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Carro / Veículo - Dicas para comprar um carro  

Data: 21/10/2008

 
 

Saber o que você quer - ou precisa - antes de começar a visitar as concessionárias pode ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro. É da natureza humana procurar um carro útil e familiar como uma minivan, mas ao chegar na concessionária você pode se sentir atraído por um sedã esporte que custa bem mais. Além disso, os consumidores estão cada vez mais mudando do carro de passeio para o utilitário leve como minivans e caminhonetes. Os utilitários leves são responsáveis por 55% das vendas de carros novos nos Estados Unidos. Mas seja qual for o modelo, não se deixe levar pela emoção. Comprar um carro por impulso provavelmente vai fazê-lo pagar mais e se arrepender depois.
Com tantas marcas e tipos de carros para escolher, os consumidores têm mais opções do que nunca. Desta maneira, as montadoras de automóveis têm de lutar pelas vendas. No Brasil, a facilidade para fazer um financiamento tem crescido, com entrada pequenas ou nulas, por exemplo, e até 6 anos para pagar.

Mesmo que seja mais fácil comprar um carro hoje, é uma boa idéia explorar todas as opções e tomar decisões com base nas informações obtidas. Neste guia, forneceremos dicas importantes de como comprar um carro. Veja também o artigo como funciona o financiamento do carro no Brasil para ter mais informações.

Confira quanto você pode gastar

Para comprar o veículo certo no melhor preço, é importante fazer a tarefa de casa. Comece pelo básico.

Decida quanto você pode gastar e quanto está disposto a pagar antes de sair para comprar um veículo. Se, como a maioria dos consumidores, você precisa pedir dinheiro emprestado, pesquise um empréstimo antes. Calcule quanto você terá que pagar por mês, incluindo os juros. Boa parte dos financiamentos, dão a opção das prestações fixas e de abater a dívida durante o pagamento do financiamento.

O total do seu empréstimo, a entrada, o seu carro usado, no caso de você querer usá-lo como entrada, e qualquer desconto de fábrica terá que cobrir o preço do carro, como também as taxas e os impostos. O seu banco ou a sua financeira podem fornecer opções de empréstimo para ajudá-lo a estabelecer uma faixa de preço que se ajuste ao seu orçamento.

Para muitos consumidores, comprar um carro novo exige grande esforço financeiro. Para outros, realizar esta compra está fora de alcance. Assim, muitos decidem comprar um carro usado ou optam pelo leasing, que, no caso do Brasil, é interessante para determinadas pessoas jurídicas.

Muitos consumidores acabam falindo ou têm problemas de crédito, tornando difícil até mesmo a compra de um carro usado. Consumidores com problemas de crédito são considerados compradores de segunda classe e têm dificuldade para conseguir crédito.

Mais informações permitem uma escolha melhor

Antes de visitar um revendedor, reúna o máximo de informação possível sobre os veículos em sua faixa de preço. Os catálogos das montadoras e os sites da internet também podem oferecer detalhes pertinentes, tais como disponibilidade de cores e acabamento.

Uma boa idéia é visitar feiras de automóveis (se houver alguma em sua cidade), pois elas são ótimas oportunidades para comprar marcas e modelos. Se possível, alugue ou pegue emprestado o modelo de carro que você está interessado, assim você poderá testá-lo por algum tempo. Algumas concessionários, oferecem pequenos test drives para quem está interessado.

Talvez o carro certo para você seja um "utilitário". Minivans e caminhonetes são consideradas utilitários leves e são responsáveis por mais da metade das vendas de carros novos nos Estados Unidos. Alguns destes carros são altos e/ou longos, portanto verifique que o carro escolhido cabe na sua garagem. No Brasil, há leis que determinam o tamanho mínimo que deve ter uma garagem (veja em como funciona a compra da casa própria no Brasil). Além disso, pessoas de baixa estatura talvez tenham problemas para entrar ou sair de utilitários altos. Confira as medidas e especificações do carro de seu interesse, comparando-os a modelos similares.

Seja qual for o tipo de carro que você escolher, selecione um modelo com opções que se adequem às suas necessidades, não somente aos seus desejos.

Alguns opcionais são exclusivos ou fazem parte de pacotes especiais com descontos oferecidos pelas montadoras. Em geral, é melhor escolher um pacote que inclua a maioria ou todos os opcionais que você deseja, ao invés de equipar um modelo básico com opcionais individuais. Por outro lado, se você tiver de ficar com opcionais que não deseja, a opção de um pacote com acessórios mais sofisticados pode não valer a pena.

Nem todos os opcionais estão disponíveis para determinados veículos, e alguns deles só podem ser adquiridos junto aos pacotes.

Compare com calma os custos fixos de cada carro. Considere fatores como o seguro, o valor de revenda e o consumo de combustível, incluindo o fato do carro necessitar ou não de gasolina premium. Compare as taxas de financiamento para encontrar as melhores ofertas de empréstimo para carros novos. A diferença pode ser muito grande no preço final do carro.

Seja um comprador esperto

Compradores bem informados têm a vantagem ao negociar preços. Para chegar ao melhor negócio, planeje seus movimentos e tenha paciência:

  • Saiba o que você quer, mas seja flexível. Reduza sua lista para dois ou três modelos que melhor atendam as suas necessidades e o seu orçamento.
     
  • Calcule o preço dos modelos de carro que você deseja considerando os pacotes de opcionais e a taxa de entrega. Se a montadora anunciou um abatimento para o carro, reduza este valor do custo total e passe a negociar novos descontos tendo como base o novo valor.
     
  • Pesquise o preço de mercado do seu carro usado em guias especializados ou consulte uma financeira. O preço de um carro usado é determinado pelo seu valor no "atacado" (oposto ao valor de "varejo", que é o preço que o revendedor irá determinar quando revender o seu carro usado).
     
  • Você talvez queira vender o seu carro ou utilitário para uma loja de carros usados ou concessionária. Pergunte aos gerentes destes estabelecimentos quanto eles pagariam à vista pelo seu carro e obtenha estas ofertas por escrito. Lembre-se, porém, que seu lucro poderá ser maior se você vender seu carro a um particular. Se a concessionária ou o revendedor não estiverem interessados, o preço ofertado certamente será mais baixo.
     
  • Visite as concessionárias e compare os preços do mesmo carro com opcionais iguais ou similares. Provavelmente você não irá conseguir o melhor preço para um carro simplesmente perguntando. É preciso pechinchar! Assim você pode ter uma idéia da disposição da concessionária em negociar. Nunca faça um depósito sobre um carro apenas para verificar o preço. Também não deixe o vendedor lhe empurrar um carro mais caro ou uma versão com opcionais que você não deseja.
     
  • Pergunte se o carro está disponível para pronta entrega com os opcionais que você deseja. Se não estiver, pergunte se é possível conseguir um carro do jeito que você deseja em outra concessionária da rede. Não demonstre que você se apaixonou pelo carro. Um vendedor bem treinado pode usar as suas emoções para ganhar vantagem nas negociações.
     
  • Calcule a demanda e a oferta do carro que você deseja. Negociar bem um modelo de baixa demanda pode gerar um preço abaixo da tabela, enquanto um carro com alta demanda pode não ter desconto ou até mesmo custar mais do que o preço de tabela. O estoque da concessionária é normalmente reflexo dessa situação. Se você vir no estacionamento da concessionária um grande número de carros de um mesmo modelo, provavelmente este modelo tem baixa demanda.
     
  • Não diga ao vendedor que você tem um carro usado até que ele tenha lhe passado um bom preço pelo carro que você deseja. Desta maneira, ele não vai poder inflacionar o valor do seu usado, manipulando o preço de venda do novo, (tais "ajustes" no preço podem funcionar a seu favor se você precisar dar uma entrada muito grande para obter o financiamento, mas é preciso estar alerta).
     
  • Antes de finalizar a compra, faça o test-drive do carro que você vai comprar. Você quer câmbio manual e suspensão esportiva? Um test-drive de 15 minutos pode convencê-lo a comprar um carro com transmissão automática e suspensão macia que produz uma melhor dirigibilidade.
Descontos e incentivos

Descontos e incentivos são legítimas formas de poupar dinheiro e é provável que estejam disponíveis em vários modelos. Incentivos são aplicados a certos modelos por um período específico de tempo. Isso acontece de três formas:

  • Desconto direto em dinheiro para o consumidor.
  • Taxas de juros mais baixas em empréstimos (incluindo financiamento com juros zero).
  • Incentivos em dinheiro para o revendedor na venda de um carro específico.
Nestes casos a montadora, e não a concessionária, é a fonte da “generosidade”. Já os descontos têm a intenção de estimular as vendas de modelos específicos que já estão nos pátios das concessionárias, ou seja, estes descontos não funcionam se você quiser um carro "por encomenda". Na realidade, poucas pessoas querem carros por encomenda e as concessionárias não querem se complicar pegando estes pedidos de carros.

