Aqueles que têm seus próprios negócios sabem que é importante o cliente
reconhecer o nome e o logotipo de seu negócio. Contudo, você sabia que quanto
mais clara a identidade de seu negócio, mais chances ele tem de sobreviver ou
prosperar? Para que a identidade seja clara para seus clientes, ela tem de ser
única e consistentemente exibida em cada aspecto de seu negócio. As pessoas são
altamente afetadas pelos elementos visuais. Lembra do provérbio popular uma
"foto vale mais que mil palavras"? É por isso que usar uma imagem visual
consistente é tão importante para os negócios. No mercado congestionado de hoje,
ter um senso de coesão em relação aos negócios, ao que você faz, ao que você é e
à sua cultura é muito importante.
Estabelecer uma identidade clara e memorável é o primeiro e provavelmente o mais
fácil dos passos que você vai dar. A parte difícil é manter a consistência da
identidade, especialmente quando seus negócios começam a crescer.
Neste artigo, vamos falar sobre o trabalho envolvido no estabelecimento de uma
identidade de negócio, mas vamos nos concentrar principalmente na estruturação
das diretrizes escritas para assegurar que a imagem exibida ao público seja
consistente.
Qual é a sua posição?
Se você ler o nosso artigo "Construindo seu plano de
marketing" provavelmente vai ter uma idéia do que é posicionamento. Nesse
artigo declaramos que o posicionamento é a percepção que o seu público-alvo tem
de seu produto. Planejar o posicionamento de seu produto deve envolver levar em
consideração questões como a concorrência e como os produtos dela são
vistos, as necessidades e desejos do seu público-alvo e o elemento místico ou dramático que seu produto ou serviço naturalmente tem sobre ele.
Em mercados lotados é muito importante posicionar seu produto adequadamente.
Pense nas mensagens publicitárias com as quais seu público é bombardeado todos
os dias. Para se sobressair, seu produto tem de ter uma posição clara na mente
das pessoas. Mas como você atinge o posicionamento para o seu produto?
Primeiro, você tem de determinar um posicionamento amplo. Isto
significa determinar se seu produto deve cair em um nicho, ser um líder de baixo
custo ou um produto diferenciado. Estes são os caminhos diferentes de cada
estratégia e levarão você em diferentes direções quando você sintonizar bem a
sua mensagem. Pense nas qualidades de seu produto, seus pontos fortes e fracos,
as oportunidades que você descobriu, o preço que você considerou e seu
mercado-alvo para determinar que posição ampla será tomada.
Depois, você tem de determinar um posicionamento específico. Isto pode
ser baseado em uma determinada qualidade ou benefício de seu produto tal como a
facilidade de uso, durabilidade, confiabilidade, segurança, conveniência, etc.
Em alguns casos você pode até mesmo posicionar seu produto baseado em duas
qualidades. Por exemplo, pense em um Volvo. Segurança e durabilidade são suas
posições principal e secundária.
Slogans e afirmações de posicionamento
Uma vez que você tiver uma posição específica desenvolvida que se ajuste ao
seu negócio, seu produto, seus objetivos e às necessidades de seu cliente,
transforme essa posição em uma única afirmação que possa ser usada com o seu
logotipo em tudo o que seja gerado de seu negócio. Parece difícil? Claro que é.
Você tem que ser criativo e geralmente conseguir ajuda externa como a de uma
empresa de relações públicas ou agência de publicidade. Esta é uma boa idéia
porque eles são novos olhos vendo o seu negócio provavelmente como os seus
clientes o vêem. Ou, pelo menos conseguir um consenso da família, amigos,
associados e seus funcionários. Fale com o maior número de pessoas que puder.
Seu slogan é algo que você não vai mudar. Vai ser usado em mensagens
publicitárias, em itens promocionais, pôsters, banners, sua página na Internet.
Tome a decisão correta desde o começo e fique com ela.
Cultura de negócio
Criar uma cultura de negócio também é essencial para estabelecer sua
identidade como empresa. Uma cultura de negócio reune a experiência total,
significando a visão e missão da sua empresa. A cultura tem de ser comunicada e
integrada com seu estilo e imagem. Sua visão e missão não devem apenas ter
relação com sua posição, mas também devem ditar a maneira como comunica quem
você é para seus clientes.
Declaração de visão
Uma declaração de visão é uma imagem de sucesso do negócio formada em termos
de sua contribuição à sociedade. É uma declaração mais derivada da emoção que
revela uma imagem visual do destino da empresa. É o sonho que fez tudo virar
realidade. Talvez você tenha visto um problema e sua visão é a solução para o
tal problema. Sua visão é o produto final. Por exemplo, uma visão de arquiteto é
o produto final de seu projeto. A visão de um artista é a arte final que ele
cria.
Igualmente, a visão de seu negócio é o objetivo perfeito do que você está
tentando realizar ou como está tentando alterar o cenário atual em seu mercado
para melhorá-lo.
Abaixo, alguns exemplos de declarações de visão de empresa.
- Do departamento de educação do Estado.
