Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Confira algumas dicas para acompanhar seu planejamento financeiro 

Data: 21/05/2007

 
 

Se montar uma planilha de orçamento e avaliar o que você tem por meio de um balanço patrimonial são medidas que servem para facilitar o seu planejamento financeiro, acompanhar de perto suas metas e seu fluxo de caixa permite uma visão ainda mais clara das suas finanças.

Um dos segredos do bom planejamento é fazer um acompanhamento constante das metas e, para isso, vale a pena gastar algum tempo preparando uma planilha simples, mas objetiva, que facilite esta tarefa.

Previsões versus dados efetivos
O principal objetivo desta ferramenta é permitir que você compare as metas que traçou com os resultados efetivos. Ou seja, você pode avaliar rapidamente se conseguiu atingir ou não os objetivos estabelecidos, flexibilizando o processo de decisão e de possível ajuste, caso necessário.

A forma mais fácil de comparar os dados é colocá-los em seqüência. Ou seja, tente construir uma planilha onde em uma linha você tenha as metas, com a linha seguinte sendo usada para incluir os dados efetivos. Você pode ter uma visualização mais fácil do desvio em relação às metas criando uma terceira linha, que calcule automaticamente a diferença entre as metas e a realidade.

Cada coluna, por sua vez, pode ser usada para avaliar a evolução de suas metas e dos dados efetivos ao longo do tempo. Dependendo do tempo disponível, você pode usar a planilha com dados mensais (mais recomendado) ou anuais. Deste modo, fica fácil: você cria uma matriz onde pode comparar tanto os totais (vertical), como cada um deles ao longo do tempo (horizontal).

Integre com a planilha de orçamento
Lembre-se que você não necessita fazer uma previsão de todas as contas do seu orçamento, somente as linhas principais, como receitas, despesas e a diferença entre elas, a poupança líquida. Portanto, a planilha acaba ficando simples e rápida de preparar.

Uma sugestão para tornar o processo ainda mais eficiente é criar esta ferramenta como uma pasta dentro da sua planilha de orçamento. Isso permite que sejam criados links entre as pastas, de forma que a atualização de uma pasta automaticamente altera os números de outra pasta.

Opção por softwares
Existem também no mercado diversos softwares voltados ao controle do planejamento financeiro, funcionando tanto como uma espécie de planilha de orçamento como uma ferramenta que, baseada nos seu fluxo atual de caixa e nos parâmetros que você especificar, traça uma perspectiva futura de suas finanças.

Caso não queira partir para a alternativa de montar sua própria planilha, vale a pena pesquisar o mercado para adquirir uma ferramenta que atenda suas necessidades.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infomoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Análise técnica (ações)O que é tag along e quais os benefícios para o pequeno investidor?
Análise técnica (ações)Análise técnica: conheça mais sobre os gaps formados nos papéis
Carreira / EmpregoOnde estou e onde deveria estar: quais os desafios na carreira aos 20, 30, 40 e 50?
Finanças pessoaisCasal: Mitos sobre finanças que podem separar um casal
Negócios / EmpreendedorismoMau Negócio...
SegurosAcionar ou não? Utilizar serviços do seguro do carro gera perda de desconto
Cartão de créditoVai cancelar o cartão de crédito? Saiba como proceder
ConsumidorA administração da compra por impulso, pelas empresas e consumidores
Carreira / EmpregoQuando o líder pode usar a emoção?
Impostos / TributosImposto de renda (IR): Quais são os documentos que comprovam a relação de dependência?