Descontos em dinheiro são geralmente anunciados na imprensa. Como alternativa, você pode obter um empréstimo com juros mais baixos. Faça as contas para determinar o que é melhor: o empréstimo com taxas de juros mais baixas ou o dinheiro em mãos. Dinheiro pode soar bem, mas em alguns casos você pode economizar mais dinheiro com as baixas taxas de juros.

Os incentivos das concessionárias costumam ser enganosos, mas são anunciados em revistas especializadas e em alguns jornais. Basicamente, a montadora oferece às concessionárias quantias específicas para a venda de certos modelos. A não ser que você queira um deles, estes incentivos não servirão para a sua compra.

Lembre-se que os incentivos vêm da montadora e não da concessionária. Não permita que o vendedor use estes incentivos em nome da concessionária dizendo que está oferecendo um bom desconto para você sobre o preço final.

Preço de fábrica ou menor: bom demais para
ser verdade?

Mesmo que não existam descontos ou incentivos no preço do carro, a concessionária pode vender um veículo a preço de fábrica e ainda assim ter lucro.

As montadoras também oferecem às concessionárias vários incentivos em dinheiro para a venda de modelos específicos. Estes incentivos aumentam à medida que elas vendem mais veículos. Com estas "redes de proteção", as concessionárias podem lucrar mesmo que vendam o carro pelo preço de fábrica, ou algumas vezes, abaixo do preço da nota. As montadoras também oferecem às concessionárias vários incentivos em dinheiro para a venda de modelos específicos. Estes incentivos aumentam à medida que elas vendem mais veículos. Com estas "redes de proteção", as concessionárias podem lucrar mesmo que vendam o carro pelo preço de fábrica, ou algumas vezes, abaixo do preço da nota.

 

Negociando

Alguns revendedores ainda se apegam ao tradicional método severo de venda. Outros adotam uma abordagem gentil. Se um revendedor ou vendedor deixarem-no desconfortável, procure outro lugar. Comprar um carro deve ser uma experiência prazerosa. Procure então um revendedor que a faça ser assim. Muitos, atualmente, se preocupam em gerar consumidores satisfeitos, que podem voltar para novas compras.

Mesmo em concessionárias onde o clima é agradável, o trabalho do vendedor é ter o maior lucro possível nas vendas, enquanto o seu como consumidor é obter o menor preço possível no carro que deseja. Procure sempre o melhor negócio, mas aceite que um vendedor deve ter lucro razoável. Afinal, as concessionárias são negociantes, e se não tiverem lucro, vão falir em pouco tempo.

Quando você estiver em uma concessionária, lembre-se sempre do seguinte:

  • As concessionárias podem lucrar duas vezes mais vendendo o financiamento, o seguro e os opcionais do que vendendo o carro. Os negócios mais lucrativos incluem proteção contra ferrugem, impermeabilizador de pintura, "pacotes de proteção", dispositivos antifurto, sistemas de áudio e contratos de serviços estendidos. As concessionárias pagam pouco por estes produtos e serviços e os repassam para o consumidor obtendo altos lucros. Você geralmente pode obter os mesmos produtos e serviços em outros lugares pagando menos.
     
  • Para fazer um bom negócio, encontre uma boa concessionária. Preço é importante, mas esta não deve ser a sua única preocupação. Uma concessionária preocupada em oferecer bons serviços aos seus clientes e que dá a você o direito à dúvida talvez mereça cobrar mais.
     
  • Pergunte aos amigos e vizinhos sobre as concessionárias onde eles já fizeram negócios. Saiba se existe um padrão de reclamação ou sinais de problemas não resolvidos nas concessionárias que pretende visitar. Você não vai querer negociar com uma concessionária que tenha problemas.
     
  • Observe como você é recebido na concessionária e se é o mesmo vendedor que o atende durante todo o processo de compra. Algumas concessionárias direcionam você a outro vendedor no meio deste processo. Estes vendedores são especializados em táticas de persuasão e pressão.
     
