Negócios / Empreendedorismo - Permaneça em sintonia com o cliente
Em qualquer área onde você atue, seja comércio, indústria, serviços, etc., é
importante permanecer sintonizado com seus clientes.
Vale lembrar que cliente é qualquer pessoa para a qual fornecemos um produto ou
serviço, e que existem clientes externos e clientes internos.
Sintonizar é ajustar-se ao comprimento de uma onda transmitida por um emissor,
ou ajustar a uma freqüência de ressonância. Sintonizar é harmonizar-se,
afinar-se, entrosar-se com aquele que emite um desejo, uma idéia, uma
necessidade ou uma informação.
Para estar sempre em sintonia com seus clientes, siga estes conselhos:
- Pense como o cliente – Empatia é uma das mais fortes virtudes do
profissional “antenado”, pois ele sabe que é necessário colocar-se no lugar
do cliente, para poder assim descobrir quais são suas reais necessidades.
- Pense com o cliente – Trabalhe em parceria, desenvolvendo
produtos customizados e um atendimento personalizado. Seu cliente irá
preferir trabalhar com quem lhe dá atenção e, inteligentemente, colabora com
o crescimento e manutenção do seu negócio.
- Pense antes do cliente – Quando estamos em verdadeira sintonia,
conseguimos antecipar necessidades e oferecer soluções que surpreenderão.
- Pense no cliente – Normalmente temos mais êxito profissional
quando pensamos em como ajudar nossos clientes, e não só em cumprir nossa
meta, como por exemplo: vender aquele produto da promoção ou desovar nosso
estoque.
- Realize sonhos e desejos do cliente – Não basta só pensar é
preciso agir. Quantos profissionais ou empresas deixaram de seguir em frente
com seus pensamentos, e depois amargamente tiveram que ver seus concorrentes
realizando a mesma idéia?
Por último, lembre-se que a idéia é “permanecer” em sintonia com o cliente.
Portanto o nosso grande desafio é fazer a manutenção deste exercício.
Sintonize-se e afine para o sucesso!
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