Como agir - Móveis: tire suas dúvidas
Comprei um móvel, mas a loja não
entregou na data. Posso ter o meu dinheiro de volta?
Sim. O Código de Defesa do Consumidor (art. 35) entende que o fornecedor não
cumpriu a oferta e a pessoa tem direito à restituição da quantia paga
O móvel que comprei está com defeito. Qual é o meu prazo para reclamar?
Noventa dias se o defeito for aparente. Se o defeito não for facilmente
detectado, o prazo começa a ser contado a partir da constatação do problema
Quanto tempo devo esperar pelo reparo do fornecedor?
O fornecedor tem 30 dias para resolver o problema. Expirado o prazo, o
consumidor pode exigir o dinheiro de volta, a substituição do móvel ou o
abatimento proporcional no preço
O estrado da cama quebrou e a assistência veio arrumar. Dois meses depois,
ele quebrou de novo e os apoios da cabeceira também. Não confio mais no
conserto. Posso exigir meu dinheiro de volta?
Sim, já que se trata de um produto com vício de qualidade
Comprei um sofá marrom, mas me entregaram um preto. E agora?
Se na nota fiscal estiver especificado que o sofá escolhido foi o marrom, não há
o que discutir. Você pode recusar a entrega do móvel ou fazer uma observação na
nota, especificando o problema e dizendo que deseja uma providência da loja
Recebi o móvel errado e ou com defeito, mas a loja não reconhece o erro. O
que fazer?
Procure o Procon. O órgão atuará na intermediação do problema
A mercadoria chegou, mas o entregador está dizendo que a nota fiscal será
enviada pelo correio. O que fazer?
A nota fiscal deve acompanhar a mercadoria e o consumidor não deve aceitar o
produto sem o documento. Caso queira ficar com a mercadoria, é preciso fazer uma
observação no comprovante de recebimento que a nota fiscal não foi entregue.
Tenha uma cópia do que escreveu e não esqueça de anotar também o nome do
entregador e seu RG
O que deve constar na nota fiscal?
Devem estar discriminados o modelo, a cor, a data de entrega e montagem, as
condições de pagamento, o tipo de material e a padronagem do produto. É
importante que o documento seja detalhado porque, em caso de problemas, é mais
fácil reivindicar depois
Voltei da lua-de-mel há um mês e os móveis do apartamento que estavam
previstos para serem entregues não apareceram. O que fazer?
Procure o Procon. O órgão irá cobrar da empresa o que é seu de direito. Você
pode, ainda, recorrer ao Juizado de Pequenas Causas ou à Justiça Comum para ser
indenizado por danos morais
Como saber se uma loja ou empresa é confiável?
Você pode verificar no cadastro de fornecedores com reclamações do Procon se há
queixas registradas contra a empresa. O telefone é 3824-0446. Informar-se com
amigos e conhecidos também é importante
É seguro fazer compras em feiras de móveis?
Depende da empresa. Se ela não tiver loja instalada fora da feira e você nunca
ouvir falar dela, evite. Em casos de defeitos, você não terá como recorrer
No jornal, o anúncio dizia que a estante tinha determinado preço. Na loja, o
valor é outro. Posso reclamar?
Sim. Caso você tenha pago mais caro, é direito seu reaver a diferença. Se a loja
se recusar a fazer isso, procure o Procon
Estou pagando uma estante em três vezes, mas ela está com um defeito. Já
contatei a empresa, mas eles não apareceram para arrumar. Posso sustar os
cheques que ainda não caíram?
Não. Tente inicialmente fazer um acordo amigável com o estabelecimento, de
preferência por escrito. Não suste os cheques para que não haja sanções por
parte da loja ou financeira. Se não houver solução, apele para o Procon
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