Quando você está à procura de emprego, é importante que se preocupe em fazer
um bom currículo, em se preparar para conversar com o selecionador, provar suas
habilidades e procurar o maior número de contatos e nomes de empresas possível
para oferecer seu trabalho. Você já pensou que também é necessário fazer uma
pesquisa para selecionar os alvos de sua busca?
Analise a situação: você manda currículos para diversas empresas, muitas
delas desconhecidas, porque procura incessantemente uma oportunidade de emprego.
É selecionado por uma dessas desconhecidas e consegue a contratação. Depois de
alguns dias de trabalho, você percebe que a política da empresa não vai de
encontro aos seus valores e que as possibilidades de ascensão são bastante
remotas, diferentemente do que planejava para si. E então, como fica a sua
motivação para continuar na empresa? E para recomeçar a procura por um novo
emprego?
Essas decepções ocorrem na carreira de quem não tem o costume de conhecer a
empresa antes de enviar o currículo ou aceitar um convite para uma entrevista. A
ansiedade e o receio de ficar fora do mercado leva vários profissionais a tomar
decisões precipitadas e incertas. Entretanto, hoje é possível, com o auxílio da
internet e da imensa rede de relacionamentos e contatos que mantemos, obter
informações preciosas sobre todas as empresas que nos interessam. Com isso, é
possível conhecer a política e as oportunidades oferecidas para sua vida
profissional, o que ajuda a eliminar de vez a possibilidade de meter os pés
pelas mãos. "É primordial que o candidato saiba escolher a empresa antes de ser
escolhido por ela. O processo seletivo é uma via de mão dupla", afirma Lara de
Almeida Prado, diretora da Companhia de Talentos.
É uma questão de segurança. Checar a credibilidade, a honestidade e a
seriedade da empresa são fundamentais para não arriscar a sua própria imagem.
Além disso, conhecer um pouco da empresa antes da entrevista é uma atitude que
conta pontos diante do entrevistador. Além de ficar mais preparado para falar
sobre como pode contribuir com o crescimento da organização e sobre outros
aspectos que envolvam o dia-a-dia da empresa, o candidato demonstra mais
interesse pela vaga.
Tatiana Wernikoff, consultora e sócia-diretora do IPO (Instituto de
Psicologia Organizacional), diz que essa "lição de casa" hoje em dia é
fundamental, tanto para se sair bem na entrevista quanto para decidir se é bom
mesmo trabalhar naquela organização. "É uma forma de sabermos em que terreno
estamos pisando", completa a consultora. "Quanto mais dados tiver sobre a
empresa, mais consciente o profissional estará. Assim, irá diminuir o impacto
emocional em relação à realidade da situação", explica. Por exemplo: se a
entrevista acontecer em uma pequena sala alugada, você pode achar que a empresa
é pequena. Mas, como buscou informações, sabe que trata-se de uma multinacional
que está se instalando no Brasil, fará investimentos de bilhões de reais no país
e que seu prédio ainda não ficou pronto. Parece fantasioso demais, não é? Mas
isso acontece na vida real.
Levantar dados sobre as empresas não é uma tarefa muito fácil, mas existem
algumas dicas que podem ajudar:
O que é preciso saber sobre a empresa?
- Nome
- Localização
- Setor em que atua
- Como se situa no mercado
- Que os produtos e/ou serviços oferece
- Quais são seus concorrentes
- Reputação no mercado
- Quais as mudanças ocorridas recentemente
O que avaliar?
