Como fazer a Descrição da Empresa do seu Plano de Negócios
Esta é a seção do plano na qual você apresenta um breve resumo da
organização da sua empresa ou negócio, sua história, seu status atual e suas
projeções futuras para pesquisa e desenvolvimento, se for o caso. Enfatize
as características únicas de seu produto ou serviço e diga como você pode
beneficiar o cliente. Dê uma idéia do que você espera conseguir em três ou
cinco anos. A descrição legal da empresa deve conter o seguinte:
Nome da empresa: O nome da empresa deve estar registrado
legalmente antes da abertura do negócio.
Tipo de empresa e enquadramento: micro, pequena ou média
empresa, sociedade anônima, companhia limitada, corporação etc. Cada tipo
tem diferentes vantagens e desvantagens em relação à legislação (impostos,
financiamentos, obrigações etc.) e também em relação ao ambiente externo
(bancos, fornecedores etc.).
Responda a questões como quando e porque esta empresa foi criada, a
natureza dos serviços ou produtos fornecidos, como ela se desenvolveu, e o
que está sendo planejado para o futuro.
Exemplo de Descrição do Negócio:
CorteCana é uma empresa que foi criada em 1984 para satisfazer a
demanda de componentes para a indústria de implementos agrícolas. Esta
indústria teve crescimento moderado com um aumento no número de contratos a
partir de 1996, em função do aquecimento do mercado de colheitadeiras de
cana de açúcar. As projeções indicam uma demanda crescente pelo tipo de
produto que a empresa produz. A CorteCana mantém uma margem competitiva
através da entrega imediata de produtos, de excelentes relações com os
clientes e de sua capacidade de se adequar às suas necessidades.
A empresa está instalada estrategicamente em uma área de 20.000 m e
deseja satisfazer a demanda crescente por seus produtos através da compra de
equipamentos mais modernos, os quais possibilitarão encomendas num âmbito
mais amplo, maior capacidade de adequar-se às necessidades dos clientes,
custos mais baixos por unidade e redução do tempo de processo.
1. Equipe Gerencial
Investidores potenciais de um novo negócio perguntarão: "Por que
deveríamos investir o nosso dinheiro na sua equipe gerencial"? Como o dono
do negócio, algumas das perguntas que você fará são: "Quais são as áreas
chave de gerenciamento do meu negócio?"; "como a organização será
estruturada?; "Quem gerenciará o negócio?; "Que ajuda externa pode ser
necessária?"; "Quantos empregados serão necessários e quando eles devem ser
contratados?". Essas perguntas podem ser respondidas através do
desenvolvimento de um planejamento organizacional realista.
As necessidades do seu gerenciamento e do seu pessoal serão determinadas
pela capacidade dos donos do negócio, pela quantidade de tempo que eles
serão capazes de dedicar ao negócio e pela demanda do mercado. Negócios
pequenos normalmente começam com os donos fazendo a maior parte do trabalho.
O mesmo raciocínio vale para as empresas jovens, com o gerente executando a
maior parte do trabalho.
À medida que o negócio cresce e as vendas aumentam, mais pessoal é
necessário. Faça uma previsão de como a sua empresa crescerá e quantos
funcionários adicionais serão necessários. Política de contratação,
descrição de cargo e contratos de funcionários são todos parte de um plano
organizacional. Diga como os funcionários receberão: salários, benefícios,
bônus, férias e outros direitos trabalhistas.
Um quadro organizacional pode mostrar áreas de responsabilidade e o
pessoal a cargo de cada seção juntamente com o número de funcionários a
serem gerenciados. Por exemplo, você pode precisar de pessoas chave a cargo
do marketing, administração, finanças e operações. Cada um destes indivíduos
pode ter funcionários que eles supervisionarão. O financiador será capaz de
identificar as pessoas chave no seu negócio e você terá uma representação
gráfica do seu gerenciamento e pessoal.
Faça uma descrição dos líderes da sua empresa e mostre o seu organograma.
O perfil dos gerentes deve combinar habilidade nas áreas técnica e
gerencial. A equipe de gerentes deve estar formada de tal maneira que sirva
como suporte e força das áreas chave envolvidas com os objetivos e metas.
