O mercado imobiliário registrou um crescimento de 30% no interesse de
edifícios residenciais pela terceirização de mão de obra, fato já comum em
prédios comerciais e que cada vez mais vem ganhando espaço nos grandes centros
urbanos.
Em alguns casos é possível atingir uma economia de até 30% do valor pago pelo
condomínio gerido no próprio prédio. Mas nesse ínterim é preciso estar atento a
diversos detalhes que podem apontar quais gastos podem ser cortados e como
fazê-los.
Como quem não faz parte da administração do prédio pode checar para
ver onde o dinheiro é gasto?
Normalmente a administradora envia junto com o boleto um balanço
impresso, onde estão descritos todos os gastos do prédio naquele mês. Se mesmo
assim o condômino ainda tiver alguma dúvida, ele pode consultar diretamente o
síndico, que tem em seu poder os documentos e notas de todos os gastos.
Como faço para saber se compensa terceirizar o gerenciamento do
prédio onde moro?
É necessário fazer um cálculo de custos e salários, incluindo as
despesas com férias, décimos terceiros, possíveis faltas e todo gasto que possa
envolver os funcionários do prédio. Com o resultado em mãos o síndico deve fazer
uma pesquisa e analisar as vantagens e desvantagens de contratar uma prestadora
de serviços.
É fato que, no geral, a terceirização não compensa para os moradores de prédios
pequenos, sem elevador e com poucos funcionários.
Quais as vantagens que esse sistema de administração oferece?
No caso dos moradores estarem insatisfeitos com um funcionário, por
exemplo, se ele for terceiro, a prestadora de serviços o substituí sem problemas
ou encargos extras. Porém, se esse funcionário fosse contratado do prédio, o
síndico teria de arcar com diversas despesas trabalhistas para substituí-lo. Da
mesma maneira torna-se desnecessário fazer rateios no final do ano para pagar as
férias dos funcionários, coisa que influencia e muito no bolso dos condôminos,
assim como acabam os gastos com contadores especializados, pois a prestadora de
serviços costumam cuidar disso internamente.
Outra grande vantagem é que muitas das prestadoras de serviços fornecem dentro
de seus pacotes o material de limpeza e câmeras de segurança, barateando os
gastos com esse tipo de despesas.
Que cuidados devo tomar no momento de contratar uma prestadora de
serviço?
Checar o CNPJ e o registro na Polícia Federal, que é obrigatório para este tipo
de empresa, mesmo não se tratando de uma portaria armada, são essenciais no
momento da contratação. Conferir a sede e checar a idoneidade do negócio também
é uma segurança a mais, assim como fazer um levantamento de mercado na Justiça
Trabalhista e em outros condomínios que fazem (ou fizeram) uso dos serviços
prestados.
Quais funcionários o prédio devem ser mantidos no processo de
terceirização?
Em alguns casos o zelador ou gerente predial, que costuma morar no prédio, não
deve ser terceirizado, visando uma maior privacidade e segurança aos moradores.
Geralmente é ele que atua como interlocutor entre os condôminos e o sindico,
assim como com os funcionários terceirizados.
Quais atitudes os condôminos devem tomar para auxiliar no corte de
gastos do prédio?
Fazendo sugestões e atuando ao lado do conselho fiscal, que junto com o síndico
deve procurar sempre por meios de reduzir os gastos do prédio. Entre as medidas
adotadas podem estar a instalação de lâmpadas econômicas, promoção de reparos
periódicos em válvulas de descarga e torneiras e implantação de um serviço
eficaz de cobrança.
A empresa contratada não cumpriu sua parte e deixou o prédio com
dívidas. O que devo fazer?
O responsável por isso é o síndico, pois é ele quem responde civil e
criminalmente pelo condomínio. Portanto ele precisa fazer uma pesquisa sobre a
empresa a ser contratada, levando posteriormente a uma assembléia os prós e
contras de iniciar um processo de terceirização.