"A dança das cadeiras é hoje algo impressionante. Perder um gestor ou um
profissional técnico estratégico pode ser um baque. Ainda que o ditado popular
diga que ninguém é insubstituível, encontrar e formar um substituto pode não
ocorrer do dia para a noite", alerta a pedagoga pela PUC-SP e diretora da área
de planejamento organizacional da Ohl Braga Consultoria, Maria de Fátima Ohl
Braga, que defende que a gestão por competências é essencial para a retenção de
talentos, mesmo nas pequenas empresas.
Em primeiro lugar, por conta da sustentabilidade. Exemplos comuns nos dias
atuais são as empresas fornecedoras de produtos ou serviços e as grandes
organizações. Elas precisam se adequar às exigências referentes à governança
corporativa e, por isso, passam por auditorias periódicas.
A gestão por competências é uma ferramenta muito confiável para apresentar aos
auditores, uma vez que comprova que os funcionários são avaliados de tempos em
tempos, de forma a auxiliar seu desenvolvimento. Mostra ainda que suas
qualificações e competências estão de acordo com a função exercida. Ou seja,
prova que a empresa cresce, mas de forma sustentável.
"A gestão por competências garante aos empresários a chance de mostrar ao
mercado cada vez mais concorrido que seus funcionários apresentam os
diferenciais competitivos exigidos na atualidade".
Avaliação de desempenho
Um dos instrumentos da gestão por competências é a avaliação de desempenho. Com
ela, o gestor da equipe entra em contato com eventuais gaps de
performance que seus profissionais apresentam e propõe planos de ações em busca
de melhoria. Dessa maneira, atinge mais rapidamente, e de forma mais efetiva, os
resultados pretendidos pela empresa.
"A gestão por competência possibilita conhecer melhor os potenciais de seus
talentos e aproveitá-los de forma assertiva, em oportunidade de crescimento
horizontal; promover a transparência na empresa, uma vez que os profissionais
passam a saber quais são os requisitos de outras áreas, podendo, inclusive,
saber que ações têm de ser implementadas para se chegar a outras áreas
diferentes", diz Maria de Fátima.
Transparência na distribuição de benefício é essencial
A gestão por competências ainda permite identificar quem são os colaboradores
que têm condições de receber benefícios mais significantes. Consegue também
identificar, mais assertivamente, quais são os planos de custos que a empresa
precisa programar para corrigir os profissionais que não estão a contento.
"Mas nenhum passo pode ser dado sem que haja transparência em todo o processo.
Essa é uma medida que agrega valor econômico às empresas. Ao colaborador, é uma
oportunidade de dar um upgrade em suas competências profissionais e
emocionais", completa a especialista.