Carreira / Emprego - Aprenda a vender suas idéias para a diretoria, com a elaboração de projetos
Nada mais frustrante do que ter uma grande idéia que poderia acrescentar
muito à empresa, mas que não é aprovada pela diretoria. Saiba que esse não é o
único risco de ter uma boa sugestão. Em uma reunião, simplesmente falar de sua
idéia, sem argumentos e estudos que dão base a ela, pode "queimar seu filme",
segundo o palestrante e professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), Cláudio
Tomanini.
"O profissional brasileiro tem um monte de idéias, mas não as conceitua em
projeto. O pensamento mais comum é: vou dizer o que é melhor para ser feito, se
a empresa não comprar, o problema é dela", explica o professor. "De boas idéias,
o inferno está cheio!", brinca ele.
Etapas
Vale ressaltar que as idéias são sempre bem-vindas e elas podem levar a uma
promoção. Se der certo, a diretoria verá o profissional que concedeu o projeto
com outros olhos. O processo de venda da idéia pode ser separado em etapas.
A primeira é o sonho, ou seja, a concepção dela. Depois, é a hora do pré-projeto
de viabilidade ou estudo de pré-viabilidade, que é seguido pelo projeto de
viabilidade e pelo projeto final de implantação. A última fase é a da realização
em si.
"É importante mostrar à diretoria como fazer, quanto irá custar, quais são as
vantagens e qual é o ponto forte do projeto. Por exemplo, a minimização dos
riscos", explica, ao lembrar que hoje existem cursos de MBA e pós-graduação
voltados ao gerenciamento de projetos, tamanha a importância do tema.
"Idéias são bem-vindas, mas como implantá-las, o motivo para acatá-las e quanto
custará implantá-las são facetas essenciais. Prove que é uma boa idéia e que
vale a pena destinar tempo a ela, sempre tendo em mente as três coisas que as
empresas querem: arcar com suas responsabilidades, lucro e perpetuação do
negócio", avalia.
Afinal, o que é um projeto?
Segundo Tomanini, a dificuldade das pessoas no dia-a-dia do trabalho começa no
entendimento do que é um projeto. "Existem aqueles que acreditam que um projeto
é um simples desejo individual ou coletivo, enquanto outros já sabem que se
trata de um empreendimento econômico".
Ele ressalta que os profissionais têm a crença de que projetos são sempre
complexos, o que não é verdade. "Um projeto pode ser a obtenção de patrocínio
para um pequeno evento ou a entrada em novos mercados", enfatiza.
Procedimento
Não há dúvidas de que simplesmente dar uma idéia não é bom, sendo importante
apresentar um estudo sobre ela. Mas é claro que ninguém fará todo um estudo de
viabilidade econômica de uma idéia ou uma pesquisa acerca dos problemas
enfrentados pela empresa, sem o conhecimento da cúpula administrativa. Para
isso, existe o pré-projeto.
No pré-projeto, está a fase em que a empresa se encontra e aonde ela quer
chegar, segundo a missão, os valores e os objetivos da organização. Também faz
parte dele a análise dos motivos do projeto, a avaliação das causas dos
problemas ou dos riscos e pontos fortes e fracos da empresa na comparação com
seus concorrentes.
Na definição do professor, no pré-projeto de viabilidade (ou estudo de
pré-viabilidade), as informações reunidas são preliminares, sem um detalhamento
suficiente a convencer o empresário a canalizar recursos para o empreendimento.
Como resultado, ele indica a viabilidade em princípio e a necessidade de
aprofundamento das pesquisas e estudos para posterior elaboração do projeto em
si.
Em outras palavras, não é com o pré-projeto que a alta administração irá decidir
o orçamento a ser destinado ao projeto, mas é por meio dele que o profissional
consegue o aval para elaborar o projeto em si. O motivo central do pré-projeto é
que, não raro, a elaboração do projeto demanda muito tempo e recursos.
Orçamento
Uma vez elaborado o projeto, já se tem idéia do quanto sua implantação irá
custar. O problema é que muitos empresários podem reduzir o orçamento. Nessas
horas, não bata o pé dizendo que é impossível, mas também jamais aceite sem
argumentar, sob a pena de manchar sua imagem profissional. Mostre o que é
possível fazer com a quantia estipulada pela diretoria, o que a empresa perde e
ganha com esse orçamento e quais resultados são possíveis atingir. Seja
realista.
"O ideal é ter um plano B. O plano A será o orçamento ideal e o B seria o quanto
a empresa de fato destinaria - o que dá para prever de acordo com a cultura
empresarial. 60% ainda é melhor do que nada, mas não é 100%".
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