Cada escola será o exemplo de uma comunidade de virtude na qual cuidado,
justiça, integridade, respeito, responsabilidade, lealdade e aprendizado de
serviço são regularmente esperados, modelados, ensinados e celebrados como
parte integral do curriculum e funcionamento diário da escola. Trabalhando
em conjunto com a família e comunidade, estas práticas resultam na
realização do aperfeiçoamento do estudante, segurança, ambiente escolar
pacífico e cidadãos que são membros contribuintes da sociedade.
- Da Associação Americana de Condicional e Sursis.
Vemos uma sociedade clara, justa e segura na qual as parcerias da
comunidade estão restaurando a esperança ao adotar um equilíbrio de
prevenção, intervenção e proteção.
- De uma cadeia de hotéis.
Ser uma empresa hoteleira de primeira, superar os padrões da indústria
através da inovação e excelência dos membros da equipe, assegurando a
satisfação de nossos hóspedes e acionistas.
Declaração de missão
Uma declaração de missão é definida como as diretrizes do negócio que
declaram quais são os objetivos da empresa, os seus valores e para onde eles
estão voltados. A declaração de missão define o plano geral da empresa de uma
maneira interessante e suscinta com um tom que reflete o tom do próprio negócio.
Ela deve responder questões como:
- Quais as necessidades que direcionam o negócio? Ou, qual é o propósito
do negócio?
- Como o negócio direciona estas necessidades?
- Quais são os princípios e crenças que guiam como a empresa direciona a
necessidade?
Veja alguns exemplos de declarações de missão
- De uma empresa de assistência médica residencial
"Para melhorar a qualidade de vida de seus clientes."
- De uma organização big brother/big sister.
"Fazer uma diferença positiva na vida de crianças e jovens, primeiramente
através de uma relação apoiada profissionalmente por um adulto e assisti-los
na realização de seu alto potencial enquanto eles crescem para se tornarem
confiantes, competentes e solidários, gerando voluntários comprometidos,
liderança nacional e padrões de excelência."
Marca do empregador
A marca do empregador é a imagem que sua empresa exibe a funcionários em
potencial e constrói com os funcionários uma vez que são contratados. Muito da
marca do empregador vai se sobrepor à identidade corporativa. Na verdade, de
acordo com uma pesquisa da The Conference Board Inc., Nova Iorque, os objetivos
de marca corporativa e de marca do empregador têm uma sobreposição significante
em cerca de 90% de todas as empresas.
A marca do empregador ajuda os funcionários a incorporar os valores e
objetivos da empresa. Criando um sentimento unificado entre seus funcionários,
você pode comunicar com mais eficácia aquela mesma mensagem para seus clientes.
A marca efetiva do empregador também promove um bom serviço ao cliente e uma
mensagem consistente por toda a empresa.
Este artigo deve dar a você algumas idéias sobre o que sua identidade de
negócios pode ser, ou pelo menos como dar cada passo para determinar as
informações que você precisa para definir sua identidade de negócio. Agora vamos
falar sobre como colocar as informações no papel, diretrizes por escrito que
serão utilizadas por você e seus funcionários para ajudar a atingir a
consistência da imagem da sua empresa exibida para o público. Afinal, você não
quer desperdiçar todo o tempo e esforço gastos em alcançar a posição de sua
empresa permitindo que uma confusão de imagens chegue até seus clientes.
Diretrizes escritas
Mesmo que sua empresa seja pequena, faz sentido escrever
diretrizes sobre como usar e exibir sua identidade de negócio. Lembre-se da
importância de uma "aparência" consistente. Isto significa estabelecer um
documento de diretrizes com informações como:
- uso do logotipo;
- uso do material de escritório;
- placas e letreiros;
- material de marketing;
- materiais de apresentação;
- materiais de publicidade;
- embalagem dos produtos.
Este documento deve ser detalhado e cobrir cada área necessária ao seu negócio.
Por exemplo, se você tiver filiais que devem desenvolver seu próprio material de
marketing, provavelmente dar a elas as diretrizes do logotipo não é suficiente.
Você também deve ter um modelo ou guia de layout, diretrizes para textos
escritos, paleta de cores, tipo de papel que utilizará e possivelmente até mesmo
gráficas escolhidas.
Mesmo se você ainda não tem vários escritórios de filiais, você deve
desenvolver este documento como se tivesse. Isto dará um padrão de qualidade e
uma aparência para seu negócio e para seus materiais que pode ser uma referência
para você mesmo. Você provavelmente vai descobrir que é difícil lembrar como
algo foi feito um ano atrás. Se tiver este documento, basta recorrer a ele e
saber se você está dentro de suas diretrizes.
Vamos seguir com as informações e os detalhes que você deve incluir em seu
documento.
A "aparência"Como manter a aparência de seu negócio
consistente através de diferentes mídias? Há vários elementos de projeto que
desempenham um papel crítico em ajudá-lo a fazer isso.
Logotipo
Antes de tudo, o logotipo de sua empresa tem de permanecer consistentemente
exibido em cores, tamanho e relações de espaço com os elementos ao redor dele.
