Business Intelligence (BI) é o conjunto de tecnologias, processos e práticas
que agrupam, integram, analisam e apresentam dados e informações de negócios. Em
outras palavras, é o uso dos dados da empresa para tomar melhores decisões.
O conceito de BI está muito bem consolidado entre empresas médias e grandes.
Para competirem , é práticamente obrigatório que tenham sistemas (normalmente
caros) que traduzam o grande volume de dados em informações úteis.
A boa notícia para os empreendedores é que esta prática ainda não é
amplamente adotada entre pequenas empresas. Portanto, sua aplicação cria um
diferencial competitivo importante. Melhor ainda, se seu negócio é pequeno não
precisará de grandes investimentos para tornar sua empresa mais inteligente.
Não estou falando aqui de ter o estado da arte em Business Intelligence.
Estou falando de criar uma cultura de inteligência em sua empresa desde seu
início. Você e sua equipe devem estar sempre preocupados em tomar decisões com
as melhores informações possíveis. Fazer isto desde as fases iniciais do
empreendimento facilitará a vida do líder e preparará a empresa para o
crescimento sustentável.
Seguem algumas dicas para começar este processo em sua empresa:
1) Envolva a equipe. Este é o primeiro passo. Todos devem
entender o trabalho que será desenvolvido e os objetivos, para que fique claro
como isto pode contribuir com suas atividades e com o futuro da empresa. A
atitude colaborativa e a motivação são fundamentais para o sucesso de qualquer
iniciativa de inteligência nos negócios.
2) Defina indicadores. Quais informações são importantes
para a estratégia de seu negócio? O importante não é a quantidade, e sim a
qualidade. Os indicadores bem definidos são aqueles que realmente auxiliam na
tomada de decisão dentro da empresa.
3) Defina as fontes de dados. Seus produtos, clientes e
concorrentes deixam rastros por todos lados, em grande quantidade. Você e sua
equipe devem determinar quais dados devem ser coletados para que gerem as
informações e indicadores importantes.
4) Controle e organize. Conhecendo os dados necessários e as
informações que serão produzidas, deve-se criar um sistema que garanta seu fluxo
correto. Grandes empresas precisam de sistemas milionários… pequenas empresas
muitas vezes conseguem realizar isto com boas planilhas em Excel. Como disse
anteriormente, não se preocupe com sistemas de última geração (que provavelmente
serão inviáveis para seu negócio). Busque uma solução simples e prática que
comece a transformação de seu negócio.