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Motivação - Invista em remuneração 

Data: 25/11/2008

 
 

Você acredita que vendedores bem remunerados são motivados? Não necessariamente. Mas não há como negar que existe uma relação direta entre motivação e remuneração. Afinal, um profissional de vendas satisfeito com o que ganha ou com a possibilidade de sempre melhorar começa a ter motivo para agir. Portanto, não encare a remuneração de seus vendedores como uma fonte de encargos elevada, e sim como um investimento que poderá ser muito rentável.

Três formas de remuneração são aplicadas no mercado de vendas: fixa, variável e mista. Não existe um segredo ou fórmula que mostre qual será a melhor para você, sua equipe e sua empresa. Isso porque a utilização de uma forma ou outra – e até mesmo a combinação delas – deve ser estabelecida com base no tipo de negócio, produto ou serviço vendido e mercado. O importante é que o modelo definido venha a estimular e reter o profissional, que alcance os resultados projetados e ao mesmo tempo não sacrifique a rentabilidade da organização.

Para que você possa estudar qual é a forma de remuneração mais indicada ao seu negócio, preste atenção nas diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma delas:

Remuneração fixa – Nessa forma o valor é acertado antecipadamente e independe do resultado obtido pelo vendedor. A principal vantagem é conceder ao profissional o recebimento pelo desempenho de várias tarefas que não se refletem imediatamente em seu volume de vendas, permitindo que ele dedique mais tempo para conquistar clientes sem prejudicar sua renda. Por outro lado, a remuneração fixa pode não motivar os vendedores a se esforçarem o suficiente para maximizar suas vendas. Pior, pode desmotivar aqueles que gostam de desafios e que desejam sempre mais.

Remuneração variável – Nesse modelo, o valor a ser recebido pelo vendedor depende totalmente dos negócios concretizados por ele e propicia à empresa que tal quantia seja 100% variável em função das vendas ou faturamento. No entanto, essa forma de remuneração pode fazer com que o profissional, na ânsia de aumentar seus lucros, realize uma venda de menos qualidade, sendo tentado a fazer concessões de preço. Para o profissional de vendas, representa ganhos oscilantes entre períodos bons e fracos dos negócios.

Remuneração mista – Aqui a empresa oferece uma renda fixa garantida ao vendedor e mais um percentual sobre as vendas realizadas. Nada mais é que uma mistura das remunerações fixas e variáveis. É o modelo mais vantajoso para o vendedor, pois ele fica mais tranqüilo por contar ao menos com o valor das despesas e aposta em colher os frutos das vendas para gozar de uma atraente quantia monetária. E isso faz as vendas da empresa aumentarem também.

Independentemente do modelo de remuneração escolhido, a adoção de prêmios é aconselhável em todos eles, pois isso pode fazer com que sua equipe ganhe uma carga extra e avance ainda mais. Mas como sempre ressalto na newsletter Liderança, nem sempre o dinheiro é a melhor forma de premiar.

Outro ponto interessante é a criação de percentuais maiores para uma linha de produtos ou serviços com margens mais elevadas, índices reduzidos em uma eventual promoção e até comissões diferenciadas para ações pontuais que a empresa tem urgência em realizar.

E não esqueça de um detalhe importante: a premiação apenas para vendedores pode gerar insatisfação nos demais departamentos. Lembre-se de bolar alguma bonificação para as outras áreas que também ajudam para que as vendas se efetivem.

Então, se você já tem um plano de remuneração implantando em sua empresa, que tal avaliar e aprimorar o que vem sendo feito?



 
Referência: E-Zine Liderança
Autor: E-Zine
Aprenda mais !!!
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