Escolha de cores
A cor pode ser padronizada por meio de um sistema de cores tal como o Sistema de
Combinação Pantone (PMS). A impressora que você selecionar vai usar uma cor de
tinta específica do PMS designada por você e o designer de seu logotipo. Usando
estas cores de tinta PMS, você pode ter certeza de que seu logotipo terá uma cor
consistente em todos os materiais e documentos.
Veja aqui um exemplo de algumas cores do Pantone e como o seu sistema
numérico funciona:
É claro que existem muito mais cores do que estas exibidas aqui. Sua gráfica
ou designer deve ter um quadro de cor impresso que você pode olhar para
determinar a cor exata que deseja usar. É difícil selecionar uma cor específica
somente vendo-a na tela do computador. Porque os monitores variam muito a
exibição de cores, peça para ver uma amostra impressa para ter certeza.
Tintas de impressão
Por que as tintas de impressoras são comumente transparentes, o papel
que você usa para sua literatura e material de escritório também afetará
o resultado final da cor. Mesmo uma cor sutil por baixo alterará a cor
do logotipo. Verifique com a gráfica se a cor pode ser afetada antes de
imprimir muito material. Você também deve consultar a gráfica ou o seu
designer sobre as mudanças de cores na impressão que utiliza o processo
de separação de cores e na impressão que utiliza o processo de impressão
spot color (impressão com cores especiais). Imprimir um folheto em cor
cheia (ou 4 cores) significa que todas as cores são produzidas pela
combinação de tintas ciano, magenta, amarelo e preto. Geralmente isto
produz uma cor levemente diferente da sua cor de tinta PMS usual. Sua
gráfica ou designer também deve ter um quadro de cores impressas para
mostrar como a sua seleção de cores PMS será impressa com separação de
cores. Se a diferença for muito grande, você pode acrescentar cores
especiais ao trabalho de impressão, tornando-o um trabalho de 5 cores e
não de 4. Você vai pagar mais por isto, mas se a diferença de cor for
grande, vale a pena.
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Versões em branco e preto
Você precisa se certificar de que seu logotipo será tão bem impresso em preto e
branco quanto em cores. Se você sabe que o logotipo será enviado por fax e
copiado em máquinas copiadoras, então também tenha certeza de que ainda assim
ele ficará bom. Você pode precisar de variações do logotipo para usar nestes de
documentos. Isto é algo que deve ser desenvolvido para muitos de seus documentos
como papéis timbrados, formulários, etc.
Fundo
Você deve dar as orientações quanto ao posicionamento do seu logotipo sobre
fundos padronizados ou coloridos. O fundo pode prejudicar consideravelmente a
aparência e o impacto do logotipo e deve ser limitado ao branco (ou o que você
achar melhor).
Variações do logotipo
Algumas vezes é necessário reverter seu logotipo para imprimi-lo em um fundo
escuro. Por exemplo, se você fizer camisas da empresa, você pode querer usar
cores escuras que vão requerer o logotipo em branco. Certifique-se de ter
versões reversas de seu logotipo especialmente para estes usos. Às vezes, o
processo de reversão muda certos elementos do logotipo, como áreas sombreadas e
degradês. Criando estas versões inicialmente, você as terá definidas em um
formato usável desde o começo e pode cuidar destas mudanças sem pressa para que
você não tenha surpresas no caso de algum evento especial.
Considerações de tamanho e espaço
Defina os tamanhos mínimo e máximo dos logotipos que serão usados em materiais e
documentos comuns. Geralmente o logotipo é reduzido para caber em determinados
espaços e acaba ficando ilegível no documento final. Isto cria uma imagem ruim
que fica pior se o documento é enviado por fax ou fotocopiado.
Além do tamanho, também é importante ajustar os requerimentos de espaço ao
redor de seu logotipo. Veja os exemplos abaixo para entender o que queremos
dizer. O documento à direita polui o logotipo e não tem uma aparência
profissional.
Ilustre em suas diretrizes o espaço em branco requerido ao redor do logotipo.
Isto vai garantir que o logotipo tenha o impacto e a aparência que você
trabalhou tanto para desenvolver. Estes exemplos mostram como isto pode ser
ilustrado.
Usos incorretos do logotipo
Defina uma página de exemplo de usos incorretos do logotipo. Isto é de extrema
importância se você tem outras filiais que possam estar criando seu próprio
material. Disponibilizar uma versão eletrônica de seu logotipo para os outros
pode ser útil ou prejudicial.
Exemplos de uso incorreto incluem cores inadequadas, alongamento, achatamento
ou outras distorções. Veja alguns exemplos.
Instruções para usar arquivos do logotipo
É uma boa idéia ter instruções sobre como usar os arquivos eletrônicos do
logotipo. Se você disponibilizar o logotipo eletronicamente para seus
funcionários, provavelmente ouvirá muitas dúvidas sobre como usá-lo. A primeira
coisa que você vai ouvir será: "Não consigo abrir o logotipo". Este sempre será
o caso a menos que seus funcionários tenham programas gráficos que possam ler os
formatos do arquivo do logotipo. Mais provavelmente você vai ter o formato .pcx
ou .bmp para uso diário no Word. Seus funcionários vão precisar saber que, para
usar tais arquivos, ele precisam "colocar" ou "inserir" o arquivo do logotipo
como um arquivo gráfico ou clip-art no documento na posição onde querem que ele
apareça.
Por exemplo, no Word da Microsoft para colocar um arquivo de logotipo .pcx em
um documento, você simplesmente precisa abrir o menu "Inserir" e selecionar
"Figura" para que uma caixa pop-up apareça e peça o tipo de arquivo. Lá, basta
selecionar "do arquivo" e então direcionar exatamente para o local do arquivo na
HD. Isto insere uma cópia escalável do gráfico do logotipo em sua página.
Outros formatos de arquivo do logotipo devem estar disponíveis. Por exemplo,
sua gráfica ou designer vai precisar do logotipo em um formato .eps (encapsulated
postscript) ou em um formato .tif. Seu web designer vai usar um formato .jpg ou
.gif. Você também pode querer disponibilizar seu logotipo em formatos .gif e .jpg
para seus funcionários usarem em apresentações de computador. Estes arquivos são
projetados para uso na tela e geralmente seu tamanho é menor.
Fontes
Um elemento que pode ter quase tanto impacto quanto o logotipo no
reconhecimento de seu negócio, é o tipo de fonte usado em seu material de
markering, documentos e outros impressos. Selecione uma família de fonte padrão
e use-a consistentemente em todos os documentos. Isso tem um efeito cumulativo
em como seus clientes reconhecem e percebem sua empresa. Este nível de atenção
aos detalhes contribui tanto para o reconhecimento como para a percepção da
imagem de sua empresa, além do profissionalismo que sua empresa demonstra ao
público.
Assim como você fez com as diretrizes para o logotipo, também precisará definir
diretrizes para as fontes que a empresa vai usar, além de como e onde cada
estilo será usado. Veja aqui um exemplo de como você pode definir a fonte padrão
e as diretrizes para o seu uso.
Certifique-se de também ter regras contra alterações nas fontes exatamente
como você fez com o logotipo. Isso incluiria restrições como mudança de largura
(a largura real da letra) ou kerning (o espaçamento entre as letras) da fonte ou
o uso de espaços irregulares entre as linhas do texto. Todas essas coisas afetam
a aparência do documento.
Paleta de cores
As cores que sua empresa usa obviamente serão ditadas pelas cores que você vai
usar no logotipo. Contudo, deve haver cores adicionais selecionadas para uso em
mídia e documentação que possam suportá-las. Selecionar uma paleta de cores para
sua empresa usar garante que as matizes e sombras das cores usadas complementam
as cores do logotipo.
Se sua empresa tem divisões ou áreas de negócios diferentes, você pode até
mesmo definir uma cor padrão para cada uma delas para estabelecer um tipo de
subidentidade para elas.
Lembre-se de considerar as emoções que as diferentes cores evocam e faça sua
seleção adequadamente. Por exemplo, verde tem um efeito calmante, enquanto o
vermelho tem um efeito mais intenso e excitante. O azul tende a trazer um
sentimento mais sóbrio e contemplativo, enquanto o roxo leva a algo
magnificente, nobre e até mesmo místico. O amarelo e o laranja induzem mais
sentimentos de alegria, energia e disposição. Ainda que estas associações não
sejam absolutas, elas podem ser usadas como um tipo de guia para a seleção de
cores.
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Alguns exemplos de combinações de cores que podem funcionar são mostrados à
direita. Use sua imaginação quando pensar nas cores que serão utilizadas. Muitas
destas combinações de cores podem não ser algo que você considere funcional, mas
quando usadas em materiais ou em apresentações de marketing, elas podem criar um
bom impacto e uma imagem profissional.
Papel
O papel no qual seu material de escritório, cartões de visita, brochuras e
outros materiais são impressos também tem um impacto. Você deve fazer sua
seleção de papel baseado na cor, textura e peso, bem como no custo. Tenha em
mente que se você escolher uma cor sem ser o branco, suas tintas de impressão
também serão alteradas. Outra coisa para se ter em mente é que toda a
matéria-prima branca não é exatamente igual. Há vários níveis de brilho para a
matéria-prima branca. Geralmente, quanto mais brilhante a matéria-prima, maior a
qualidade e também o preço. Isto nem sempre é verdade, mas pode ser observado.
Há muitos produtores de papel e centenas de estilos de papel. Visite uma
gráfica e veja seu livro de amostras para ter uma idéia do que você quer. Ou, se
você usar os serviços de um designer para desenhar seu material e identidade,
provavelmente ele também terá algumas boas sugestões e amostras para você ver.
Os papéis estão disponíveis em muitos pesos diferentes dentro da mesma
família de estilo e cor. Também pode haver variações de graduação dentro de uma
família específica de textura. Isto pode funcionar bem para diferenciar os
vários segmentos de seu negócio, como mencionamos acima na seção de paleta de
cores.