  • Cuidado com concessionárias que escondem um segundo preço para o carro, incluindo opcionais caros que você talvez não queira. Procure vendedores que transmitam conhecimento verdadeiro do produto, não aqueles que têm discurso de venda decorado e nem os que pressionam ou que são amigáveis demais. Se você se sentir intimidado, procure outra concessionária. Você deve esperar - e obter - tratamento profissional.
     
  • Alguns vendedores tratam mulheres de uma forma submissa. Se você encontrar algum vendedor assim, procure outra concessionária.
     
  • Vá ao departamento de serviços da concessionária. Pergunte a alguns clientes como foi a experiência deles na hora da compra e no tratamento pós-venda.
     
  • Pedidos de carro por encomenda e com o equipamento exato que você deseja só são possível para modelos nacionais. As concessionárias podem entrar em contato com outras lojas para verificar se elas possuem o modelo que você quer e algumas vezes instalar os opcionais. Entretanto, as concessionárias raramente podem - ou irão - fazer o pedido diretamente para a montadora.

Negociação passo-a-passo

Veja algumas técnicas para fazer uma boa negociação.

Comece fazendo sua primeira oferta, que deverá ser bem inferior ao preço de venda do veículo. Diga ao vendedor como chegou a este preço. Explique que se ele puder aceitá-lo ou chegar próximo, você fechará negócio na hora. Normalmente, o vendedor responderá com uma contra-oferta que será ligeiramente inferior ao preço de venda do veículo. Depois disso, aumente sua oferta inicial aos poucos, digamos, cem ou duzentos reais de cada vez. A cada novo valor, o vendedor provavelmente baixará sua oferta da mesma forma.

Em um determinado momento, o vendedor talvez diga que vai "apresentar a sua oferta ao gerente" (embora ele talvez não faça). O vendedor provavelmente retornará com outra oferta. Se esta oferta estiver perto da sua última oferta, tente se manter firme; mas se a do vendedor for mais alta, continue negociando.

Se o vendedor for "conversar com o gerente" uma segunda vez, a nova contra-oferta provavelmente será o menor preço que ele pode fazer por aquele modelo naquele dia. Neste ponto, decida se você aceita ou não, tente uma outra concessionária ou continue negociando.

Assim que você chegar a um valor que lhe agrade, fale sobre seu carro usado e negocie o preço separadamente. Tentar obter o maior preço possível muitas vezes não vale a pena. Isto pode causar hostilidade e você terá problemas mais tarde. Se você mostrar vontade em aceitar uma oferta que chegue perto da sua intenção, poderá ser tratado melhor quando tiver que retornar à concessionária. Isto faz parte da natureza humana. Pagar um pouco mais do que o preço mínimo que você está disposto não é uma tragédia quando se fala de algumas centenas de reais.

Formas modernas de comprar - nos Estados Unidos

Você odeia pechinchar e negociar? Veja como minimizar - ou mesmo evitar - esta parte desconfortável do processo de comprar um carro novo.

As alternativas variam de corretores e agentes de carro a clubes de compra e serviços online. Eles operam diferentemente, mas são opções que geralmente oferecem preços baixos.

Um corretor de carro trabalha com uma rede de concessionárias para fazer a compra em seu nome, obtendo o melhor preço por um carro novo. Ele procura um carro que corresponde àquele que você deseja, tentando obter o menor preço possível da concessionária, que pode ser algumas centenas de reais mais elevado que o preço de fábrica. Além disso, o corretor informa ao comprador sobre qualquer desconto ou outra promoção. A maioria dos corretores pode ajudar com o financiamento, o carro usado, a papelada e facilitar o pagamento final. Fechado o negócio, o carro pode ser pego na concessionária ou, pagando-se uma taxa extra, até mesmo entregue em sua casa.

Os agentes do comprador geralmente cobram uma taxa fixa do comprador, mas não recebem nenhum reembolso das concessionárias ou de outras organizações. Eles simplesmente agem em seu nome, usando seus próprios recursos e habilidades de negociação para obter o carro que você quer pelo menor preço possível.

Comprando pela Internet

A tecnologia já transformou o processo de comprar. A maioria dos compradores de carros novos hoje gasta pelo menos algum tempo no computador, coletando dicas de "showrooms virtuais" e informações valiosas em sites.

