Eu posso mudar a
data de vencimento da minha conta de gás?
Sim. A concessionária deve oferecer 6 datas de vencimento diferentes
para você escolher o melhor dia para fazer o pagamento.
Se eu atrasar o pagamento, a
concessionária pode cortar o fornecimento de gás?
Sim, avisando o consumidor pelo menos 48 horas antes de efetuar o
corte. Se o corte for indevido, a concessionária deverá restabelecer o
fornecimento em, no máximo, 4 horas.
E se eu fizer o pagamento, quanto
tempo leva para a religação?
A concessionária tem até 2 dias úteis para fazer a religação, a
contar da data em que você fizer o pagamento.
E se a concessionária não cumprir os
prazos?
Para cada tipo de serviço como ligação e religação do gás canalizado,
assistência técnica e outros, a concessionária deve informar e cumprir o prazo
estabelecido. Se houver atraso, ela deverá pagar multa específica para cada
caso, diretamente ao usuário.
A concessionária pode cobrar multa
por atraso de pagamento?
Sim, até 2% do valor devido, acrescido de juro de mora diário de
0,033%.
E se eu não concordar com o valor da
conta?
Se você achar que o fornecimento indicado em sua conta não está
correto, ligue para a concessionária e peça a verificação de leitura.
Gás natural e gás de cozinha (GLP)
são a mesma coisa?
Não, suas composições são bem diferentes. O gás de botijão (GLP, ou
Gás Liquefeito de Petróleo), composto basicamente por propano e butano, é
altamente tóxico e inflamável. Já o gás natural é composto principalmente por
metano e etano e, além de ser mais leve que o ar (o que faz com que se dissipe
em caso de vazamento), não é tóxico.
Como é feito o registro de consumo de
gás natural para efeito de pagamento?
O volume consumido de gás é obtido através de aparelhos registradores
que calculam o volume em metros cúbicos para todos os consumidores, sejam eles
industriais, residenciais ou comerciais.
E se eu quiser fazer uma reclamação?
Sempre que você tiver uma queixa, ligue primeiro para a
concessionária. Se o problema não for resolvido pela concessionária ou se você
não estiver satisfeito com o atendimento, entre em contato com a Ouvidoria da
CSPE, pelo telefone: 0800-555591 (ligação gratuita) ou pelo e-mail:
cspe@sp.gov.br.
O que eu faço em caso de vazamento de
gás canalizado?
Sempre que você verificar vazamento em sua instalação interna ou na
rede externa, avise a concessionária: ela tem até duas horas para estancar o
vazamento.
Cuidados com o botijão de gás
Identifique o distribuidor e verifique o estado geral do botijão (lacre,
amassamento, pintura);
Guarde o botijão em local ventilado e longe de fonte de energia elétrica;
Para rosquear o regulador (registro) no botijão gire a borboleta no sentido
horário, utilizando somente as mãos;
Teste vazamento utilizando espuma de sabão. Se borbulhar é sinal de
vazamento. Nunca use fósforo ou isqueiro para fazer o teste, pois há risco de
explosão;
A mangueira deverá ter no máximo 80 cm, ser transparente, com uma faixa
amarela e a indicação NBR 8613 e data de validade;
Não utilize o botijão de gás deitado;
Feche sempre o registro geral após o uso do fogão;
Em lampião e fogareiro utilize somente a botija de 2Kg.
Em caso de emergência (vazamento, fogo, explosão) ligue para o telefone 193 -
Corpo de Bombeiros.
Fonte: DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO DE SÃO
PAULO
Telefone de Emergência: 199
O gás natural é
distribuído em botijões?
Não, ele é transportado por tubulações e, futuramente, a distribuição
será realizada através da canalização.