Depois de determinar as matérias-primas e pesos que você quer usar para o seu
material, você deve ter certeza de identificar estes estilos nas diretrizes de
identidade que você colocou no papel. Se você tem uma empresa pequena, isto vai
ajudá-lo a manter o estilo sem perder a consistência quando precisar de
reimpressões. Em muitos casos, a gráfica vai manter um registro do que você usou
anteriormente, mas não dependa apenas deles para manter os registros dos
detalhes. Se você tem outras filiais, detalhar estas informações em suas
diretrizes escritas vai dar a eles as informações necessárias para que possam
imprimir seu próprio material.
Agora, vamos mudar para o projeto de seu material de escritório e como você
pode manter a consistência da aparência através de todos os seus documentos.
Material de escritórioO material de escritório de seu negócio consiste
em papéis timbrados e matéria-prima associada não impressa para páginas
adicionais, etiquetas para correspondência e envios, blocos de anotações,
cartões de visita e muito mais. Cada um destes documentos deve ser projetado com
um layout consistente, ou seja, eles devem ter a mesma "aparência".
Em suas diretrizes, mostre exemplos de cada um deles e determine padrões para
como eles devem e não devem ser usados. Por exemplo, você pode querer limitar o
uso de seu papel timbrado para correspondência sem relação com os negócios, ou
pode querer mostrar exatamente como as cartas ou relatórios devem ser
formatados. (Falamos sobre determinar modelos de padrão e documentos abaixo.)
Você deve informar como cada item impresso deve ser usado. Por exemplo, se
você tem um bloco de anotação da empresa, você pode querer descrever o tipo de
coisas para as quais deve ser usado, tal como convites, notas de agradecimentos
ou outros tipos de comunicações com os clientes.
Criando modelos
A criação de modelos de documento para coisas como cartas, memorandos,
relatórios, propostas e apresentações, pode garantir um nível mais alto de
consistência para tudo o que sai do seu escritório e chega ao cliente. Um modelo
é simplesmente um arquivo em branco formatado que tem estilos fixos que podem
ser usados para cada seção do documento. Para os relatórios ou propostas que têm
muitas seções similares, introduções padrão ou áreas que não mudam, você pode
criar um tipo de documento padrão que tenha estes elementos já inseridos
corretamente.
Estes documentos devem ser salvos como "modelos" em "salvar" "opções" em seu
software. Salvando-os como modelos ao invés de apenas como documentos comuns,
você protege o documento original. Quando você abre um modelo obtém um novo
documento sem título que é baseado no original. É muito fácil esquecer e
renomear um novo documento ou escrever sobre o original se você não estiver
usando um modelo!
Mestres eletrônicos formatados
Outros itens padrão impressos incluem as folhas de exemplos de fax,
memorandos e formulários do escritório. Estes documentos podem ser configurados
tanto no Word ou convertidos em arquivos PDF (Formato de Documento Portátil do
Adobe) que continuam a manter a exata formatação que você definiu. Os documentos
PDF não podem ser alterados sem o software Adobe Acrobat, mas podem ser lidos e
impressos com o software Acrobat Reader gratuito. Este software pode ser baixado
do site da Web da Adobe. Se você não tem um Adobre Acrobat para criar estes
documentos, verifique com seu fabricante de software ou com a Adobe sobre
exportar os documentos de seu programa existente para o formato PDF. Isto pode
ser tão simples quanto salvar o arquivo como "PDF" ou selecionar uma opção PDF
sob o comando "imprimir".
Crie uma biblioteca de documentos
É sempre útil ter um diretório estabelecido em sua rede ou intranet (se você
tiver uma), ou simplesmente um disquete ou CD-ROM contendo arquivos eletrônicos,
mestres formatados e modelos de documentos para ser usados por você e seus
funcionários. Se você tem uma página na Internet, você pode ter uma página sem
link ou "oculta" que contém os links para o download destes documentos.
Configurando desta forma, você pode facilmente manter os documentos atualizados
quando atualizar sua página na Internet. Para evitar que os visitantes entrem na
página, você pode determinar uma senha para proteger a página. Seu webmaster
pode fazer isso facilmente.
Independentemente de como você distribui estes documentos, é importante ter
certeza de tê-los configurado corretamente e que você e seus funcionários saibam
como usá-los. Portanto, dentro dessa biblioteca é bom ter arquivos explicando
"Como usar os arquivos eletrônicos do logotipo", "Como usar os modelos de
documentos" e "Como usar os documentos mestre". Você pode até mesmo ter uma
cópia de suas Diretrizes de Identidade disponível para download.
Há também a opção de colocar as diretrizes escritas diretamente em sua página
na Internet com links para baixar os documentos, modelos e logotipos.
Materiais de marketing e secundáriosSeu
material de marketing provavelmente tem o maior impacto no reconhecimento e
imagem do seu negócio. Se for impresso, transmitido ou um stand de feira, ele
deve ter uma aparência consistente com tudo o mais que você está usando. Um
designer pode ajudar a determinar os projetos iniciais, mas no caso de o
designer não estar por perto, você também vai querer saber como os novos
materiais devem ser determinados para combinar com os outros.
Todos os padrões de que falamos anteriormente, tais como fontes, cores,
papel, etc. também são transferidos para o seu material de marketing. Se você
tiver filiais que preparam seu próprio material, pelo menos terá as diretrizes
para as suas gráficas e designers.
Folhas pré-impressas informais
Se seus funcionários têm necessidade por quantidades pequenas de "folhetos"
personalizados, pode ser útil ter modelos configurados para que eles possam
inserir texto e criar documentos customizados e com aparência profissional em
segundos. Estes documentos podem ser impressos via impressora a laser em um
papel pré-impresso branco. As informações pré-impressas na folha pode ser
simplesmente o logotipo da empresa e alguns elementos gráficos que puxam a folha
para o padrão da aparência dos outros materiais da empresa. Este método tem um
bom custo/benefício para produzir materiais de marketing rápidos e baratos. As
folhas pré-impressas podem ser impressas em grande quantidade e distribuídas
para serem usadas por todos dentro da empresa. A chave é o uso dos arquivos
modelos para que o produto final tenha a mesma formatação de texto e aparência
do restante do material. Espaçamentos e fontes são muito importantes.
Instruções claras devem ser incluídas em suas diretrizes escritas destacando
o uso adequado das folhas soltas e como produzi-las em vários softwares. Você
também deve definir as diretrizes sobre quando as quantidades produzidas deixam
de ser "pequenas" e devem ser impressas profissionalmente. A maioria da prensas
offset não tem problema de fazer a impressão final neste tipo de papel
pré-impresso. Na verdade, você deve usar esta técnica de pré-impressão para
outros tipos de necessidade de literatura. Use sua imaginação É um bom modo de
conseguir mais cor em seus materiais a um custo mais baixo.
Itens promocionais
Provavelmente, você vai pedir todos os itens promocionais como canetas
impressas, canecas, bloco de anotações, etc, de uma fonte central e estocá-los
até que precise ou distribuí-los entre suas filiais (se você tem várias
filiais). Isto é outro aspecto que precisa de diretrizes para o caso de outras
pessoas fazerem seus próprios pedidos de novos itens. Se você vai ter vários
funcionários ou filiais solicitando seus próprios itens de brindes para feiras
ou eventos especiais, então é importante definir alguns limites. Estes catálogos
fazem você pensar na necessidade desses materiais.
Primeiro, monte uma lista de itens aprovados com o nível de descrição
que você considera necessário para limitar os itens que você quer aprovar.
Segundo, crie diretrizes gráficas para como o logotipo deve ser
colocado em cada item e como pode ser alterado. Lembre-se do exemplo que usamos
sobre as camisas com logotipo. Se você tiver que reverter o logotipo, pelo menos
pode se sentir confortável com a aparência dele.
Terceiro, defina um sistema de aprovação que garanta que você tenha a
última palavra sobre o desenho final. Isto pode parecer meio extremo, mas
lembre-se de que alguns itens de "brinde" podem ser tão malfeitos que não
merecem o seu logotipo estampado neles.
Anúncios impressos
Anúncios impressos de sua empresa em jornais, revistas, boletim informativo
ou outra mídia também deve ter um design estabelecido e estritamente seguido.
Determine layouts para vários tamanhos e formatos de anúncios que seguem o mesmo
design. Veja abaixo um exemplo de algumas especificações que você pode querer
incluir.
Defina as diretrizes para cada tamanho e formato de anúncio que você espera
precisar. Como a maioria das mídias impressas vai ter seu próprio tamanho de
anúncio específico, você não vai precisar definir um anúncio padrão que possa
ser usado em qualquer lugar. Se o fizer, cuidado com as publicações que dizem
que podem alterar o anúncio para você, pode acabar com uma versão achatada ou
esticada do original! Tenha uma nova definição do anúncio para o tamanho
especificado sempre que possível.
Informativo de imprensa
Apesar de não ser tão importante no layout como o conteúdo, seu informativo de
imprensa deve pelo menos seguir um formato padrão com a data de publicação,
informações de contato e o assunto claramente indicado no alto da página. Vamos
falar mais sobre os guias de estilo e voz para o texto escrito mais adiante.
Embalagem dos produtos
Isto pode estar começando a parecer um disco quebrado, mas ... sim, a embalagem
de seu produto não deve se distanciar drasticamente da imagem estabelecida para
o restante da empresa. É possível que a embalagem seja a única coisa que alguns
cliente jamais verão da "aparência" da sua empresa. Se este for o caso, ela vai
depender, é claro, do tipo de negócio que você tem. Preste bastante atenção na
consistência da aparência e do projeto de sua embalagem.
Não desvie da paleta de cores, embora você possa acabar tendo de ampliá-la se
tiver uma ampla linha de produtos. Mas pelo menos selecione as cores sabiamente
e assegure-se de que elas complementam as outras cores padrão. Depois,
certifique-se de que a literatura de apoio e os anúncios para estes produtos
usam as mesmas cores. A cor é uma parte bem notável de nosso mundo. Pesquisas
mostram que o uso consistente de uma cor no marketing de um produto tem um
impacto significante na distribuição de um produto.
Apresentações
É uma boa idéia ter modelos de apresentações definidos para que os
funcionários possam usar em apresentações de vendas, treinamentos ou outras
necessidades. Estes modelos podem fazer parte de sua biblioteca de modelos,
documentos e arquivos-mestre.
Fotos, arte e imagens
Outra peça importante do quebra-cabeça de imagens são as fotos e a arte que
acompanham quase todas as peças de literatura, apresentações e outras mídias.
Assumindo que você use irrestritamente essas fotos e imagens, recomendamos que
elas também façam parte de sua "biblioteca" para que os funcionários possam
usá-las quando precisarem. Novamente, as instruções necessárias sobre a
utilização da imagem serão fornecidas juntamente com as restrições de uso, como
alterações ou mal uso.
Você pode ter uma lista extensa de documentos e materiais sobre os quais
precisará escrever diretrizes, mas fazer isso vai garantir a qualidade dos seus
papéis que circulam por aí.
Questões de propriedadeAs placas/letreiros e
outros atributos físicos que anunciam a localização do seu negócio fazem parte
de outra área importante que deve permanecer consistente quanto à aparência e
imagem. Particularmente, se você tiver mais do que uma filial, precisará
garantir que cada uma delas tenha uma aparência consistente. Algumas grandes
cadeias de lojas como a Toys 'R Us e outras garantem que cada loja seja montada
da mesma maneira para que os clientes possam rapidamente encontrar o que estão
procurando, independentemente da filial onde estejam. Isto requer muito
planejamento e atenção aos detalhes. Você pode fazer isto também, mesmo não
tendo muitas filiais em cada Estado!
Placas/letreiros internos e externos
Se você tiver uma única filial, provavelmente não precisa se preocupar muito
com o layout, cores e projetos das placas e letreiros de sua empresa, além de se
certificar que eles acompanhem sua "imagem" estabelecida.
Se você tem várias filiais, tanto através da aquisição ou simplesmente da
expansão, precisará lidar consideravelmente com o direcionamento do projeto,
produção e colocação de placas/letreiros dentro e fora de suas filiais.
A primeira coisa que você deve fazer é determinar o material, layout, tamanho
e localização que considera necessários para as placas e letreiros do seu
negócio. Isto incluiria a decisão entre placas de alumínio com letras de vinil
versus pintadas, ou mesmo placas de madeira entalhadas à mão, tudo dependendo de
seu negócio e sua imagem.
Também pode haver restrições dos proprietários do edifício. Verifique com
eles antes de definir seus padrões ou permita exceções para certos locais.
Algumas cidades têm restrições quanto à altura, tamanho e até mesmo as cores das
placas e letreiros dos negócios. Verifique as leis da cidade sobre essas
questões.
Distribuidores
Depois de ter resolvido os detalhes do projeto e conhecer as restrições, sabendo
o que você pode e o que não pode fazer, então prossiga definindo suas
diretrizes. Você pode considerar criar todos as placas e letreiros com uma
empresa do ramo e enviá-las para cada filial ou selecionar um distribuidor
nacional que possa produzir o mesmo produto em todas as cidades nas quais você
tem filiais do seu negócio.
Se preferir a última opção, você vai precisar de diretrizes de material para
as placas e letreiros, como material do fundo e material das letras, seleções de
cores específicas (provavelmente você não poderá indicar uma cor PMS para as
lojas de placas), seleção de fontes, tamanhos e layout. A maioria das lojas de
placas e letreiros pode trabalhar a partir de uma amostra de layout impresso por
computador que indica tamanho, layout e outras especificações. Algumas podem até
mesmo pegar os arquivos eletrônicos do logotipo e produzir versões de máquina de
recorte para as suas placas e letreiros. Vá até algumas dessas lojas e descubra
suas capacidades e habilidades artísticas.
Colocação
Onde colocar as placas e letreiros também é uma questão importante que deve ser
abordada nas suas diretrizes de identidade. Porém, como mencionamos acima, você
pode ser limitado por seu patrão e outros. Assim, certifique-se de verificar
primeiro.
Outras coisas que devem (ou podem) ser padronizadas
Detalhes, detalhes e detalhes. Quanto mais atenção você dá a eles, mais
profissional e organizado seu negócio vai parecer para seus clientes.
Obviamente, tipos diferentes de negócios vão ter detalhes muito diferentes que
precisam ser observados. Veja abaixo alguns detalhes que podem fazer parte de
muitos negócios e que você deve considerar na padronização.
- Mensagens de telefone - a etiqueta telefônica geralmente é algo
negligenciado nos negócios. A maneira como suas filiais devem atender suas
ligações, mensagens de correio de voz e até mesmo mensagens deixadas para os
clientes podem ter um impacto geral sobre o seu negócio. As diretrizes para
estas áreas, em particular se você tem várias filiais, pode ajudar a criar
comunicações esperadas e consistentes para seus clientes.
