Carreira / Emprego - Comunicação é tudo!
Assim como na vida pessoal, na vida profissional a comunicação é fundamental.
É através da comunicação que alcançamos sinergia dentro de uma organização, uma
vez que a comunicação nos permite unir forças, promover a integração e o
inter-relacionamento entre pessoas e departamentos, permitindo que, todos além
de conhecer, atuem de maneira a cooperar e a colaborar, somando forças e
caminhando de forma interagida em prol dos objetivos organizacionais, procurando
alcançar sempre a obtenção da maximização dos resultados, por meio de um
trabalho em equipe.
A organização deve aprender a valorizar cada mensagem recebida, para atuar em
prol da melhoria contínua.
Vivemos em um mundo globalizado, na era da incerteza, mundo recheado de mudanças
constantes, onde a comunicação tem o seu valor, portanto, só poderão fazer o
diferencial no mercado, as empresas que aprenderem a se comunicar, a trabalhar
de forma interligada e inter-relacionada, somando forças, gerando assim, cada
vez mais know-how, e por sua vez, agregação de valor, o que é essencial no
processo de crescimento e expansão dos negócios, uma vez que, contribui e muito
para que a empresa otimize seus resultados e se transforme em um diferencial
competitivo, neste mercado onde a competitividade é demasiadamente acirrada.
Além da valorização das pessoas envolvidas no processo organizacional, as
empresas deverão apostar na comunicação de seus objetivos, onde, o ideal é haver
sempre feedback da comunicação realizada, a fim de construir e manter
relacionamentos harmoniosos, fortificando então, a relação não só dos clientes
internos, mas de todos os stakeholders envolvidos no processo organizacional,
permitindo surgir e manter um elo de ligação entre todos, além de promover e
colaborar para perpetuar um ambiente harmonioso e o compartilhamento de idéias e
valores, onde a idéia de parceria estará presente em tudo que se faça e em
todos.
Na era do conhecimento, a era em que vivemos, é preciso que para o
empreendimento sobreviva no mercado, tenhamos pessoas talentosas, grandes
líderes, uma ótima estrutura organizacional e que apresentem não só produtos e
serviços de qualidade, mas também valores éticos. É também preciso, não só
minimizar custos e maximizar lucros de seus acionistas, mas, ir além, se faz
necessário enxergar todos os stakeholders como sendo parceiros, contribuindo
assim para o desenvolvimento do empreendimento e compartilhamento de seus
resultados.
A organização não se pode jamais esquecer que, para se obter êxito nas ações,
eficiência e eficácia quanto à comunicação, deverá ficar “antenada” quanto ao
meio e também quanto a todos os ruídos que por ventura aparecerem durante todo o
processo.
Fazer com que a comunicação flua de maneira satisfatória dentro de uma
organização é de suma importância, uma vez que esta poderá determinar o sucesso
ou o fracasso das organizações e negócios, influenciando no comportamento dos
consumidores e nas relações de trabalho gerando impacto positivo ou negativo na
vida organizacional, quanto aos valores, à política e a cultura organizacional
existente.
Diante desse cenário, as empresas inteligentes já começam a entender, o
grandioso papel da comunicação dentro de uma organização e já iniciam
transformações como a reformulação de seus conceitos, filosofias e práticas. Já
são conscientes de que devem ficar atentas quanto aos valores e a cultura
organizacional, uma vez que, os empreendimentos, assim como as pessoas, carregam
sua história consigo e serão reconhecidos, analisados, valorizados e avaliados
por esta, portanto, ficar atento quanto ao nosso comportamento e atitudes também
é de suma importância.
Incorporar valores à marca, aos produtos e aos serviços, constitui o grande
desafio da comunicação empresarial. Portanto, pensar em responsabilidade social,
meio ambiente e cidadania corporativa, é imprescindível nos dias atuais e o
importante não é só a contemplação destas idéias, mas a implementação das
mesmas.
É de suma importância que, além de uma empresa trabalhar em prol de um ambiente
transparente, respeitoso e acolhedor, que também tenha uma comunicação rápida,
clara e eficiente, zelando sempre pela sua imagem, imagem esta que deve ser de
fato de um empreendimento sério e confiável.
Criar e implementar uma política de comunicação não constitui uma simples
tarefa, pois, é preciso que haja mudanças no que tange a cultura organizacional
e isto não é fácil.
Temos que lembrar sempre que, as empresas são compostas de seres vivos e estes
vivem de relacionamentos.
O mundo mudou e nas organizações também é preciso que haja mudanças.
Assegurar que a liderança da empresa acredite que os pilares do sucesso
organizacional, passam por transparência e comunicação constitui um avanço.
Referência:
portalbrasil.net
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