Estudar em outro país não implica apenas em tomar providências com relação às
passagens, à hospedagem e ao modo como irá viver. Muito mais do que isso, antes
da viagem, o profissional deve atentar ao fato de ser aceito na instituição de
ensino.
Seja para realizar uma graduação ou uma especialização, sem este aval o sonho
não vira realidade. A carta de aceitação é o caminho para a formação no
exterior, mas é difícil de conseguir. O que não significa que é impossível.
Primeiro passo
Para evitar frustrações, é preciso ser coerente ao querer estudar no exterior.
Não basta apenas escolher o país mais adequado, onde você tem domínio da língua
oficial. É preciso optar pela instituição que é a certa para você.
Uma grande aliada, nesta hora, é a internet. Veja qual universidade do país que
escolheu oferece um curso ideal na área em que atua ou pretende atuar. Elas
devem responder as suas expectativas profissionais.
Depois deste passo, colha todas as informações sobre a universidade, com relação
à grade curricular, ao processo seletivo e à política de ingresso de
estrangeiros.
O contato
Mesmo que você conte com uma agência de viagens para lhe ajudar a preparar a ida
ao exterior, ser aceito pela universidade depende apenas de você. Em primeiro
lugar, deve estar de acordo com as exigências da instituição no que diz respeito
à formação acadêmica.
Além disso, a fluência na língua oficial do país escolhido deve ser perfeita.
Isto porque você deverá ligar para a instituição e mostrar seu interesse em
estudar nela. Este contato, no entanto, será feito enquanto você estiver no
Brasil, o que dificulta a relação.
Neste caso, escreva todas as perguntas pelas quais se interessa na outra língua,
o que deixará a conversa mais dinâmica. No primeiro contato, deixe uma boa
impressão.
Processo
Cada instituição tem uma forma de conceder esta carta, seja por meio de análise
de currículos e certificados, de processos seletivos ou pelo próprio Governo de
cada país. Procure o máximo de informação, estude bastante e boa sorte!