Carreira / Emprego - Como convencer, sem aborrecer
Você é um cara competente, habilidoso e acabou de ter uma idéia supimpa: um
produto que promete sacudir o mercado. Acontece que, para colocar a idéia em
prática, precisa de uma verba extra para a área de marketing. Na esperança de
que a empresa libere o dinheiro, você entra na sala do diretor. Ele mede você de
baixo para cima, solta um suspiro aborrecido e dispara: 'O que é?' Você explica
e... Bem, seu projeto é boicotado.
Como pode? Tem gente do seu lado que não prima pelo talento nem pela
inteligência, mas que parece conseguir tudo o que quer - de um aumento de
salário até um investimento de milhões de dólares. Você se pergunta: o que eles
têm que eu não tenho? A resposta é: lábia. Existem profissionais que, com um
discurso afiado, conseguem convencer qualquer um sobre qualquer coisa. 'Para ser
bem-sucedido, é preciso persuadir as pessoas o tempo todo', diz Robert Abraham,
consultor e presidente do site American Seminars (www.seminarios.com.br).
Abraham costuma dar palestras em empresas sobre como aumentar o poder de
persuasão. Veja seus conselhos para transformar resistência em aprovação.
1) Escolha a hora certa de falar. Para aumentar suas chances de ser
ouvido com atenção - sem ser tratado a pontapés -, ligue o radar e observe se o
seu interlocutor está disposto a conversar. Não adianta nada interpelá-lo quando
ele estiver de mau humor, com pressa ou muito atarefado.
2) Abaixo o improviso! Antes de soltar o verbo, elabore uma estratégia de
ação eficaz. Entre em campo para ganhar, mesmo sabendo que o jogo será difícil.
Prepare-se, treine o discurso e certifique-se de que não irá esquecer nada
importante.
3) Não vá direto ao assunto. Tente quebrar o gelo nos primeiros minutos
de conversa, fale sobre generalidades. Mas não enrole muito: ninguém tem tempo a
perder.
4) Quando começar a falar, não dispare como um fuzil AR-15. Isso revela
ansiedade e insegurança. Fale pausadamente e, sobretudo, acredite no que está
dizendo.
5) Não abra mão do senso de humor. Isso gera empatia e torna o clima mais
amistoso. Mas não force a barra. Fazer um comentário ou uma piada fora de hora
ou de contexto - ou, sobretudo, sem graça - pode ter efeito contrário,
provocando antipatia e desconforto. Se você não é um sujeito espontâneo e
espirituoso, esqueça esse tipo de recurso.
6) Use o nome da pessoa no decorrer da conversa. Isso cria um vínculo
mais pessoal com o interlocutor. Quando é chamada pelo nome, a pessoa se sente
prestigiada e mais aberta ao diálogo. 'Numa prisão, uma das maneiras de rebaixar
os presos é tirar sua identidade', diz Abraham. 'Eles trocam o nome por um
número.'
7) Use um amortecedor verbal. Se a pessoa discordar de suas colocações ou
tiver uma opinião contrária à sua, seja sutil ao contra-argumentar. Não ataque
com frases do tipo 'Não é bem assim', 'Você não entendeu' ou 'Você está errado'.
Diga algo na linha do 'Entendo sua opinião e creio que, além disso, deveríamos
considerar...' A partir daí, defenda sua posição.
8) Evite assuntos polêmicos. Durante a conversa, fuja de temas que levem
a debates acalorados ou controvérsias, como política, religião ou o último
campeonato de futebol - especialmente se vocês torcerem para times diferentes...
9) Inicie a conversa fazendo perguntas que exijam um sim como resposta.
Abraham faz uma analogia com um vendedor de enciclopédias. Ele toca a campainha
de uma casa e pergunta se a pessoa mora ali, se acredita na importância da
educação, se aceitaria que ele deixasse as enciclopédias de graça na sua casa,
se estaria disposta a mostrá-las para o vizinho e assim por diante. 'Uma
seqüência de respostas afirmativas pode conduzir a mente do interlocutor,
aumentando as chances de conseguir um sim para sua idéia principal.'
|