Consumidor - Consumidor não gosta de ser responsabilizado pela pirataria
Os consumidores brasileiros não vêem com bons olhos campanhas contra a
pirataria que os responsabilizem pelo problema, segundo uma pesquisa feita pelo
Instituto Akatu.
Para as pessoas, os principais culpados pela pirataria são o governo e a
iniciativa privada. Na visão deles, como a maioria dos produtos é vendida à luz
do dia, em lugares públicos, há uma permissão implícita, e as diversas
instâncias governamentais são coniventes ao permitir a entrada, fabricação e
comercialização de produtos piratas.
O governo também é considerado culpado pelas pessoas, devido à falta de
políticas sociais que criem empregos a todos dentro da economia formal.
Lucro de empresas
As pessoas também acreditam que os fabricantes são culpados pela pirataria, por
quererem manter seus lucros, vendendo os produtos a preços inacessíveis ao
grande público, e anunciando-os de forma a estimular o desejo de consumo das
pessoas.
A pesquisa também indica que, devido à descrença com o governo e a iniciativa
privada, uma campanha isolada, voltada exclusivamente contra a pirataria, tende
a cair no vazio e não surtir efeito na conscientização dos consumidores.
Além disso, uma campanha que responsabilize o público sobre esse tipo de
comércio não é bem vista, pois, para as pessoas, isso mostra que a sociedade
está tentando transferir a responsabilidade do problemas para os consumidores.
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