Carro / Veículo - Não fique a pé ao comprar carro usado
Não fique a pé ao
comprar carro usado
Adquirir um carro zero nem sempre está alcance de todos e, desta forma, a
opção acaba recaindo sobre um usado. Das 4.866 pessoas que procuraram o
Procon-SP no ano de 1999 com problemas relacionados a compra de veículos, 3.154
referiram-se a transações com usados. Por isso, o consumidor deve tomar alguns
cuidados antes da decisão final para não derrapar em meio à mecânica, acessórios
e documentos.
Pesquise: jornais e revistas especializados que podem auxiliar na
busca.
Prefira uma revenda credenciada: toda vez que o cidadão for adquirir
um veículo usado deverá ter, como principal cuidado, a certeza de que a revenda
é credenciada. Isso quer dizer, sempre adquirir o veículo em uma revenda
autorizada ou numa empresa que emita nota fiscal (que garanta sua regulamentação
legal). Esteja ciente de que a compra de pessoa física não se constitui uma
relação de consumo portanto, não dá direito às garantias do Código de Defesa do
Consumidor.
Mecânica e Funilaria: mesmo tendo algum conhecimento de mecânica e
funilaria, é aconselhável levar um profissional de confiança para verificar as
condições do veículo escolhido. O comprador deverá checar o estado geral do
veículo, pois terá de fazer uma declaração de "bom estado do veículo", que
constará da transferência do carro, se ele for adquirido.
Dicas de mecânica: A parte externa do automóvel deve ser examinada à
luz do dia: ondulações e pequenos amassados na lataria podem indicar que o carro
tenha sido batido.
Bolhas na pintura é sinal de ferrugem.
As portas e o capô ao serem fechados devem encaixar-se perfeitamente.
Se o carro balançar diversas vezes quando forçado pode significar má condição do
amortecedor.
Pneus lisos podem prejudicar o desempenho do veículo e desgastes irregulares,
indicar problemas com a suspensão, alinhamento ou balanceamento das rodas.
A existência de furos na funilaria vedados com massa plástica podem ser
descobertos pela diferença de sons ao dar pancadinhas na lataria.
Outra dica é embrulhar um imã em uma flanela e movimentá-lo pela lataria, ele se
desprendendo de algum ponto, pode revelar que o local foi recoberto.
Confira os comandos do veículo: não deixe de checar se todos os
comandos estão funcionando tais como faróis, limpadores de pará-brisa,
desembaçador, pisca-pisca, pisca alerta etc. Caso o carro possua itens opcionais
é recomendável testar o desempenho dos mesmos.
Equipamentos de segurança: certifique-se de que todos os equipamentos
de segurança obrigatórios estejam em ordem e acompanhando o veículo. São eles:
extintor de incêndio, macaco, cinto de segurança, triângulo de sinalização,
chave de roda e estepe. Verifique, ainda, se a loja possui o manual de
instruções do proprietário em questão.
Polícia Civil e Detran: nunca efetue a compra antes de verificar na
Polícia Civil (228.8999) se o veículo em questão não foi furtado e no Detran
(9000160) se a situação do mesmo está em ordem e sem multas pendentes.
No Detran, o comprador poderá verificar a procedência do veículo através de um
histórico do veículo (extrato), pagando a taxa de R$ 10,20 (dez reais e vinte
centavos). Nele constará a boa origem do veículo (sem restrição de roubo, furto
ou restrições judiciais, como penhora), nome do atual proprietário, último
licenciamento efetuado e possíveis débitos que possam existir (como multas,
seguro-obrigatório e IPVA).
O Detran atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Av. Pedro Alvares Cabral,
1301.
Chassi: o comprador deve verificar se não houve alteração do número
do chassi. Como a grande maioria das pessoas não possuem, às vezes, condições
técnicas para isso, se o veículo for adquirido numa revenda autorizada ou numa
empresa que forneça nota fiscal, a confirmação do número será efetuada
Documentação: a documentação deve ser original e exigida na hora de
fechar o contrato:
- Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA;
- seguro obrigatório - DPVAT;
- certificado de registro e licenciamento de veículos;
- certificado de registro. No caso de carro importado, exigir a 4a via de
importação.
Garantia: a garantia legal para vícios aparentes é de 90 dias. Se os
problemas não forem de fácil constatação, o consumidor terá também prazo de 90
dias para reclamação, contados a partir da data que eles surgirem. O
estabelecimento poderá conceder uma garantia contratual, não obrigatória, mas
desde que fornecida deverá ser por escrito, especificando a extensão da
cobertura.
Cuidado ao adquirir carros "no estado", pois isto significa que ele não se
encontra em perfeita ordem. Ao optar por adquirir veículos nestas condições
exija que o fornecedor relacione detalhadamente na nota fiscal ou recibo todos
os problemas que ele apresenta. Assim, se ocorrerem vícios e defeitos diferentes
dos discriminados, é possível reclamar.
|