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Imóveis - Economize no condomínio 

Data: 08/12/2008

 
 

O mercado imobiliário registrou um crescimento de 30% no interesse de edifícios residenciais pela terceirização de mão de obra, fato já comum em prédios comerciais e que cada vez mais vem ganhando espaço nos grandes centros urbanos.

Em alguns casos é possível atingir uma economia de até 30% do valor pago pelo condomínio gerido no próprio prédio. Mas nesse ínterim é preciso estar atento a diversos detalhes que podem apontar quais gastos podem ser cortados e como fazê-los.

Como quem não faz parte da administração do prédio pode checar para ver onde o dinheiro é gasto?
Normalmente a administradora envia junto com o boleto um balanço impresso, onde estão descritos todos os gastos do prédio naquele mês. Se mesmo assim o condômino ainda tiver alguma dúvida, ele pode consultar diretamente o síndico, que tem em seu poder os documentos e notas de todos os gastos. 

Como faço para saber se compensa terceirizar o gerenciamento do prédio onde moro?
É necessário fazer um cálculo de custos e salários, incluindo as despesas com férias, décimos terceiros, possíveis faltas e todo gasto que possa envolver os funcionários do prédio. Com o resultado em mãos o síndico deve fazer uma pesquisa e analisar as vantagens e desvantagens de contratar uma prestadora de serviços.
É fato que, no geral, a terceirização não compensa para os moradores de prédios pequenos, sem elevador e com poucos funcionários.

Quais as vantagens que esse sistema de administração oferece?
No caso dos moradores estarem insatisfeitos com um funcionário, por exemplo, se ele for terceiro, a prestadora de serviços o substituí sem problemas ou encargos extras. Porém, se esse funcionário fosse contratado do prédio, o síndico teria de arcar com diversas despesas trabalhistas para substituí-lo. Da mesma maneira torna-se desnecessário fazer rateios no final do ano para pagar as férias dos funcionários, coisa que influencia e muito no bolso dos condôminos, assim como acabam os gastos com contadores especializados, pois a prestadora de serviços costumam cuidar disso internamente.
Outra grande vantagem é que muitas das prestadoras de serviços fornecem dentro de seus pacotes o material de limpeza e câmeras de segurança, barateando os gastos com esse tipo de despesas.

Que cuidados devo tomar no momento de contratar uma prestadora de serviço?
Checar o CNPJ e o registro na Polícia Federal, que é obrigatório para este tipo de empresa, mesmo não se tratando de uma portaria armada, são essenciais no momento da contratação. Conferir a sede e checar a idoneidade do negócio também é uma segurança a mais, assim como fazer um levantamento de mercado na Justiça Trabalhista e em outros condomínios que fazem (ou fizeram) uso dos serviços prestados.

Quais funcionários o prédio devem ser mantidos no processo de terceirização?
Em alguns casos o zelador ou gerente predial, que costuma morar no prédio, não deve ser terceirizado, visando uma maior privacidade e segurança aos moradores. Geralmente é ele que atua como interlocutor entre os condôminos e o sindico, assim como com os funcionários terceirizados. 

Quais atitudes os condôminos devem tomar para auxiliar no corte de gastos do prédio?
Fazendo sugestões e atuando ao lado do conselho fiscal, que junto com o síndico deve procurar sempre por meios de reduzir os gastos do prédio. Entre as medidas adotadas podem estar a instalação de lâmpadas econômicas, promoção de reparos periódicos em válvulas de descarga e torneiras e implantação de um serviço eficaz de cobrança.

A empresa contratada não cumpriu sua parte e deixou o prédio com dívidas. O que devo fazer?
O responsável por isso é o síndico, pois é ele quem responde civil e criminalmente pelo condomínio. Portanto ele precisa fazer uma pesquisa sobre a empresa a ser contratada, levando posteriormente a uma assembléia os prós e contras de iniciar um processo de terceirização. 



 
Referência: poupaclique.com.br
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