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Motivação - Quer motivar os terceirizados?  

Data: 27/11/2008

 
 
A contratação de profissionais terceirizados é um procedimento que vem sendo adotado significamente em várias empresas do mundo. Isso denota que a estratégia - utilizada principalmente para reduzir custos - traz outras vantagens às companhias como, por exemplo, o crescimento no faturamento ou melhoria na prestação de serviços.

Dessa forma, pode-se notar que, como qualquer outro funcionário, os colaboradores terceirizados também cooperam para o desenvolvimento da empresa. Entretanto, por não terem vínculo empregatício, alguns deles são tratados de forma discriminatória por gestores ou colegas de trabalho, o que faz com que esses profissionais não se sintam parte da corporação. Opostas a essa realidade, algumas companhias investem e capacitam seus funcionários prestadores de serviço, tratando-os verdadeiramente como membro da organização.

Uma empresa que valoriza o trabalho do profissional terceirizado é a gaúcha LT Distribuidora Atacadista. Há seis anos operando no mercado por atacado, a organização está posicionada entre as 35 maiores empresas atacadistas do país pelo ranking ABAD/Nielsen 2008. A companhia possui um mix de produtos de marcas próprias já consagradas, de diversas categorias, e as distribui exclusivamente a mais de 20 mil pontos-de-venda nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Sua sede comporta, em 12 mil metros quadrados, toda a infra-estrutura operacional e administrativa. A LT opera com uma equipe de vendas composta por mais de 200 profissionais e atende ainda através de representantes comerciais, televendas e Internet. No total, a empresa conta com 500 profissionais, entre funcionários próprios e terceirizados - da área comercial, de transportes, limpeza, vigilância e refeitório.

Atentar para esse segmento de profissionais, a empresa promove maior integração, comprometimento e fidelização desses colaboradores com a empresa, fazendo com que eles se sintam parte do corpo funcional. Para isso, o departamento de Recursos Humanos promove mensalmente atividades especiais como palestras motivacionais, além de apresentações sobre o cenário econômico atual e o seu reflexo no segmento organizacional. De acordo com Renato Rufino - gerente de RH da LT Distribuidora -, também são realizados encontros com abordagem humorística, no qual a equipe absorve, de forma descontraída e leve, novas técnicas de relacionamento. Um fato que pode ser observado é o caso dos representantes comerciais, que participam de reuniões com fornecedores para divulgação das campanhas de lançamento de novos produtos.

Além das atividades voltadas ao desenvolvimento técnico e intelectual, sempre no encerramento dos encontros há um almoço especial, assim como sorteio de brindes, prêmios e realização de shows musicais. “Estas ações proporcionam maior integração entre o grupo e auxiliam na criação de novas ferramentas para utilização no dia-a-dia da profissão”, destaca Rufino, ao acrescentar que para os responsáveis pela logística - que fazem as entregas aos clientes da LT – são oferecidos treinamentos referentes aos procedimentos e à qualidade de atendimento ao cliente, além de reunião mensal para divulgação de informações.

As ações motivacionais – Postas em prática desde a implantação da nova sede em Gravataí, em novembro de 2004, as ações surgiram a partir da busca pelo diferencial na qualificação e uma maior interação do grupo e, buscando, conseqüentemente, a troca de idéias e conhecimentos. Segundo o gerente de RH, a realização dessas ações é importante para a motivação e a conscientização de que o trabalho realizado com qualidade resulta em benefícios para todos os envolvidos.

Hoje, a organização dispõe de dois auditórios amplos, salas de treinamento e um salão de festas totalmente equipado para a realização das atividades. Segundo Rufino, todas as atrações desenvolvidas são propostas pela direção da empresa em conjunto com a área de RH, que administra e acompanha todas as etapas do processo de desenvolvimento dos eventos.

Vale ressaltar que os terceirizados recebem treinamentos mensais, por meio de reuniões gerais que envolvem toda a área comercial. Estas reuniões são realizadas no auditório comercial da empresa e normalmente acontecem no segundo sábado de cada mês, com duração aproximada de seis horas. Alguns fornecedores, entre eles os das Marcas Próprias, vão a empresa com a finalidade de distribuir materiais promocionais e divulgar novos produtos e campanhas.

Os colaboradores ainda contam a participação palestrantes que geralmente trazem algum tema motivacional. Rufino explica que uma das vantagens da mudança de ambiente que a atividade humorística permite, é a descontração e o relaxamento dos participantes. “Eles têm a possibilidade de fugir um pouco da rotina do dia-a-dia e ficam mais abertos para receber novas informações”, afirma.

Após a reunião, os integrantes participam de um almoço de confraternização no salão de festas da empresa. O gerente de RH completa que no final do ano sempre é realizada uma confraternização de Natal, em que os terceirizados que obtiveram maior destaque são contemplados com prêmios de alta qualidade. Segundo ele, aproximadamente 260 profissionais participam de cada sessão. A partir de um calendário de reuniões que é divulgado no início do ano, os colaboradores são avisados através do site da empresa, e-mail, murais etc., para que todos possam se programar para o comparecimento aos eventos.

Resultados – A receptividade da realização das ações motivacionais, segundo Rufino, foi excelente. “Os colaboradores sentem-se valorizados e gostam de estar diante da possibilidade de ampliação de conhecimentos e trocas de idéias”, destaca, ao acrescentar que é possível medir o grau de satisfação desses colaboradores através dos resultados obtidos e por meio de feedback direto.

Ele informa que especificamente na área de Vendas, uma equipe motivada alavanca as negociações e conseqüentemente aumenta o faturamento da empresa. Quanto aos benefícios para os colaboradores, empresa e terceirizados, o gerente de RH ressalta a possibilidade de desenvolvimento e de conhecerem as atividades peculiares de cada setor. “Além disso, a troca de experiências e o envolvimento com as equipes motiva e desperta uma maior interação no grupo”, completa.

Benefício adquirido – Com o intuito de aumentar a qualidade de vida dos colaboradores, a LT Distribuidora disponibilizou aos representantes comerciais e seus dependentes, cônjuges e filhos, planos de saúde completos. A iniciativa de estender o benefício a esses profissionais e suas famílias é inédito no Rio Grande do Sul. O investimento no bem-estar oferece uma cobertura global: além do direito à realização de exames simples e complementares, ainda dá direito à internação e atendimento ambulatorial, sem carência e limites para consultas.



 
Referência: rh.com.br
Autor: Élida Bezerra
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