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Carro / Veículo - Não fique a pé ao comprar carro usado 

Data: 30/05/2007

 
 

Não fique a pé ao comprar carro usado

Adquirir um carro zero nem sempre está alcance de todos e, desta forma, a opção acaba recaindo sobre um usado. Das 4.866 pessoas que procuraram o Procon-SP no ano de 1999 com problemas relacionados a compra de veículos, 3.154 referiram-se a transações com usados. Por isso, o consumidor deve tomar alguns cuidados antes da decisão final para não derrapar em meio à mecânica, acessórios e documentos.

  • Pesquise: jornais e revistas especializados que podem auxiliar na busca.
     
  • Prefira uma revenda credenciada: toda vez que o cidadão for adquirir um veículo usado deverá ter, como principal cuidado, a certeza de que a revenda é credenciada. Isso quer dizer, sempre adquirir o veículo em uma revenda autorizada ou numa empresa que emita nota fiscal (que garanta sua regulamentação legal). Esteja ciente de que a compra de pessoa física não se constitui uma relação de consumo portanto, não dá direito às garantias do Código de Defesa do Consumidor.
     
  • Mecânica e Funilaria: mesmo tendo algum conhecimento de mecânica e funilaria, é aconselhável levar um profissional de confiança para verificar as condições do veículo escolhido. O comprador deverá checar o estado geral do veículo, pois terá de fazer uma declaração de "bom estado do veículo", que constará da transferência do carro, se ele for adquirido.
     
  • Dicas de mecânica: A parte externa do automóvel deve ser examinada à luz do dia: ondulações e pequenos amassados na lataria podem indicar que o carro tenha sido batido.
    Bolhas na pintura é sinal de ferrugem.
    As portas e o capô ao serem fechados devem encaixar-se perfeitamente.
    Se o carro balançar diversas vezes quando forçado pode significar má condição do amortecedor.
    Pneus lisos podem prejudicar o desempenho do veículo e desgastes irregulares, indicar problemas com a suspensão, alinhamento ou balanceamento das rodas.
    A existência de furos na funilaria vedados com massa plástica podem ser descobertos pela diferença de sons ao dar pancadinhas na lataria.
    Outra dica é embrulhar um imã em uma flanela e movimentá-lo pela lataria, ele se desprendendo de algum ponto, pode revelar que o local foi recoberto.
     
  • Confira os comandos do veículo: não deixe de checar se todos os comandos estão funcionando tais como faróis, limpadores de pará-brisa, desembaçador, pisca-pisca, pisca alerta etc. Caso o carro possua itens opcionais é recomendável testar o desempenho dos mesmos.
     
  • Equipamentos de segurança: certifique-se de que todos os equipamentos de segurança obrigatórios estejam em ordem e acompanhando o veículo. São eles: extintor de incêndio, macaco, cinto de segurança, triângulo de sinalização, chave de roda e estepe. Verifique, ainda, se a loja possui o manual de instruções do proprietário em questão.
     
  • Polícia Civil e Detran: nunca efetue a compra antes de verificar na Polícia Civil (228.8999) se o veículo em questão não foi furtado e no Detran (9000160) se a situação do mesmo está em ordem e sem multas pendentes.
    No Detran, o comprador poderá verificar a procedência do veículo através de um histórico do veículo (extrato), pagando a taxa de R$ 10,20 (dez reais e vinte centavos). Nele constará a boa origem do veículo (sem restrição de roubo, furto ou restrições judiciais, como penhora), nome do atual proprietário, último licenciamento efetuado e possíveis débitos que possam existir (como multas, seguro-obrigatório e IPVA).
    O Detran atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Av. Pedro Alvares Cabral, 1301.
     
  • Chassi: o comprador deve verificar se não houve alteração do número do chassi. Como a grande maioria das pessoas não possuem, às vezes, condições técnicas para isso, se o veículo for adquirido numa revenda autorizada ou numa empresa que forneça nota fiscal, a confirmação do número será efetuada
     
  • Documentação: a documentação deve ser original e exigida na hora de fechar o contrato:
    - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA;
    - seguro obrigatório - DPVAT;
    - certificado de registro e licenciamento de veículos;
    - certificado de registro. No caso de carro importado, exigir a 4a via de importação.
     
  • Garantia: a garantia legal para vícios aparentes é de 90 dias. Se os problemas não forem de fácil constatação, o consumidor terá também prazo de 90 dias para reclamação, contados a partir da data que eles surgirem. O estabelecimento poderá conceder uma garantia contratual, não obrigatória, mas desde que fornecida deverá ser por escrito, especificando a extensão da cobertura.
    Cuidado ao adquirir carros "no estado", pois isto significa que ele não se encontra em perfeita ordem. Ao optar por adquirir veículos nestas condições exija que o fornecedor relacione detalhadamente na nota fiscal ou recibo todos os problemas que ele apresenta. Assim, se ocorrerem vícios e defeitos diferentes dos discriminados, é possível reclamar.


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    Referência: Consulte Já
    Autor: Fundação Procon - SP 
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :