Vendas - Ouça primeiro e venda muito depois
Em meu artigo anterior, Seja um grande amigo de seu cliente, falei bastante
da importância do ato de observar, a necessidade de se analisar o cliente
enquanto ele expõe suas necessidades e anseios. Pois bem, durante estes
momentos, devemos estar atentos a todos o pontos e fatos que nos propiciem
atingir em cheio a necessidade daquele cliente, de maneira que nosso produto ou
serviço se encaixe dentro das expectativas dele, e isso não é tarefa fácil, pois
tendemos a formular perguntas e pensar em outras coisas enquanto alguém está
falando conosco, por isso, é imprescindível que você desenvolva sua capacidade
analítica sem interpelar seu cliente, inclusive mentalmente, deixe que ele
explane todas as questões que achar pertinente, e observe quais pontos lhe
auxiliarão no atendimento das necessidades dele.
Dentro de um contexto diário de vendas, estamos sempre assolados de atribuições
e cobranças, muitas delas nos tiram do foco principal que é vender! Esta batalha
diária, tem que ser vencida com estratégia, determinação e bom senso, além de um
olhar analítico e objetivo sobre o cliente, pois não existe um cliente igual ao
outro, e se você já ouviu a máxima “todos os clientes são iguais!” pode ter
certeza de que este é o maior erro que alguém pode cometer, pois para que isso
fosse verdade, todos sem exceção, teriam que estar buscando um produto ou
serviço sempre pelos mesmos motivos, e sabemos que isso não é e nunca vai ser
verdade! Deixe seu cliente falar, e ele lhe mostrará direta ou indiretamente,
como você poderá atender a necessidade dele, quebrando assim o primeiro muro de
objeções entre vendedores e compradores.
Presenciei uma situação interessante em que a cliente começava a falar da mãe, e
de seu nervosismo, que a mãe estava sempre reclamando da falta de espaço para
secar as roupas no apartamento, pois a área de serviço era pequena, e a mãe
sempre estava com os nervos à flor da pele, enfim um desabafo enorme, e
certamente aliviador para aquela cliente que havia entrado esbaforida em busca
de um secador de roupas mais espaçoso, que coubesse uma quantidade maior de
roupas e pudesse ficar em qualquer lugar da casa. Me surpreendi quando percebi a
calma daquele vendedor, que ouvia a jovem senhora, com paciência e um grande
sorriso no rosto, e ao final da nervosa explanação da cliente, ofereceu-lhe um
copo d’água. De longe eu percebia que o vendedor ao trazer a água, fazia uma
pergunta objetiva e certeira, “sua mãe deve realmente estar muito nervosa, ele
sente dores nas mãos?”, a cliente sem entender bem a pergunta respondeu surpresa
“Sim, ela sente sim, como você sabe?”, o vendedor disse sorrindo tocando leve e
respeitosamente o ombro da cliente “minha mãe também reclamava muito de dores
nas mãos, e o apartamento dela é minúsculo, como ela não tinha máquina de lavar,
tinha que lavar tudo na mão, e sem ter como torcer as roupas o suficiente para
secarem mais rápido, sempre era aquele transtorno na hora de colocar tudo no
varal, sem contar o cheiro que ficavam nas roupas, parecia até que não tinham
sido lavadas!”, naquele momento o vendedor atento, fez seu gol de ouro, acertou
em cheio, mal o vendedor tinha acabado sua explanação sobre o problema idêntico
de sua mãe, e já se podia ver a cliente olhando na direção das máquinas de lavar
no interior da loja. De maneira cordial, o vendedor oferece mais um copo d’água
e pergunta para sua cliente “vamos ver os secadores, eu tenho um perfeito para
sua mãe”, a cliente com um sorriso meio sem graça diz ao vendedor “acho que não
vou levar mais o secador, quantos quilos de roupa cabem naquela máquina que está
em promoção?”, naquele exato momento, tive a certeza de que o vendedor havia
concretizado uma venda brilhante.
Este exemplo que presenciei, é a confirmação de que nós vendedores temos que ser
mais sensíveis, mais predispostos a ouvir e a analisar as reais necessidades de
nossos clientes. O nosso amigo vendedor do caso acima, sabia exatamente o que
estava fazendo durante todo o tempo, mas de maneira sutil, ele soube mostrar
para sua cliente, que a causa principal do problema de sua mãe era a falta de
uma máquina de lavar roupas, criando na cliente uma necessidade imediata, e até
um certo nível de culpa por ela não ter se dado conta que as mãos de sua mãe
doíam em motivo da falta da máquina de lavar.
Exercitar o hábito de ouvir, cria aos poucos em nós a capacidade de ser sensível
às reais necessidades de um cliente, aprenda a ouvir, e reflita quantas vendas
você já perdeu por estar preocupado apenas com sua comissão e o cumprimento de
metas no final do mês.
Referência:
artigonal.com
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