- Empatia: esse é o primeiro item a ser analisado. Conheça os
valores que a empresa possui e se correspondem aos seus valores pessoais e
profissionais. Procure saber também se o ramo de atuação da empresa
corresponde ao da carreira que você escolheu e se o produto que ela
comercializa lhe parece interessante. Se as respostas foram todas positivas,
dê continuidade à sua pesquisa
- Estrutura: Descubra se ela é uma fábrica ou um escritório e se
segue algum tipo de hierarquia. Aproveite para conhecer também a sua cultura
e sua imagem perante as pessoas
- Origem: é importante saber o país ou a cidade onde a empresa
nasceu. Muitas vezes, ela carrega consigo valores que vem do local de
origem. Analise esses valores e veja se correspondem aos seus
- Porte: pequeno, médio ou grande porte. Uma empresa média é mais
organizada e estruturada que a pequena. Quanto menor o porte, menor também a
possibilidade de exercer outras atividades dentro da organização. Uma
empresa grande é ainda mais segmentada que a média e costuma possuir um
departamento para cada função. Escolha o porte que mais lhe agrada e
continue sua pesquisa
- Filiais: Veja se a empresa é regional, nacional ou multinacional
e a localização de suas filiais. Veja também se na empresa há mobilidade. Se
você está disposto a ir para qualquer lugar a trabalho, essa pode ser uma
empresa que combina com o seu perfil
- Localização: Procure saber onde fica a empresa para a qual você
está mandando o currículo. Se você mora em São Paulo e manda um currículo
para uma empresa localizada no Rio Grande do Sul ou até mesmo em outro país,
você passa a impressão de que está disposto a trabalhar em qualquer lugar do
Brasil e do mundo. Se esse for seu objetivo...ótimo
- Plano de carreira: Veja se a empresa lhe dá oportunidade de
desenvolver sua carreira e o que ela oferece para promover isso. Lembre-se
que, hoje em dia, algumas empresas não aderem mais a uma hierarquia de
ascensão, mas a deslocamentos horizontais, nos quais você pode não só mudar
de cargo, mas também de área. Se você considera a possibilidade de mudar de
área para crescer, procure organizações com esse perfil
- Benefícios: Muita atenção para esse item. Um salário promissor e
uma gama de benefícios não especificam a qualidade da empresa. Dependendo
dos benefícios, você pode perceber se a empresa cuida da educação dos
funcionários, se é preocupada com a qualidade de vida ou se é arrojada
Fique atento para alguns detalhes:
- Nunca invente informações a seu respeito para corresponder ao que a
empresa exige. Toda mentira tem perna curta e, mais cedo ou mais tarde,
essas qualidades inexistentes serão cobradas de você. O permitido é
ressaltar, sem exageros, aquelas habilidades que são necessárias para
exercer o cargo que você deseja
- Não se iluda com a nomeação dos cargos de algumas empresas. Não existem
nomes padronizados para algumas funções. Para evitar conclusões
precipitadas, procure saber as funções que alguém que assume determinado
cargo deve exercer. É dessa forma que você saberá se o cargo realmente
condiz com sua habilidades
Para encontrar essas informações, você deve:
- Acessar a Internet, ler revistas, jornais ou perguntar para colegas e
funcionários -especialmente da área de Recursos Humanos - das empresas
- Depois disso, faça um ranking das empresas que mais se encaixam em seus
objetivos, levando em conta o plano de carreira que você elaborou para sua
vida profissional
- Fazer contatos com seus amigos para descobrir os e-mails certos para
enviar currículos ou telefones para conversar com pessoas que decidem nessas
empresas. Utilize seu marketing pessoal para se aproximar das pessoas que
possam lhe abrir caminhos
É preciso que você saiba também como será a entrevista - individual ou em
grupo - e quantas pessoas irão lhe entrevistar. Isso o deixará mais preparado e
evitará qualquer tipo de "surpresa". Procure também ler o jornal do dia ou uma
revista de circulação nacional. Candidatos atualizados ganham pontos na seleção.
Tome cuidado pra não ser prepotente. Por já conhecer alguns dados da empresa
você pode cometer o erro de achar que sabe tudo. "Numa entrevista não há espaço
para prepotência, arrogância e timidez excessiva. Hoje, a humildade é
considerada uma competência. Não falo de submissão, e sim, de dar ao outro o
mesmo direito que você tem", diz Tatiana.
Através dessa "lição de casa", você poderá comparar suas expectativas com a
realidade da empresa e descobrir se são compatíveis. Tenha a consciência de como
você está, o que leva e o que busca encontrar nessa oportunidade. Afinal, a
relação deve ser de parceria!