Carreira / Emprego - Conhecer metas da empresa é fundamental para os profissionais
Com raras exceções, os profissionais desconhecem as metas da empresa. Eles
têm noção de suas metas próprias e, às vezes, as do seu departamento, mas só. E
isso é ruim. "Se a empresa democratiza o conhecimento da meta macro, que pode
ser, por exemplo, crescer 50% em 2009, as diversas áreas da empresa irão se
dividir e organizar para atingi-la", explica a coordenadora de Recursos Humanos
da Catho, Fernanda Figueiredo.
"Quando todo mundo luta pelo mesmo objetivo, passa a não existir aquela boiada
que caminha sem saber aonde quer chegar. O profissional fica mais motivado, pois
passa a ter noção da importância do seu trabalho no alcance dessa meta. Ele
percebe que seu trabalho pode fazer diferença", acrescenta ela.
Desse jeito, todos ganham
Líder, empresa e funcionários só ganham com essa democracia. Sem a meta
macro em mente, um profissional não entende o que está fazendo, embora faça.
"Agora, se ele sabe o motivo do seu trabalho, pode criar e inovar. Como é ele
que põe a mão na massa, provavelmente é quem tem mais idéias. Assim, as empresas
formam profissionais com atitude empreendedora, que arriscam mais", conta a
especialista.
Fernanda lembra que diversas empresas adotam a estratégia, como forma de
incentivar as pessoas a pensarem estrategicamente, impulsionando, assim, o nível
de competitividade da empresa frente ao mercado. "Nas pequenas empresas, os
funcionários dificilmente sabem quais são as metas macro, às vezes porque nem a
diretoria sabe quais são elas. Outras vezes, porque as metas mudam diariamente".
"Já nas grandes organizações, o slogan difundido entre os colaboradores é a
própria meta. E os líderes cumprem papel fundamental nesse processo. Por
exemplo, se o objetivo é crescer 50%, eles dizem: pessoal, já conseguimos 25%!",
acrescenta.
O que fazer diante da meta desconhecida
É dever do líder comunicar aos membros da equipe as metas da empresa, o que
deve começar pela diretoria, passar pela gerência e pelos supervisores. Porém,
se em sua empresa as coisas não funcionam exatamente dessa maneira, pergunte
para seu chefe. "Dessa maneira, o profissional demonstra preocupação e
interesse. É um diferencial! É claro que ele deve sentir qual é o melhor momento
para fazer a pergunta", finaliza a coordenadora de RH da Catho.
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