Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Saúde - Nutrição Preventiva 

Data: 19/09/2008

 
 

Comer para manter-se saudável talvez não seja tão fácil quanto parece. De fato, um estudo científico mostra que até pessoas que vivem nos países industrializados comumente falham em obter o mínimo de micronutrientes ( vitaminas e minerais ) recomendado por dia. Ao invés disso, abusam das refeições altamente calóricas e da infinita variedade de comidas.

No entanto, mais preocupante ainda, as dietas de subsistência de vários países em desenvolvimento falham no fornecimento de macro nutrientes adequados (carboidratos, gorduras e proteínas) e também de micronutrientes necessários para se obter uma nutrição básica, diz o estudo.

Além dos macro nutrientes , as 13 vitaminas e 17 minerais essências à saúde humana, compostos naturais encontrados em plantas ( fito químicos) vêm recebendo cada vez mais atenção de pesquisadores, que procuram fazer a ligação entre dieta e doença.

Fito químicos ( do grego, a palavra fito significa planta ) não são iguais vitaminas e minerais, uma vez que não possuem valor nutricional. Alguns fito químicos, como a dedaleira ( extraída da erva-dedal) e quinina, têm sido usados por centenas de anos como remédios para tratar doenças. Têm tido ainda outras funções, como de antioxidantes, por exemplo, protegendo as células dos efeitos da oxidação e dos radicais livres dentro de nossos organismos. Apenas recentemente esses fito químicos foram reconhecidos como poderosos agentes, que podem oferecer defesa contra doenças e contra outras condições, que podem variar de alguns tipos de câncer até o processo de envelhecimento.

" Nós sabemos, já a muito tempo, que a escolha certa dos alimentos pode melhorar a saúde e diminuir os riscos para certas doenças", diz Jennifer Nelson, nutricionista da clínica Mayo. " Tratando-se de alimentos vegetais, essa afirmação torna-se ainda mais verdadeira. O que é mais emocionante é que nós estamos compreendendo que esses alimentos são ricos em elementos que intensificam a saúde, e estamos descobrindo como podem ser utilizados a nível celular. Isso tudo traz um novo sentido à afirmação : ' Você é o que você come!



 
Referência: radiogaribaldi.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Finanças pessoaisConsumidor compulsivo: como controlar gastos por impulso?
Negócios / EmpreendedorismoVarejista, atenção com o Estoque!
Carreira / EmpregoO espectro que sonda as empresas: o apagão de talentos
Carreira / EmpregoComunicação eficaz é um dos desafios dos profissionais da área financeira
Empréstimo / FinanciamentoFinanciamento de carro: quais as alternativas para quem não consegue pagar?
Finanças pessoaisComprar produtos em liquidação deve fazer parte de estratégia financeira
AluguelComo proceder para cobrar os vencimentos de aluguéis atrasados?
ConsumidorCompras de Natal: divirta-se menos e negocie mais!
Modelos de documentosProcuração Geral da Mulher para o Marido - Outorga Uxória
Finanças pessoaisQual o seu signo? Resposta pode apontar tendências de consumo!