Carreira / Emprego - As 7 habilidades do líder
Amanhece. Em um zoológico, os animais começam a acordar. Entre eles, um imenso
tigre albino abre os olhos, espreguiça-se e começa a filosofar sobre liderança,
administração e o que torna uma empresa eficiente. É assim que começa o livro
Os passos do tigre, da editora Record, escrito por Lance H. K. Secretan,
consultor e especialista em liderança. Como muitos autores, Alexandre, ele optou
por escrever uma fábula, tornando a leitura mais divertida e ensinando ao mesmo
tempo.Entre as coisas que Moose, o tigre, nos ensina estão as sete
habilidades do treinador de animais. O que, transportando do mundo do zoológico
à realidade, equivale a chamar de sete habilidades do líder:
- Faça críticas construtivas e nunca julgue as novas ideias dos outros. Ao
contrário, desenvolva-as.
- Preste atenção às queixas e reclamações. Elas são o verdadeiro
termômetro de sua organização. Você nunca terá uma equipe sem nenhum
problema, isso é certo. Entretanto, o excesso delas significa que algo vai
muito errado em sua empresa.
- Mantenha todos informados sobre as atividades da instituição e respeite
o direito à necessidade de cada um saber o que acontece. Você não pode pedir
que as pessoas façam algo, atinjam um certo ponto se não informar, primeiro,
onde estão. Não deixe de fornecer o ponto de partida.
- Aprenda a ser mais respeitado que querido. Um líder sempre corre dois
riscos na sua equipe: ou ele se torna temido, impondo seus desejos de cima
para baixo, ou cai no outro extremo, transformando-se em uma pessoa
“querida”, que tenta ajudar a todos e agradar acima de tudo. Ambas as ações
levam à ineficiência. O líder tem de ser respeitado. Deve se esforçar para
ser justo e coerente, entender a equipe, o mercado e a empresa. O respeito
não é imposto, como o temor, nem é conseguido através de chantagem
emocional, como no caso de desejar ser querido. Respeito é construído a cada
dia através mais de ações que de palavras.
- Peça ajuda e conselhos a seus colaboradores. Valorize as verdades e a
iniciativa de cada um.
- Desenvolva o senso de responsabilidade em seus funcionários e espere o
mesmo de seus companheiros.
- Dê mais ênfase à competência, ao fazer certo, que às regras. O mercado e
seu cliente não querem saber se você tem de preencher um formulário para
tomar uma ação ou angariar 12 assinaturas em toda a empresa. Um líder não é
pago para ser um burocrata, e sim para agir. Envolva e inspire sua equipe.
Assim, o tigre e seus tratadores transformam o zoológico em um lugar melhor
para se trabalhar e viver e, mais que isso, fazem com que os visitantes
(clientes) se sintam bem ali dentro e queiram voltar outro dia. E os animais,
segundo o livro de Secretan, sabem que no dia seguinte devem ser melhores para
surpreender os visitantes ainda mais. As práticas do líder devem estar em
constante aplicação. Elas não são um projeto, um plano que se faz e abandona. Ao
contrário, Alexandre, as práticas devem ser parte de seu dia-a-dia.
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