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Negócios / Empreendedorismo - Permaneça em sintonia com o cliente 

Data: 08/12/2008

 
 

Em qualquer área onde você atue, seja comércio, indústria, serviços, etc., é importante permanecer sintonizado com seus clientes.

Vale lembrar que cliente é qualquer pessoa para a qual fornecemos um produto ou serviço, e que existem clientes externos e clientes internos.

Sintonizar é ajustar-se ao comprimento de uma onda transmitida por um emissor, ou ajustar a uma freqüência de ressonância. Sintonizar é harmonizar-se, afinar-se, entrosar-se com aquele que emite um desejo, uma idéia, uma necessidade ou uma informação.

Para estar sempre em sintonia com seus clientes, siga estes conselhos:

  • Pense como o cliente – Empatia é uma das mais fortes virtudes do profissional “antenado”, pois ele sabe que é necessário colocar-se no lugar do cliente, para poder assim descobrir quais são suas reais necessidades.
  • Pense com o cliente – Trabalhe em parceria, desenvolvendo produtos customizados e um atendimento personalizado. Seu cliente irá preferir trabalhar com quem lhe dá atenção e, inteligentemente, colabora com o crescimento e manutenção do seu negócio.
  • Pense antes do cliente – Quando estamos em verdadeira sintonia, conseguimos antecipar necessidades e oferecer soluções que surpreenderão.
  • Pense no cliente – Normalmente temos mais êxito profissional quando pensamos em como ajudar nossos clientes, e não só em cumprir nossa meta, como por exemplo: vender aquele produto da promoção ou desovar nosso estoque.
  • Realize sonhos e desejos do cliente – Não basta só pensar é preciso agir. Quantos profissionais ou empresas deixaram de seguir em frente com seus pensamentos, e depois amargamente tiveram que ver seus concorrentes realizando a mesma idéia?

Por último, lembre-se que a idéia é “permanecer” em sintonia com o cliente. Portanto o nosso grande desafio é fazer a manutenção  deste exercício. Sintonize-se e afine para o sucesso!



 
Referência: portalbrasil.net
Autor: Fabiano Brum
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