Lembre-se: Os investidores normalmente investem em pessoas, que são o
principal ativo das empresas nascentes. E quanto mais capacitadas em
técnicas de gestão e experientes essas pessoas são, melhores as chances da
empresa conseguir o capital solicitado!
Apresente resumidamente uma lista das responsabilidades por metas
específicas. Por exemplo:
• Presidente: Desenvolve e mantém a visão da empresa. Supervisiona o
marketing, desenvolvimento de produto, produção e finanças, serviço aos
consumidores etc. Aprova as obrigações financeiras. Procura novas
oportunidades de negócios e alianças estratégicas com outras empresas.
Planeja, desenvolve e estabelece políticas e objetivos do negócio em
acordo com a diretoria. Dirige e coordena programas financeiros para
prover fundos para novas operações no sentido de maximizar retorno sobre
investimento e aumentar a produtividade.
• Gerente de Marketing: Gerencia o planejamento de mercado, propaganda,
relações públicas, promoção de vendas e Merchandising. Identifica novas
oportunidades de mercado e avalia a concorrência. Identifica e
estabelece estratégias para atingir mercados estrangeiros.
• Gerente de Vendas: Dirige o staff, treina e avalia o desempenho para
desenvolver e controlar o programa de vendas. Gerencia as vendas
estabelecendo territórios, quotas e metas e se relacionam com
distribuidores. Analisa estatísticas para formular políticas e assistir
os revendedores nas promoções de vendas.
• Gerente Financeiro: Gerencia o capital de trabalho, incluindo contas a
receber, estoques, caixa e títulos negociáveis. Elabora e controla
orçamentos de capital e orçamentos de caixa. Responsável pela elaboração
de demonstrações financeiras, fontes de financiamento externas e
condições de financiamento.
• Gerente de P&D: Dirige e coordena atividades relacionadas com Pesquisa e
Desenvolvimento de conceitos, idéias, especificações e aplicações para o
desenvolvimento de novos produtos e serviços. Supervisiona
desenvolvimento de produto incluindo controle de qualidade, distribuição
física, desenho e embalagem.
• Gerente de Operações: Dirige produção, compra de materiais, serviços de
campo, manutenção e serviço ao cliente.
• Controller: Dirige os assuntos financeiros da organização. Prepara
análise das demonstrações financeiras e das operações para a gerência.
Prepara análise com a posição financeira da empresa quanto a entradas,
despesas e lucro com base nas operações presentes e futuras. Dirige a
preparação de orçamentos e planejamento financeiro. Relaciona-se com
auditoria externa da contabilidade da empresa.
É importante incluir, em anexo ao Plano de Negócios, um Curriculum Vitae
resumido dos principais executivos, onde devem constar estudos realizados,
experiência profissional e principais resultados profissionais (se for o
caso).
2. Estrutura Legal
Prossiga descrevendo a estrutura legal da sua empresa. Se você é o
gerente, diga quais são as suas habilidades e inclua um Curriculum Vitae
resumido. Seja honesto sobre as áreas nas quais você precisará de ajuda e
diga como você fará para obtê-la. Você contratará um assistente, trabalhará
com um contador ou precisará dos serviços de um profissional de marketing?
Se você formou uma sociedade, explique porque os sócios foram escolhidos,
o que eles trazem para a companhia e como suas habilidades complementam-se
umas às outras. Mostre a experiência e qualificações deles incluindo também
as cópias de seus currículos.
Inclua uma cópia do seu acordo de sociedade na seção de Anexos. O seu
acordo deve incluir reservas para a saída de sócios ou para a dissolução da
companhia. Ele deve conter como será feita a distribuição de lucros e a
responsabilidade financeira por qualquer perda. Explique como se chegou aos
termos deste acordo.
Se você prevê mudanças na sua estrutura legal no futuro, faça previsões
com relação a porque você mudaria, quando a mudança aconteceria, quem seria
envolvido e como a mudança beneficiaria a empresa. Consulte esta seção para
informação sobre a estrutura legal ao completar o módulo financeiro do
negócio.
