invadir a
individualidade das pessoas, pois não é você que deve impor comportamentos.
- A pessoa assertiva valoriza e escolhe por si (é independente).
Expressa-se com clareza e marca “limites” em suas conversas.
- Cative as pessoas ao se comunicar, mas lembre-se: é utopia acreditar que
consigamos agradar a todas as pessoas.
- Faça seu marketing pessoal com equilíbrio, mas não se esqueça de
imprimir qualidade em seu trabalho.
- A simpatia, em geral, promove a aceleração da cooperação e da harmonia,
principalmente em equipe.
- Respeite as diferenças. Concentre-se nos assuntos abordados numa
conversa – fale menos e ouça mais.
- Faça uso constante de seu bom senso e construa ambientes saudáveis em
seu dia-a-dia.
- Não seja mal humorado, coloque “vida” em suas atividades e expressões
verbais.
- Lembre-se: em seu ambiente laboral mantenha ênfase profissional.
- Não acuse as pessoas. Em vez de criticar, é mais eficaz orientar.
- Cumprimente as pessoas e, se possível, chame-as pelo nome.
- Cuide de seu tom de voz, não “grite” ao falar com as pessoas.
- Saiba ouvir e cuidado com os preconceitos.
- Cuide de sua aparência e higiene pessoais.
É fundamental ter ficado claro, ao leitor, a importância de algumas atitudes
positivas e adequadas no ambiente profissional. Reflita: isto tem um impacto
direto em sua carreira.
Atualmente, não basta apenas expandir conhecimentos técnicos e habilidades. É
vital saber proteger, com educação, seus interesses em seus relacionamentos,
fazer seu marketing pessoal, mas também agir com ética, sinergia em equipe e
respeito a qualquer pessoa que esteja engajada em sua vida profissional.
Procure, também, cuidar de sua auto-estima, sabendo identificar, na medida
certa, o seu valor próprio (auto-respeito), obter satisfação com seus esforços e
treinar atitudes assertivas, pois trair as próprias convicções é prejudicial ao
seu autoconceito. Experimente o seu próprio valor, contudo, seja integrado, de
forma eficaz e saudável, à sua rede de relacionamentos, seja fora ou dentro da
empresa.
E o imprescindível: você não é o centro de tudo. Esteja disponível aos contatos
sociais e coopere para buscar satisfação nos interesses comuns. Em outras
palavras: tenha habilidade e competências em seus relacionamentos interpessoais.
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