Carreira / Emprego - Quais são os desafios que tiram o sono dos profissionais de RH?
Diversas preocupações, que devem ser enfrentadas como desafios, rondam os
profissionais de RH (Recursos Humanos). A primeira delas é o que fazer para
motivar e engajar os funcionários das empresas, rumo à superação dos resultados.
De acordo com Luiz Augusto Costa Leite, coordenador do Comitê de Criação do
CONARH (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas), que acontece de 19 a 22 de
agosto em São Paulo, o que acontece é que o Brasil alcançou um patamar de
competitividade mundial que exige um melhor desempenho dos profissionais
atuantes nas empresas, em relação à produtividade, engajamento e inspiração para
o trabalho, o que pode ser decisivo para a sobrevivência da companhia no mercado
internacional.
Cabe, então, aos gestores de pessoas motivar esses profissionais, atividade
relativa à área de Recursos Humanos, que deve atuar com o objetivo de
compartilhar os ganhos alcançados pelo trabalho em equipe.
Ação estratégica
Conforme disse o coordenador, os gestores de pessoas devem buscar ações
estratégicas, que têm um papel protagonista no cenário econômico. A atuação
desses profissionais deve ser baseada em dois pilares essenciais: a inovação e a
colaboração de suas equipes de profissionais.
"No entanto, estas duas características não se conquistam de modo automático,
mecanicamente, por meio de sistemas de informação ou softwares. Empresas
inovadoras, em que o trabalho colaborativo faz a diferença, dependem
essencialmente da ação de seus Recursos Humanos, daí porque a inspiração e o
engajamento das pessoas é fator decisivo", afirmou Costa Leite.
Diversidades locais
Outro desafio que o profissional de RH encontra, de acordo com o diretor-geral
do CONARH, Luiz Edmundo Rosa, é o da diversidade cultural local. Desde os anos
1970 fala-se em "globalização da economia", uma globalização que, em seus
primórdios, era eminentemente financeira, mas que se ampliou.
"O que vemos agora é o surgimento de empresas onde as metodologias de gestão de
pessoas são globais e precisam levar em conta as complexas diversidades
culturais locais", afirmou o diretor-geral.
Por conta disso, as práticas dos gestores de pessoas devem se tornar cada vez
mais diversificadas, complexas e generalistas, o que exige o envolvimento de
visões de mundo diferentes, como aquelas trazidas pela administração de
empresas, psicologia humana e social, comunicação social, dentre outras.
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