Carreira / Emprego - Cometeu um erro grave no trabalho? Veja como recuperar a autoconfiança!
Imagine duas crianças aprendendo a andar de bicicleta. A primeira tenta
diversas vezes e, sem estímulo nenhum, sempre cai. No fim, desiste. A segunda
tenta e cai, mas recebe o apoio de seus pais e, por isso, consegue. No primeiro
caso, a criança não desenvolve a autoconfiança para desenvolver a atividade. No
segundo, ela desenvolve.
Além disso, a segunda criança ainda aprende o que é resiliência: recuperar-se
rapidamente depois de uma falha. As chances de sucesso desta criança realmente
são maiores.
Trazendo o exemplo para a vida profissional, revela-se que aquela pessoa que tem
autoconfiança tem mais chances de ter sucesso. "Ela vai encarar algo novo
baseada na experiência que ela tem", afirmou a psicoterapeuta Clarice Barbosa.
No entanto, existem algumas situações na vida profissional que acabam com a
autoconfiança. Diante disso, como recuperá-la?
Atitude é essencial
Imagine uma pessoa que cometeu um erro muito grave no trabalho. Depois disso,
como encarar os colegas e o chefe? Como realizar aquela atividade novamente?
"Uma coisa importante, quando se fala em erro, é reconhecê-lo", disse a
psicoterapeuta.
Ela explicou que, em muitas situações, o profissional não aceita o próprio erro
e fica se cobrando. Este conflito interno é que acaba com a autoconfiança,
porque o profissional se tortura. O que ele precisa é se libertar destes
pensamentos. Em vez disso, ele deve gastar suas energias pensando em uma solução
para o caso. "Reconheça o erro e veja se ele pode ser reparado. Quais são as
soluções criativas para ele?".
Em relação aos colegas de trabalho, Clarice orienta que quanto mais o
profissional alimentar possíveis comentários, pior será. Mas ele também não deve
abaixar a cabeça para a situação. "Se a pessoa ficar quieta, ela entra no
processo de tortura e não vai recuperar a autoconfiança. Vai ser difícil ela
ficar no setor e, até mesmo, na empresa".
O que ela tem que fazer é se posicionar! Mostrar que não gostou de certas
atitudes dos colegas, se estes fizeram piada da situação, e ainda colocar
soluções para o erro.
Se causou demissão?
Se o erro foi motivo suficiente para uma demissão, aí não tem como repará-lo.
Num certo período, o profissional vai se sentir triste e sem motivação, mas tem
que avaliar o que aprendeu com a situação. "Senão, a tendência é de que ele caia
na depressão, dependendo da vulnerabilidade da pessoa".
"O insucesso é sinal de que alguma coisa precisa melhorar. É isso que nos
fortalece. É uma grande lição, para não repetirmos o mesmo erro", completou a
psicoterapeuta.
Quando é recorrente
Já na opinião da consultora da Robert Half, Ana Carla Guimarães, um erro grave
mexe com a autoconfiança do profissional quando é recorrente. "Neste caso, o
erro pode deixar o profissional inseguro e passar essa insegurança para a
equipe", informou. Cabe, então, ao gestor, colocar os equívocos e mostrar como
evitar a falha.
De acordo com Ana Carla, em situações de erro muito grave, o trabalho em equipe
é muito importante. O profissional não pode ficar escondido, com medo. "Sempre
tem que ter certeza das habilidades que possui e de seu potencial", finalizou.
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