3. Localização
Localização é uma questão de marketing, mas também será discutida nesta
seção. Por exemplo, se você está abrindo uma loja de varejo e precisa estar
diretamente acessível aos seus clientes, a sua escolha do local será
determinada pelo seu mercado alvo e seria, portanto, considerada no seu
plano de marketing. Se você é um fabricante, no entanto, e despacha suas
mercadorias através de empresas transportadoras, sua localização pode não
estar diretamente ligada ao seu mercado alvo, mas a um estudo logístico que
o otimize o desempenho da distribuição.
Você pode começar com uma sentença do tipo:
DeltaMarina está instalada em um prédio de 8.000m, localizado na Av. das
Nações Unidas 5048, em São Paulo. Este espaço foi escolhido pela facilidade
de acesso, boas condições de segurança, baixo custo do m e proximidade das
fontes de suprimentos.
Agora desenvolva cada razão e fundamente suas declarações com uma
descrição física do local e uma cópia do contrato de aluguel, se for o caso.
Desta forma você terá a informação financeira necessária para projeções de
custo mensal para o fluxo de caixa. O valor da propriedade possuída será
transferido para a folha de balanço na seção do Plano Financeiro.
Informe as razões da escolha do seu local. Liste outros locais possíveis
e diga porque deu preferência a este. Você pode incluir cópias de
fotografias, lay-out ou desenhos do local na seção Anexos.
Um formulário de análise do local é útil como um guia para escrever a
análise do local. Cubra apenas os tópicos relevantes para o seu negócio. No
caso de uma empresa, explique porque ela se encontra instalada no local em
que está de acordo com as sugestões acima.
4. Manutenção de Registros
Mostre no seu Plano de Negócios qual é o sistema contábil utilizado e
porque ele foi escolhido. Que parte da contabilidade será feita
internamente? Quem será responsável pela manutenção dos registros? Você irá
utilizar um contador externo? Em caso positivo, quem na sua empresa será
responsável pela avaliação do serviço do contador? É necessário mostrar não
somente que a sua contabilidade é cuidada mas também que você tem maneiras
de analisar o desempenho da empresa a partir dos dados que ela mostra e
decidir de forma a torná-la mais lucrativa. Após ler esta seção, um agente
financiador deve ter certeza de que você é capaz de gerar e manter registros
confiáveis e que possam ser auditados.
A manutenção de registros é de fundamental importância não somente para
efeito de auditoria mas principalmente porque um sistema de rastreamento de
informações de registros pertinentes em todas as áreas do negócio é um passo
decisivo para a implantação de um sistema da qualidade. Pense em algo
semelhante para a sua empresa.
5. Seguro
Seguro é uma consideração importante para qualquer tipo de negócio. A
confiabilidade do produto é uma consideração maior, especialmente em algumas
indústrias. O setor de serviços preocupa-se com a confiabilidade do seu
pessoal, assegurando os bens do cliente durante o manuseio e o transporte de
bens. No caso de serem utilizados veículos para o transporte, seu seguro
deve refletir o uso.
Se você é proprietário do imóvel, o seguro deve refletir o uso que lhe é
dado. Considere os tipos de cobertura apropriados ao seu negócio. Diga o
tipo de cobertura que você tem, porque a escolheu, qual é o período de tempo
da cobertura e quem é o agente segurador.
Mantenha suas informações de seguro atualizadas. Você pode, por exemplo,
manter um Formulário de Seguro incluído nos Anexos. Use-o para manter e
atualizar as informações.
6. Segurança
Apesar de não existirem estatísticas disponíveis no Brasil, dados da
Câmara Americana de Comércio mostram que cerca de 30% das falências ocorrem
por desonestidade de funcionários e clientes, incluídos aí não somente os
furtos de mercadorias, mas também de informações. Inclua o assunto segurança
no seu Plano de Negócios. Antecipe-se aos problemas de segurança que possam
ocorrer em áreas sujeitas a riscos e diga que medidas adotou e porque
escolheu esta forma de garantir a segurança.