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Plano de Negócios - Como montar um plano de negócio em 10 minutos 

Data: 01/10/2008

 
 
A parte mais importante de um plano de negócios é organizar as informações de forma estruturada, e realmente é possível montar tópico a tópico todo o conceito de um negócio iniciante em 10 minutos.

Um bom plano de negócios deve ser claro e conciso, de modo que, em uma leitura rápida, um investidor potencial consiga saber:

  • O que você faz;
  • Qual problema você resolve;
  • Quanto capital você precisa;
  • Seu estágio de desenvolvimento;
  • Quem vai comprar o que você vende;
  • Como pretende alcançar seus clientes;
  • Quem são seus concorrentes;
  • Qual seu diferencial;
  • Sua equipe;
  • Previsão de rendimento;
  • Quanto vai ganhar no final;
  • Como entrar em contato.
Vamos tratar disso passo a passo:

O que você faz:

Há muitos planos de negócio que são pequenas obras de arte em PowerPoint, cheios de detalhes técnicos e firulas visuais, mas que o investidor dá uma olhada e, mesmo depois de 3 minutos, não consegue entender exatamente o propósito da empresa.

Não cometa este erro.

No primeiro tópico, no primeiro parágrafo, é absolutamente imprescindível uma descrição objetiva do negócio, sem jargões técnicos ou bordões de marketing. A linguagem tem que ser simples o suficiente para que qualquer leigo passe os olhos e compreenda o que você faz. Ponto.

Qual problema você resolve:

Clientes não compram produtos, compram soluções, e vão desejar mais ardentemente seu produto quanto mais crucial for o problema que você resolve. O problema pode ser uma recuperação de quimioterapia mais rápida, um carro mais econômico ou um desejo de status em um frasco de perfume, não importa: somente explicando claramente o problema que o seu conceito de negócio resolve você evidencia o potencial de lucro da oportunidade que oferece.

Quanto capital você precisa;

Investidores trabalham dentro de faixas de investimento e retorno, com padrões máximos e mínimos. Talvez para você e seu negócio, R$ 100.000,00 seja muito dinheiro, mas há fundos que nem avaliam propostas inferiores a 5 milhões. Antes de enviar um plano de negócio, conheça o perfil do investidor e, para poupar o tempo de ambos, apresente claramente o montante de capital requerido, e como pretende administrar este dinheiro.


 
Referência: metaexecutiva.com
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