Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Um Empreendimento Inteligente: Business Intelligence (BI) 

Data: 03/01/2008

 
 

Business Intelligence (BI) é o conjunto de tecnologias, processos e práticas que agrupam, integram, analisam e apresentam dados e informações de negócios. Em outras palavras, é o uso dos dados da empresa para tomar melhores decisões.

O conceito de BI está muito bem consolidado entre empresas médias e grandes. Para competirem , é práticamente obrigatório que tenham sistemas (normalmente caros) que traduzam o grande volume de dados em informações úteis.

A boa notícia para os empreendedores é que esta prática ainda não é amplamente adotada entre pequenas empresas. Portanto, sua aplicação cria um diferencial competitivo importante. Melhor ainda, se seu negócio é pequeno não precisará de grandes investimentos para tornar sua empresa mais inteligente.

Não estou falando aqui de ter o estado da arte em Business Intelligence. Estou falando de criar uma cultura de inteligência em sua empresa desde seu início. Você e sua equipe devem estar sempre preocupados em tomar decisões com as melhores informações possíveis. Fazer isto desde as fases iniciais do empreendimento facilitará a vida do líder e preparará a empresa para o crescimento sustentável.

Seguem algumas dicas para começar este processo em sua empresa:

1) Envolva a equipe. Este é o primeiro passo. Todos devem entender o trabalho que será desenvolvido e os objetivos, para que fique claro como isto pode contribuir com suas atividades e com o futuro da empresa. A atitude colaborativa e a motivação são fundamentais para o sucesso de qualquer iniciativa de inteligência nos negócios.

2) Defina indicadores. Quais informações são importantes para a estratégia de seu negócio? O importante não é a quantidade, e sim a qualidade. Os indicadores bem definidos são aqueles que realmente auxiliam na tomada de decisão dentro da empresa.

3) Defina as fontes de dados. Seus produtos, clientes e concorrentes deixam rastros por todos lados, em grande quantidade. Você e sua equipe devem determinar quais dados devem ser coletados para que gerem as informações e indicadores importantes.

4) Controle e organize. Conhecendo os dados necessários e as informações que serão produzidas, deve-se criar um sistema que garanta seu fluxo correto. Grandes empresas precisam de sistemas milionários… pequenas empresas muitas vezes conseguem realizar isto com boas planilhas em Excel. Como disse anteriormente, não se preocupe com sistemas de última geração (que provavelmente serão inviáveis para seu negócio). Busque uma solução simples e prática que comece a transformação de seu negócio.



 
Referência: Empreenda JA
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :