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Finanças pessoais - Congás. Dicas do que fazer em algumas situações: 

Data: 30/05/2007

 
 

Eu posso mudar a data de vencimento da minha conta de gás?
Sim. A concessionária deve oferecer 6 datas de vencimento diferentes para você escolher o melhor dia para fazer o pagamento.

Se eu atrasar o pagamento, a concessionária pode cortar o fornecimento de gás?
Sim, avisando o consumidor pelo menos 48 horas antes de efetuar o corte. Se o corte for indevido, a concessionária deverá restabelecer o fornecimento em, no máximo, 4 horas.
 

E se eu fizer o pagamento, quanto tempo leva para a religação?
A concessionária tem até 2 dias úteis para fazer a religação, a contar da data em que você fizer o pagamento.

E se a concessionária não cumprir os prazos?
Para cada tipo de serviço como ligação e religação do gás canalizado, assistência técnica e outros, a concessionária deve informar e cumprir o prazo estabelecido. Se houver atraso, ela deverá pagar multa específica para cada caso, diretamente ao usuário.

A concessionária pode cobrar multa por atraso de pagamento?
Sim, até 2% do valor devido, acrescido de juro de mora diário de 0,033%.

E se eu não concordar com o valor da conta?
Se você achar que o fornecimento indicado em sua conta não está correto, ligue para a concessionária e peça a verificação de leitura.

Gás natural e gás de cozinha (GLP) são a mesma coisa?
Não, suas composições são bem diferentes. O gás de botijão (GLP, ou Gás Liquefeito de Petróleo), composto basicamente por propano e butano, é altamente tóxico e inflamável. Já o gás natural é composto principalmente por metano e etano e, além de ser mais leve que o ar (o que faz com que se dissipe em caso de vazamento), não é tóxico.

Como é feito o registro de consumo de gás natural para efeito de pagamento?
O volume consumido de gás é obtido através de aparelhos registradores que calculam o volume em metros cúbicos para todos os consumidores, sejam eles industriais, residenciais ou comerciais.

E se eu quiser fazer uma reclamação?
Sempre que você tiver uma queixa, ligue primeiro para a concessionária. Se o problema não for resolvido pela concessionária ou se você não estiver satisfeito com o atendimento, entre em contato com a Ouvidoria da CSPE, pelo telefone: 0800-555591 (ligação gratuita) ou pelo e-mail: cspe@sp.gov.br.

O que eu faço em caso de vazamento de gás canalizado?
Sempre que você verificar vazamento em sua instalação interna ou na rede externa, avise a concessionária: ela tem até duas horas para estancar o vazamento.

Cuidados com o botijão de gás

  • Identifique o distribuidor e verifique o estado geral do botijão (lacre, amassamento, pintura);
  • Guarde o botijão em local ventilado e longe de fonte de energia elétrica;
  • Para rosquear o regulador (registro) no botijão gire a borboleta no sentido horário, utilizando somente as mãos;
  • Teste vazamento utilizando espuma de sabão. Se borbulhar é sinal de vazamento. Nunca use fósforo ou isqueiro para fazer o teste, pois há risco de explosão;
  • A mangueira deverá ter no máximo 80 cm, ser transparente, com uma faixa amarela e a indicação NBR 8613 e data de validade;
  • Não utilize o botijão de gás deitado;
  • Feche sempre o registro geral após o uso do fogão;
  • Em lampião e fogareiro utilize somente a botija de 2Kg.

    Em caso de emergência (vazamento, fogo, explosão) ligue para o telefone 193 - Corpo de Bombeiros.
    Fonte: DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
    Telefone de Emergência: 199
  • O gás natural é distribuído em botijões?
    Não, ele é transportado por tubulações e, futuramente, a distribuição será realizada através da canalização.
     



     
    Referência: -
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :