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Carreira / Emprego - A comunicação é a maior arma da humanidade, concorda? E como vai a sua?  

Data: 25/11/2008

 
 
Você se acha carismático? Quando começa a falar, percebe que as pessoas lhe dão grande atenção e interesse? Ou, pelo contrário, sente vergonha de falar em público? Pois saiba que quase metade das pessoas pesquisadas, com estas simples perguntas, responderam que fazem de tudo para não falar. Uma parte até se expõe, mas sentindo desconforto; e poucos, menos de dois por cento, sentem-se realmente confortável durante uma exposição de idéias para uma platéia.

Certamente é esta situação que nos leva a participar de treinamentos em técnicas de apresentações, mas é importante saber que cada treinador oferece orientações bem diferentes, às vezes causando frustrações evitáveis, se consideramos um ponto de partida bem reconhecido: Que os melhores comunicadores são pessoas que trabalham ou trabalharam em áreas comerciais. Isto porque verbalizar bem é inerente ao trabalho delas.

São selecionadas pela sua inteligência verbal e o treinamento que recebem leva em conta o que dizer, como dizer, como convencer, além de como ser sintético, objetivo e claro. Portanto, usar uma abordagem de venda de idéias é que faz um ótimo resultado em comunicação, lembrando que existe até uma faculdade de comunicação onde se formam os publicitários, e eles é que são os maiores vendedores!

Veja então como funciona:
Deve-se saber que a atenção é a coisa mais desejada do planeta. Sem ela, claro que não se comunica nada, mas acontece que é disputadíssima e muito difícil de se obter. Nosso cérebro é desenvolvido para aceitar todos os estímulos, inclusive os internos, dele mesmo, dispersando-se em pensamentos paralelos a cada período de aproximadamente dez segundos. Pior, praticamente tudo rouba a nossa atenção e, sendo assim, claro que precisamos mesmo usar de velocidade e objetividade.

Estar previamente preparado, como fazem os vendedores, sempre funciona melhor, porém lembre-se de desmembrar o assunto até descobrir como desenvolver a melhor síntese, misturando a informação com motivação e convencimento. Comunicação verbal implica em controlar a mente dos outros, mas não é hipnose, é apenas a técnica de colocar “âncoras” no seu texto para manter aceso o interesse. É isso que faz o sucesso dos pastores (veja como crescem), políticos carismáticos e apresentadores de programas de TV. Tudo se resume a técnicas fáceis de se aprender e de energia para praticar a “cara de pau”.

Agora vem o Como se fala. Algumas pessoas se tornam monótonas, ainda que sejam inteligentes e capazes, apenas porque mantém um mesmo padrão de voz, coisa que dá sono e dispersa ainda mais a atenção. Neste caso, observe e imite os atores de filmes e da TV, trabalhando as modulações, para que as palavras carreguem também os sentimentos e as emoções. Dá mais trabalho e cansa mais, realmente, mas estamos tratando de coisas que poucos conseguem fazer bem até treinarem corretamente. Agora vem o Comportamento, que implica naturalidade do gesto e, sobretudo, na autoconfiança demonstrada, no sorriso e na expressão corporal correspondente ao que se fala.

Estas coisas básicas, além de outras bem interessantes sobre como as pessoas gostam de receber comunicação, precisam ser ensinadas e praticadas nos treinamentos, tanto apoiando cada treinando na construção de conteúdos, quanto trabalhando fortemente sobre a forma e comportamento que demonstram, avaliando então com técnica de especialista que sabe fazer muito bem o que ensina. Quem tem segurança de seus conteúdos e bom ensaio, ganha uma confiança extraordinária.

O reverso da medalha são palestrantes bisonhos e, pior, líderes que, do modo mais presunçoso, com platéias cativas, “alugam os ouvidos” dos colaboradores para discursos vazios e inúteis, levando à imensa desmotivação. Existe até uma expressão popularizada para pessoas assim, que “adoram falar para si mesmas” diante de platéias totalmente desinteressadas.

Observação: querendo evitar “ruídos” na nossa comunicação, esclareço que Loja é meu sobrenome de família. Realmente.



 
Referência: rh.com.br
Autor: Nei Loja
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :