Imagine um atleta profissional, por exemplo: um jogador de futebol, um
maratonista, ginasta ou qualquer outro. Será que estes atletas já nasceram
profissionais? Claro que não!
Imagine também um músico profissional, um guitarrista, um violonista ou um
pianista. Será que já nasceram dando um show de performance em seu instrumento e
se apresentando para grandes platéias? Óbvio que não!
A grande maioria dos músicos ou atletas, começaram a praticar suas atividades
muitas vezes por obra do acaso; por influência de um amigo que tocava em uma
banda de garagem, por ter uma pessoa na família que praticava ou gostava de um
esporte, ou até mesmo por imposição dos pais, estes na ânsia de arrumar uma
atividade sadia que ocupasse o tempo dos filhos.
Acontece que de imediato ou com o passar do tempo, estas pessoas foram se
identificando cada vez mais com o sua atividade, e passaram também a praticar
cada vez mais. O tempo foi passando, e quando menos perceberam já haviam adotado
a música ou o esporte (como em nossos exemplos) como profissão.
Mas ao se classificarem como profissionais, tiveram também que encarar uma
rotina diária de preparação profissional; treinamentos específicos, horas e
horas diárias de repetições, cuidados especiais com postura, alimentação, tempo
de repouso para recuperar energias, etc. Ou seja, a árdua busca pela perfeição,
por uma técnica mais apurada, por um milésimo de segundo a menos no cronômetro,
por uma execução impecável, e pela conquista de novos records.
Agora para você que atua na área de atendimento e vendas, faço as seguintes
perguntas:
- Você se considera um vendedor profissional?
- Tem na função de vender o seu principal ganha-pão?
Se respondeu sim, aí vai o derradeiro questionamento:
- Você esta se preparando como um profissional?
Poderíamos afirmar que aquele que tem sua atividade na área comercial é um
“Atleta das Vendas”, ou seja, não pode ter a mesma rotina de um amador, de uma
pessoa que se aperfeiçoa de vez em quando, que participa de um treinamento de
vez em quando, que pesquisa sobre o seu produto/negócio de vez em quando.
Se você é um profissional de vendas, mas ao invés de praticar com um “Atleta das
Vendas”, tem a rotina de um “Amador das Vendas”, o máximo que conseguirá é
vender seu produto ou serviço de vez em quando!
Pense nisso!