Seguros - Seguro de autos: cuidados a serem tomados na contratação
O seguro de autos é, sem dúvida, um dos mais populares do País. Mesmo assim,
estima-se que apenas um quarto da frota brasileira esteja segurado. A cobertura
básica oferecida na maioria das apólices inclui proteção por perda parcial ou
total nos casos de colisão, furto ou roubo.
Também são oferecidas coberturas para acessórios (ex. som, farol de milha etc.),
cobertura de acidente pessoal para passageiro (APP) e responsabilidade civil
facultativa de veículo (RCF-V). Enquanto a cobertura de APP cobre despesas
médicas e garante o pagamento de indenização no caso de morte ou invalidez
permanente de um passageiro, a RCF-V tem como objetivo garantir indenização, no
caso do motorista vir a causar danos corporais e materiais a terceiros.
Nos últimos anos, as coberturas vêm se ampliando, e já incluem, por exemplo,
serviço de atendimento ao acidentado, carro substituto durante o período em que
o veículo original do segurado ainda estiver sendo consertado etc. Como é de se
esperar, quanto mais ampla for a cobertura, maior o custo da apólice que, em
geral, varia entre 5% e 20% do valor segurado. Desde 2003, o valor segurado é
calculado com base no valor de mercado do veículo.
Cuidados a serem tomados
Como se trata de um item relativamente importante do seu orçamento, vale a pena
tomar alguns cuidados, antes de contratar o seu seguro:
- Verifique a idoneidade do corretor
Se você está procurando um seguro para o seu carro, sua primeira providência
deve ser procurar um corretor confiável, que possa orientá-lo na escolha da
melhor apólice. Verifique se ele está inscrito na Superintendência de
Seguros Privados (Susep), que é o órgão regulador do setor.
- Perfil do segurado pode reduzir gasto
Responda ao questionário sobre o perfil do segurado, sem omitir nenhuma
informação e com o máximo de precisão. Esclareça todas as suas dúvidas e
seja o mais preciso possível. Afinal, o questionário será usado para avaliar
o risco que a empresa corre ao segurar o seu veículo.
- Em caso de dúvidas, contate a seguradora
Leia com atenção o contrato e observe as cláusulas. Verifique todas as
informações presentes no contrato. Caso não concorde com algum ponto, entre
em contato com a seguradora.
- Mesmo inadimplente, você pode ter direito à indenização
Se você estiver inadimplente, procure a seguradora para negociar a sua
situação. A seguradora pode rescindir o contrato, assim que for constatada a
inadimplência; no entanto, você deve ser informado com antecedência.
Dependendo do tipo de contrato, você tem direito a receber a indenização,
mas é preciso checar antes a quantidade de meses em atraso.
- Prazo de 30 dias para pagar indenização
Após o recebimento dos documentos exigidos em contrato, a seguradora tem um
prazo máximo de 30 dias para pagar a indenização. Se, após este período, a
quantia ainda não tiver sido paga, você pode entrar em contato com os órgãos
de defesa do consumidor para registrar queixa, uma vez que a seguradora só
pode recusar o pagamento da indenização em casos de fraude.
Na hora de tomar sua decisão, não se concentre apenas no valor da apólice.
Avalie também a amplitude da cobertura, a qualidade do atendimento oferecido
pela seguradora e, é claro, a sua reputação no mercado.
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