- Protocolo e políticas - as diretrizes de protocolo para eventos
inesperados também podem ser úteis. Por exemplo, se o seu negócio sofre com
condições climáticas, então também deve haver protocolos para a interação e
comunicação com os clientes durante estes períodos de fechamento
relacionados ao clima. Você deve, por exemplo, estabelecer um protocolo que
instrua os funcionários a colocarem uma mensagem específica nos sistemas de
correio de voz direcionando as pessoas para um número central ou para outra
filial não afetada pelo fechamento ou mesmo estabelecendo um número
doméstico de emergência para os clientes ligarem.
- Veículos - veículos de propriedade da empresa também são itens
que devem ser considerados. Você tem funcionários que viajam para as
empresas dos clientes em carros da empresa? Estes carros são adequadamente
sinalizados como sendo parte do seu negócio? Isto é necessário para o seu
tipo de negócio?
- Uniformes - os uniformes dos funcionários podem ou não ser
especificamente calças e camisas "padronizadas". Eles podem simplesmente
significar um tipo ou estilo de vestuário para ocasiões especiais, como
feiras ou seminários. Pode ser tão casual como calças caqui e uma camisa
pólo com o logotipo impresso. Esta é outra área que precisa de algumas
considerações e algum tipo de diretriz.
É claro que esta lista não é uma lista completa, mas ela dá a você um bom ponto
de partida. Seus negócios vão ter suas próprias necessidades e desafios únicos.
Voz e estilo
Outro aspecto da imagem geralmente esquecido, mas ainda
assim importante, é o estilo e voz de seu material escrito, correspondência e
anúncios. Sua empresa quer transmitir uma imagem de vanguarda, humorística ou
uma imagem austera, séria e talvez mais profissional? As escolhas de palavras e
a sintaxe de seus documentos escritos e até mesmo o estilo lingüístico das
questões específicas da indústria ou do mercado podem precisar ser examinados e
padronizados.
Você tem funcionários realizando seminários de treinamento que usam
diferentes palavras para termos específicos da indústria? Isto é algo que você
precisa corrigir. Use o seu bom senso e consiga os detalhes de que precisa. Isto
faz diferença a longo prazo na maneira como seus clientes percebem a coesão de
seus negócios, por sua vez, pode influenciar como eles percebem a qualidade
geral do seu negócio.
O que é voz?
A voz é o tom com que suas declarações escritas são retransmitidas ao leitor. É
o sentimento e geralmente o impacto emocional que a escolha de palavras e estilo
lingüístico evocam. Pode ser coloquial, formal, informal,
familiar, e pode se encaixar em vários níveis. A entonação que você usa é
importante, bem como a estrutura das orações. Pense sobre a diferença entre uma
notícia escrita e uma história editorial. É claro que o propósito da história
editorial é transmitir a opinião do autor, mas há uma nítida diferença até
quando se compara as descrições das informações básicas da história antes da
consideração das opiniões.
A voz de seu negócio deve seguir uma voz formal, institucional, que siga
estritamente os fato e deixe de lado qualquer emoção ou personalidade? Ou, ela
deve seguir padrões mais informais como em conversas e discursos espontâneos? A
decisão vai ficar, mais uma vez, por conta do tipo de negócio, seu nível de
relacionamento com seus clientes e os tipos de materiais escritos que você
produz. Você é um consultor? Se sim, você pode ter mais do que uma relação
pessoal com alguns de seus clientes. Isto pode levar você a decidir que um tom
mais coloquial é necessário em seus materiais escritos. Você escreve livros
"Como Fazer?". Então definitivamente deve usar um tom mais coloquial. Você não
quer que seus leitores tenham que traduzir o que está dizendo para a linguagem
informal. Facilite as coisas para eles.
É claro que muitos negócios não podem funcionar assim porque o uso de tons
mais coloquiais pode levá-los a deixar de fora alguns detalhes que possibilitam
deixá-los vulneráveis. Por exemplo, a indústria legal deve se certificar de que
as declarações escritas abordem todos os aspectos básicos e não deixem nada que
possa gerar uma interpretação potencialmente incorreta.
Procure responder a estas questões quando determinar a voz mais eficaz para o
seu tipo de negócio. Então descreva claramente a voz e o tom que você espera. Dê
exemplos e ofereça um ponto de apoio, como um porta-voz da empresa ou um gerente
de comunicações.
Guias de estilo
Não esqueça dos detalhes de estilo:
- como o nome de sua empresa é escrito. Você usa "Inc." depois do nome de
sua empresa, coloca pontos depois das iniciais, utiliza a letra "e" ou usa
um &? Isto também se aplica a outras frases específicas da indústria ou do
mercado;
- opções de como soletrar as palavras que você geralmente usa;
- títulos e designações de funcionários e gerentes;
- uso de marcas registradas e seus símbolos.
Defina um guia que trate de cada uma destas questões de estilo e declare suas
exigências claramente.
Depois de definir seu estilo de escrita e de voz, certifique-se de que eles
sejam incorporados em todos os materiais escritos, incluindo:
- todas as comunicações de marketing;
- sua página na Internet;
- seus boletins informativos;
- todas as propostas, cartas e relatórios;
- e-mail;
- informativos de relações públicas;
- manuais, livros e guias de usuário publicados.