Negócios / Empreendedorismo - A gestão logística em markenting
Com a globalização distribuir adequadamente os produtos torna-se um grande
desafio e gera estudos mais aprofundados de mercado, permite encontrar soluções
viáveis para que todos os pontos de venda sejam abastecidos corretamente e que
possibilitem um novo diferencial na comparação de produtos similares por parte
dos consumidores.
Uma das grandes vantagens em controlar realmente o fluxo de produtos, desde a
matéria-prima até seu pós-venda, é conhecer melhor os consumidores, a logística
traz uma nova visão para os gestores, permitindo compreender o mercado e o
público-alvo.
Os estudos voltados para toda a cadeia de suprimentos (supply chain), agregam
mais valor para os consumidores, bem como o transporte e armazenagem correta,
criando perspectivas mais adequadas a geografia, cultura, comportamento etc.
Um dos pontos que deve levar a especialização e melhoria da logística em todas
as organizações é o conhecimento adquirido pelo consumidor, hoje este consumidor
procura um produto desejado em inúmeras lojas, fazendo com que seu valor (valor
= benefício/custos) seja atraente e esteja realmente presente nos produtos
adquiridos.
Desta forma é vital transformar a própria logística em um valor dentro do
mercado, pois um produto que não está no ponto de vendas não é comparado, e por
conseqüência não é adquirido, mesmo assim há inúmeros fatores que levam o
consumidor a adquirir o produto que está exposto no ponto de venda, como a sua:
- Integridade: um produto com arranhões, amassados, rasgados etc.,
não é bem visto, e deixa de ser adquirido, tornando-se um motivo de
comparação para o cliente e excluindo-o imediatamente da sua lista de
escolhas, os cuidados desde a fabricação até a chegada a residência do
cliente são fundamentais e agregam maior valor na hora da escolha;
- Obsolescência: um produto ultrapassado ficará por um bom tempo
nas prateleiras, pois há inúmeros exemplos em que a tecnologia retira do
mercado produtos de qualidade, mas que hoje são rotulados como antigos;
neste ponto também entra a validade de um produto, especialmente os
alimentos, onde um descuido com seu prazo gera complicações para toda a
organização e o ponto de venda do produto;
- Prazo de entrega: levando-se em conta os itens anteriores,
percebe-se que o consumidor pode aguardar um determinado tempo para ter em
suas mãos o produto, logicamente este prazo deverá ser percebido como
viável, pelo cliente, e estar adequado ao valor do produto, por isso existem
setores onde filas de espera são comuns e compreensíveis pelos consumidores,
como na aquisição de um automóvel.
Envolver toda a organização e fazê-la trabalhar em busca de um objetivo
comum é uma das formas de demonstrar o quanto pode ser feito com o uso
correto da logística, que para alguns, especialmente no Brasil, é
relacionada somente com transporte.
Todas as organizações podem melhorar a sua logística, estudando e adequando
os vários modais ao seu negócio, como:
- Transporte rodoviário: muito utilizado no Brasil e que tem um
custo elevado, devido as condições das rodovias e a sua má conservação;
- Transporte aéreo: utilizado como a solução para uma emergência, é
taxado como excessivamente caro, mas com estudos adequados pode ser muito
mais barato que o rodoviário;
- Transporte marítimo: com uma estrutura portuária pouco eficaz, o
Brasil deixa de lado este modal e limita a ação de grandes empresas;
- Transporte ferroviário: quase inexistente no Brasil, torna-se
inviável utilizá-lo para transportar para países vizinhos devido a distância
entre os trilhos das ferrovias brasileiras, as únicas que estão fora do
padrão mundial, com isso, mesmo dentro do país ainda é muito pouco
utilizado, porque muitas organizações não conseguem planejar;
- Transporte fluvial: levar cargas por meio dos rios e lagos pode
ser de grande valia, mas com a cultura de que o transporte deve ser
terrestre, todos acabam perdendo e muitas organizações nem sabem de sua
existência.
Devido a falta de conhecimento e de estudos, o Brasil acaba perdendo muito
com a incapacidade das organizações em avaliar qual é o melhor modal de
transporte, deixando de ganhar para economizar. Mas as novas gerações de
gestores já apontam um novo estilo, onde o conhecimento é trabalhado e estudos
são realizados para melhorar todo o desempenho das organizações, deixando de
lado as brigas internas, porque eles sabem que o trabalho de um interfere
diretamente no do outro.
Referência:
portalbrasil.net
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