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Carreira / Emprego - Relacionamento e comunicação na equipe 

Data: 15/12/2008

 
 

'Não existe uma só atividade humana que não seja afetada ou que não possa ser promovida por meio de comunicação.'
David Berlo

Em uma interação humana, é muito fácil culparmos os outros; entretanto, é impossível a ocorrência de processos unilaterais nos contatos sociais, pois tudo o que acontece no relacionamento interpessoal decorre sempre de duas fontes: eu e o(s) outro(s).

Com o advento da globalização e da forte competitividade, o que conta, hoje, no mundo do trabalho, não são apenas os seus conhecimentos técnicos, talento laboral e novas idéias criativas. É importante, também, desenvolver a sua capacidade de interagir construtivamente com pessoas que estão inseridas em seu meio profissional: seu líder, seu diretor, fornecedores, fiscais, peritos, consultores, seus pares profissionais, subordinados e até mesmo pessoas de outros setores.

Sabemos que o relacionamento é um desafio constante, mas podemos nos ajudar e ajudar o próximo. Melhorar o julgamento sobre si mesmo e sobre outras pessoas auxilia na compreensão do relacionamento humano, pois promove a auto-análise. Por exemplo, aceitar feedback de forma positiva é importante para que você possa refletir sobre como melhorar o seu desempenho e comportar-se de maneira adequada em seu local de trabalho. A compreensão sobre como entender a forma de pensar do outro nos ajuda a evitar atritos e solucionar problemas, promovendo, assim, relações saudáveis, onde a sinergia, o respeito e a empatia estarão presentes. Não sou eu que vou definir o que é bom para o outro, pois não posso asfixiar ou invadir a sua individualidade, porém, posso ajudá-lo a descobrir o que é melhor para si mesmo.

Um ponto salutar, em qualquer relacionamento, é o profissional aprender a ser assertivo em suas atitudes e argumentações, pois, assim, terá aptidão para abordar situações-problema com foco nos fatos e não nas pessoas. O assertivo não leva os problemas para o lado pessoal, ele argumenta fatos e idéias. Quando um conflito interpessoal gera obstáculos, impasses, conflitos ou dificuldades, o profissional assertivo procura levar os responsáveis a buscar soluções e/ou recursos e não identificar culpados; ele sabe que o ser humano erra e que, embora toda pessoa misture capacidades, talentos, habilidades, também possui limitações em suas ações. Ao mesmo tempo em que orienta os envolvidos, ele deixa claro, também, a responsabilidade da atitude de cada pessoa. Por isso, o lema é: seja independente em suas ações e relacionamentos, mas se responsabilize por todas elas!

Observe, abaixo, algumas posturas importantes às quais o mercado atual atribui valor:

  • Não contamine o ambiente profissional com os seus problemas. Perceba que a empresa é o seu local de trabalho e você está lá para trabalhar e ser responsável pelos seus afazeres. Se você estiver com problemas, procure o setor de recursos humanos de sua empresa e/ou profissionais habilitados que possam lhe ajudar. Os problemas, normalmente, afetam a nossa produtividade, nível de concentração, relações em equipe, motivação e entusiasmo, por isso cuide deles com atenção.
     
  • Aumente a sua destreza na negociação, lembrando que negociar não é competir, mas uma forma de comunicação. Empenhe-se em convencer o seu interlocutor e não em vencê-lo. Entendendo essa diferença, você terá ganhos expressivos.
     
  • Cuidado com piadas e brincadeiras fora de hora. Se você deseja respeito no seu relacionamento, saiba respeitar as pessoas em todos os níveis. Tenha talento para falar na hora certa e simpatia para manter o respeito e o bom humor.
     
  • Lembre-se: as pessoas não são divinas, elas são humanas, por isso erram de vez em quando. É imprescindível aumentar o seu nível de tolerância ao lidar com diversos tipos de pessoas, independente da hierarquia.
     
  • Argumente suas idéias com firmeza e entusiasmo, porém, observe a educação, respeito e equilíbrio emocional. O segredo é: conquiste o seu interlocutor em vez de impor a sua vontade. Toda relação deve ser de ganha-ganha.
     
  • Sua carreira pertence somente a você, por isso é importante desenvolver o seu autoconhecimento (relacionamento intrapessoal) para formular uma imagem realista de si mesmo.
     
  • Em suas comunicações, gere credibilidade em seu interlocutor sendo firme; porém, atitudes prepotentes, petulantes e arrogantes não são bem-vindas em qualquer ambiente.
     
  • Use roupas adequadas (não precisa, necessariamente, ser de “marca”) e tome cuidado para não usar perfumes fortes, pois nem todos apreciam.
     
  • A empatia é importante, entretanto, cuidado para não invadir a individualidade das pessoas, pois não é você que deve impor comportamentos.
     
  • A pessoa assertiva valoriza e escolhe por si (é independente). Expressa-se com clareza e marca “limites” em suas conversas.
     
  • Cative as pessoas ao se comunicar, mas lembre-se: é utopia acreditar que consigamos agradar a todas as pessoas.
     
  • Faça seu marketing pessoal com equilíbrio, mas não se esqueça de imprimir qualidade em seu trabalho.
     
  • A simpatia, em geral, promove a aceleração da cooperação e da harmonia, principalmente em equipe.
     
  • Respeite as diferenças. Concentre-se nos assuntos abordados numa conversa – fale menos e ouça mais.
     
  • Faça uso constante de seu bom senso e construa ambientes saudáveis em seu dia-a-dia.
     
  • Não seja mal humorado, coloque “vida” em suas atividades e expressões verbais.
     
  • Lembre-se: em seu ambiente laboral mantenha ênfase profissional.
     
  • Não acuse as pessoas. Em vez de criticar, é mais eficaz orientar.
     
  • Cumprimente as pessoas e, se possível, chame-as pelo nome.
     
  • Cuide de seu tom de voz, não “grite” ao falar com as pessoas.
     
  • Saiba ouvir e cuidado com os preconceitos.
     
  • Cuide de sua aparência e higiene pessoais.

É fundamental ter ficado claro, ao leitor, a importância de algumas atitudes positivas e adequadas no ambiente profissional. Reflita: isto tem um impacto direto em sua carreira.

Atualmente, não basta apenas expandir conhecimentos técnicos e habilidades. É vital saber proteger, com educação, seus interesses em seus relacionamentos, fazer seu marketing pessoal, mas também agir com ética, sinergia em equipe e respeito a qualquer pessoa que esteja engajada em sua vida profissional.

Procure, também, cuidar de sua auto-estima, sabendo identificar, na medida certa, o seu valor próprio (auto-respeito), obter satisfação com seus esforços e treinar atitudes assertivas, pois trair as próprias convicções é prejudicial ao seu autoconceito. Experimente o seu próprio valor, contudo, seja integrado, de forma eficaz e saudável, à sua rede de relacionamentos, seja fora ou dentro da empresa.

E o imprescindível: você não é o centro de tudo. Esteja disponível aos contatos sociais e coopere para buscar satisfação nos interesses comuns. Em outras palavras: tenha habilidade e competências em seus relacionamentos interpessoais.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Luísa Medeiros
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