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Consumidor - Consumidor não gosta de ser responsabilizado pela pirataria 

Data: 22/09/2008

 
 

Os consumidores brasileiros não vêem com bons olhos campanhas contra a pirataria que os responsabilizem pelo problema, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Akatu.

Para as pessoas, os principais culpados pela pirataria são o governo e a iniciativa privada. Na visão deles, como a maioria dos produtos é vendida à luz do dia, em lugares públicos, há uma permissão implícita, e as diversas instâncias governamentais são coniventes ao permitir a entrada, fabricação e comercialização de produtos piratas.

O governo também é considerado culpado pelas pessoas, devido à falta de políticas sociais que criem empregos a todos dentro da economia formal.

Lucro de empresas

As pessoas também acreditam que os fabricantes são culpados pela pirataria, por quererem manter seus lucros, vendendo os produtos a preços inacessíveis ao grande público, e anunciando-os de forma a estimular o desejo de consumo das pessoas.

A pesquisa também indica que, devido à descrença com o governo e a iniciativa privada, uma campanha isolada, voltada exclusivamente contra a pirataria, tende a cair no vazio e não surtir efeito na conscientização dos consumidores.

Além disso, uma campanha que responsabilize o público sobre esse tipo de comércio não é bem vista, pois, para as pessoas, isso mostra que a sociedade está tentando transferir a responsabilidade do problemas para os consumidores.



 
Referência: InfoMoney
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