A contratação de profissionais terceirizados é um procedimento que vem sendo
adotado significamente em várias empresas do mundo. Isso denota que a estratégia
- utilizada principalmente para reduzir custos - traz outras vantagens às
companhias como, por exemplo, o crescimento no faturamento ou melhoria na
prestação de serviços.
Dessa forma, pode-se notar que, como qualquer outro funcionário, os
colaboradores terceirizados também cooperam para o desenvolvimento da empresa.
Entretanto, por não terem vínculo empregatício, alguns deles são tratados de
forma discriminatória por gestores ou colegas de trabalho, o que faz com que
esses profissionais não se sintam parte da corporação. Opostas a essa realidade,
algumas companhias investem e capacitam seus funcionários prestadores de
serviço, tratando-os verdadeiramente como membro da organização.
Uma empresa que valoriza o trabalho do profissional terceirizado é a gaúcha
LT Distribuidora Atacadista. Há seis anos operando no mercado por atacado, a
organização está posicionada entre as 35 maiores empresas atacadistas do país
pelo ranking ABAD/Nielsen 2008. A companhia possui um mix de produtos de marcas
próprias já consagradas, de diversas categorias, e as distribui exclusivamente a
mais de 20 mil pontos-de-venda nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa
Catarina. Sua sede comporta, em 12 mil metros quadrados, toda a infra-estrutura
operacional e administrativa. A LT opera com uma equipe de vendas composta por
mais de 200 profissionais e atende ainda através de representantes comerciais,
televendas e Internet. No total, a empresa conta com 500 profissionais, entre
funcionários próprios e terceirizados - da área comercial, de transportes,
limpeza, vigilância e refeitório.
Atentar para esse segmento de profissionais, a empresa promove maior
integração, comprometimento e fidelização desses colaboradores com a empresa,
fazendo com que eles se sintam parte do corpo funcional. Para isso, o
departamento de Recursos Humanos promove mensalmente atividades especiais como
palestras motivacionais, além de apresentações sobre o cenário econômico atual e
o seu reflexo no segmento organizacional. De acordo com Renato Rufino - gerente
de RH da LT Distribuidora -, também são realizados encontros com abordagem
humorística, no qual a equipe absorve, de forma descontraída e leve, novas
técnicas de relacionamento. Um fato que pode ser observado é o caso dos
representantes comerciais, que participam de reuniões com fornecedores para
divulgação das campanhas de lançamento de novos produtos.
Além das atividades voltadas ao desenvolvimento técnico e intelectual, sempre
no encerramento dos encontros há um almoço especial, assim como sorteio de
brindes, prêmios e realização de shows musicais. “Estas ações proporcionam maior
integração entre o grupo e auxiliam na criação de novas ferramentas para
utilização no dia-a-dia da profissão”, destaca Rufino, ao acrescentar que para
os responsáveis pela logística - que fazem as entregas aos clientes da LT – são
oferecidos treinamentos referentes aos procedimentos e à qualidade de
atendimento ao cliente, além de reunião mensal para divulgação de informações.
As ações motivacionais – Postas em prática desde a implantação da nova
sede em Gravataí, em novembro de 2004, as ações surgiram a partir da busca pelo
diferencial na qualificação e uma maior interação do grupo e, buscando,
conseqüentemente, a troca de idéias e conhecimentos. Segundo o gerente de RH, a
realização dessas ações é importante para a motivação e a conscientização de que
o trabalho realizado com qualidade resulta em benefícios para todos os
envolvidos.
Hoje, a organização dispõe de dois auditórios amplos, salas de treinamento e
um salão de festas totalmente equipado para a realização das atividades. Segundo
Rufino, todas as atrações desenvolvidas são propostas pela direção da empresa em
conjunto com a área de RH, que administra e acompanha todas as etapas do
processo de desenvolvimento dos eventos.
Vale ressaltar que os terceirizados recebem treinamentos mensais, por meio de
reuniões gerais que envolvem toda a área comercial. Estas reuniões são
realizadas no auditório comercial da empresa e normalmente acontecem no segundo
sábado de cada mês, com duração aproximada de seis horas. Alguns fornecedores,
entre eles os das Marcas Próprias, vão a empresa com a finalidade de distribuir
materiais promocionais e divulgar novos produtos e campanhas.
Os colaboradores ainda contam a participação palestrantes que geralmente
trazem algum tema motivacional. Rufino explica que uma das vantagens da mudança
de ambiente que a atividade humorística permite, é a descontração e o
relaxamento dos participantes. “Eles têm a possibilidade de fugir um pouco da
rotina do dia-a-dia e ficam mais abertos para receber novas informações”,
afirma.
Após a reunião, os integrantes participam de um almoço de confraternização no
salão de festas da empresa. O gerente de RH completa que no final do ano sempre
é realizada uma confraternização de Natal, em que os terceirizados que obtiveram
maior destaque são contemplados com prêmios de alta qualidade. Segundo ele,
aproximadamente 260 profissionais participam de cada sessão. A partir de um
calendário de reuniões que é divulgado no início do ano, os colaboradores são
avisados através do site da empresa, e-mail, murais etc., para que todos possam
se programar para o comparecimento aos eventos.
Resultados – A receptividade da realização das ações motivacionais,
segundo Rufino, foi excelente. “Os colaboradores sentem-se valorizados e gostam
de estar diante da possibilidade de ampliação de conhecimentos e trocas de
idéias”, destaca, ao acrescentar que é possível medir o grau de satisfação
desses colaboradores através dos resultados obtidos e por meio de feedback
direto.
Ele informa que especificamente na área de Vendas, uma equipe motivada
alavanca as negociações e conseqüentemente aumenta o faturamento da empresa.
Quanto aos benefícios para os colaboradores, empresa e terceirizados, o gerente
de RH ressalta a possibilidade de desenvolvimento e de conhecerem as atividades
peculiares de cada setor. “Além disso, a troca de experiências e o envolvimento
com as equipes motiva e desperta uma maior interação no grupo”, completa.
Benefício adquirido – Com o intuito de aumentar a qualidade de vida
dos colaboradores, a LT Distribuidora disponibilizou aos representantes
comerciais e seus dependentes, cônjuges e filhos, planos de saúde completos. A
iniciativa de estender o benefício a esses profissionais e suas famílias é
inédito no Rio Grande do Sul. O investimento no bem-estar oferece uma cobertura
global: além do direito à realização de exames simples e complementares, ainda
dá direito à internação e atendimento ambulatorial, sem carência e limites para
consultas.