Praticamente todos os fabricantes de automóveis possuem um web site trazendo informações dos produtos. Alguns informam e divertem. Permitem que você "monte" o veículo à sua escolha, veja preços de venda ou até mesmo se candidate a um empréstimo e marque uma visita a um revendedor. Outros são pouco mais do que catálogos online.

Estes sites transmitem os pedidos de compra às concessionárias participantes, que respondem com os preços dos modelos. Isto significa que nas compras de carro online, você ainda terá de ir à concessionária para fazer o test-drive, finalizar a transação (o que significa ter que agüentar o vendedor tentando vender a proteção contra ferrugem, os pacotes de opcionais e outros serviços e acessórios) e pegar o carro.

Algumas pessoas compram carros através da Internet sem precisar ir à concessionária, mas isto é raro. Analistas prevêem que esta tendência não crescerá - especialmente porque o test-drive é essencial. Mas se você já dirigiu o modelo de carro que lhe interessa, é possível negociar todos os detalhes da compra pelo computador.

A compra via Internet é conveniente, mas pesquisas mostram que os preços obtidos na rede podem não ser os mais baixos. Visite alguns sites e vá a algumas concessionárias pessoalmente para obter o melhor preço.

Lembre-se que a maior parte do trabalho preliminar na compra de um carro pode ser feito online, mas não existe melhor maneira de realizar a compra do que indo a uma concessionária pessoalmente para ver todos os modelos disponíveis. A Internet ou um livro podem preparar você para fazer uma boa compra, mas nada se compara ao ver o carro pessoalmente ou dirigi-lo.

Contrato

Comprar um novo carro é um grande evento. Apressar-se para concluir o negócio pode ser tentador, mas convida o revendedor a tirar vantagem de você. Esteja certo que entendeu todos os custos que lhe forem imputados.

Antes de assinar qualquer coisa, leia o contrato inteiro. Certifique-se de que entendeu exatamente o que está comprando. O vendedor provavelmente vai pressioná-lo a assinar rapidamente, obtendo um compromisso legal que determine os termos da compra. Você pode se apressar pela ansiedade de sair dirigindo seu carro novo, mas tenha calma. Uma vez assinado o documento, é difícil, se não impossível, alterá-lo. "Perder" um pouco de tempo lendo o contrato na hora pode significar uma grande economia mais tarde.

Se for o caso leve o contrato para casa, leia-o atentamente e entre em contato com a concessionária se tiver alguma dúvida. Se a concessionária não permitir que você leve o contrato para casa, obtenha um acordo de compra por escrito que contenha todos os detalhes. Uma vez satisfeito com o acordo, este pode se transformar em um contrato. Se a concessionária não lhe fornecer nem um dos dois, é melhor você procurar outra mais confiável.

O contrato deve conter as seguintes informações:

  • Preço de venda: quantia que você concordou em pagar pelo carro e pelo equipamento opcional, mais qualquer acessório instalado pela concessionária.
  • Entrada: quanto você pagará em dinheiro no ato da compra ou o valor combinado do seu carro usado e/ou desconto.
  • Valor do carro usado: quantia em dinheiro que você receberá pelo seu carro usado ou utilitário a ser aplicada na compra do seu carro novo.
  • Taxa de transporte: às vezes chamada de frete; este é o custo do transporte do carro até a concessionária. Todo carro tem uma taxa de transporte específica e não negociável.
  • Custo total: certifique-se de que todos os itens acertados, como opcionais, acessórios, frete e impostos estejam inclusos no preço final. Se a concessionária deixar esta parte do contrato em branco, você pode acabar pagando mais do que esperava pelo seu carro novo.
  • Empréstimos: As leis exigem que as financeiras comuniquem todos os custos. Certifique-se da quantia que você está tomando emprestada, a taxa de juros, as prestações, a duração do empréstimo (em meses) e a quantia total que você pagará ao final do empréstimo.
Não se deixe influenciar por prestações baixas se elas resultarem em um pagamento total maior do que o prometido. Muitos compradores são influenciados por prestações baixas e são presas fáceis para vendedores que ajustam as prestações fazendo com que elas caibam no orçamento do comprador, mas no final o preço total pago é muito maior.


 
Referência: hsw.com.br
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