Vendas - Conquistar é continuar a vender
Atuar com vendas é algo motivador, delicado e que proporciona o
desenvolvimento constante de novas estratégias de abordagem, negociação e
fidelização. Exige que o profissional conheça cada vez mais seus clientes e
produtos e possa agregar valor durante a negociação, na venda, pós-venda e em
todas as demais áreas correlacionadas ao processo.
Em um mercado repleto de opções deve-se tentar estreitar o relacionamento com o
cliente para que se consiga obter uma preferência inicial, uma lembrança, pois
torná-lo fiel é quase impossível, mas para vir a ser a referência ou a
preferência de compra basta empenho, dedicação, interesse, pró-atividade,
qualidade dos produtos e serviços, atenção especial, bem como mensurar
constantemente qual a percepção de satisfação existente.
Algumas empresas confundem fidelizar com “aprisionar”. Oferecem condições
supostamente interessantes aos clientes, desde que mantenham exclusividade por
um período determinado (12, 18, 24 meses). Obrigar não é fidelizar. Fidelizar é
oferecer condições aos clientes de forma que sintam satisfação, desejo e
interesse em utilizar determinados produtos ou serviços. Obrigar os clientes a
utilizarem os produtos ou serviços que não atendam às suas necessidades e
expectativas, é como praticar um crime de cárcere privado. Ou seja, manter os
clientes sem a opção de adquirir produtos e serviços que atendam suas
necessidades e possuam a qualidade necessária para que realizem suas atividades
profissionais ou pessoais. Nesse caso, ficam privados de livre escolha, e além
de estarem sendo prejudicados de alguma forma, ainda são obrigados a pagar
multas pela falta de capacidade das empresas que oferecem tais produtos e
serviços.
Cliente insatisfeito, obrigado a utilizar qualquer produto jamais oferecerá feed
backs positivos ao mercado. E é de fato comprovado que a “propaganda” realizada
através de “depoimentos” proporciona resultados (positivos ou negativos) com
maior amplitude. Na maioria das vezes é muito mais viável a empresa rever seus
conceitos e abrir algumas exceções para solucionar pequenas falhas, que
deixá-las se tornarem grandes problemas. É como um incêndio que pode começar com
uma simples faísca.
Como sua empresa tem atuado no mercado? Estreitando o relacionamento ou
aprisionando seus clientes?
Referência:
artigonal.com
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