Carreira / Emprego - Falta sincronia entre profissionais de TI e de processos de negócios
A falta de sincronia entre o trabalho dos profissionais das áreas de
Tecnologia da Informação (TI) e de negócios já virou realidade nas empresas
brasileiras, mas você sabe por qual motivo isso acontece?
De acordo com o diretor-executivo do Insadi (Instituto Avançado de
Desenvolvimento Intelectual), Dieter Kelber, o que atrapalha a comunicação dos
setores é a forma como cada um deles enxerga a solução para os problemas.
"Enquanto a área de TI lida com tarefas extremamente lógicas e focadas na forma
do produto ou serviço, o pessoal de processos de negócios pensa de forma
globalizada, transversal, transdisciplinar, colaborativa e, principalmente,
focada no cliente", afirmou.
TI com foco em negócios
O diretor-executivo afirmou que a tendência é que os profissionais de tecnologia
passem a criar soluções de negócios. Em análise recente, ele disse que o Grupo
Gartner concluiu que ser detentor de conhecimentos tecnológicos não é mais
profissão.
"Em outras palavras, com a popularização da informática, o conhecimento está
disseminado entre os demais usuários. Os profissionais de tecnologia saíram da
posição de conforto e devem repensar a forma de atuar de agora em diante",
afirmou.
Cabe, no entanto, aos profissionais da área de processos de negócios buscar mais
informação sobre informática e tecnologia.
Profissionais devem ter noção do todo
Enfim, de acordo com Kelber, diante da globalização, das mudanças constantes e
de muitos desafios, a informação não deve mais ser segmentada. A palavra de
ordem é: somar conhecimentos, usando todos os sentidos e potenciais.
"Quem tiver tendências apenas para um dos lados precisa urgentemente buscar
desenvolver o outro. Este é o caminho para haver uma melhor integração entre os
profissionais de TI e os de processos", afirmou.
|