Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Economizar / Poupar - Leilão virtual nem sempre garante economia 

Data: 15/07/2008

 
 
No entanto, o economista Rubens Mazzali, chefe do Escritório de Sustentabilidade Estratégica do ISAE/FGV, alerta para o fato de que o mesmo dificilmente acontece entre os consumidores brasileiros. "Nos leilões, as pessoas não economizam, porque, para conseguir a mercadoria, elas dão lances com o maior valor que estão dispostas a pagar pelo produto. Não há a opção da pechincha, ou a busca pelo menor valor. Para conseguir realizar a compra você precisa estar disposto a pagar mais do que todas as outras pessoas que estão disputando o mesmo produto", explica.

Mazzali afirma que, apesar dessa desvantagem, os leilões são muito populares no País. "Como em todo o mundo, sites de leilão virtual no Brasil são muito populares. Eu acredito que isso acontece porque as pessoas não percebem que, ao oferecer o valor mais alto, elas perdem a chance de fazer uma pesquisa de preço e negociar preços menores até do que elas estão dispostas a gastar".

Oportunidade
Uma boa oportunidade para conseguir bons preços em sites de leilão é aproveitar produtos que estão sendo oferecidos com algum erro de grafia no nome e, por isso, recebem poucos lances.

Nos Estados Unidos, um site chamado Branica.com possui um serviço que permite aos compradores procurar ofertas no eBay com poucos lances, devido a erros de digitação no nome ou na descrição do produto. O serviço, gratuito, garante que é possível economizar até 80% dessa forma.

No Brasil, ainda não há nenhuma ferramenta semelhante.

Cuidados
Como os sites de leilão não se responsabilizam pela entrega dos produtos ofertados, deixando a responsabilidade para o comprador e o vendedor, é preciso ficar atento. Veja algumas dicas:

 
  • Verifique as qualificações que o vendedor recebeu de outros compradores. Veja quantas qualificações positivas ele possui, de que tipo de transações participou, como elas terminaram, quem o qualificou e há quanto tempo ele é membro da comunidade;
     
  • Verifique se a página do anúncio segue o padrão estético e organizacional das demais páginas;
     
  • Esclareça todas as suas dúvidas sobre o que irá comprar. Compare com produtos oferecidos por outros usuários e faça perguntas ao vendedor. Confirme o prazo de garantia e possibilidade de devolução, caso haja algum problema no produto;
     
  • Preste atenção em todas as informações oferecidas a respeito do produto e peça para ver fotos do produto e salve tudo no seu computador. O anúncio pode servir de prova, caso você receba algo diferente do que pediu;
     
  • Se o preço do produto for muito menor do que o preço de mercado, fique atento a possíveis fraudes;
     
  • É recomendado que o pagamento do produto seja feito somente mediante a entrega. Para isso, o Sedex a cobrar é uma boa opção;
     
  • Se você optar por depositar dinheiro na conta do vendedor, antes de receber o produto, veja se o nome do vendedor é o mesmo do titular da conta. Procure não depositar o valor na conta de terceiros. Se o único telefone de contato do vendedor for um celular, exija um número de telefone residencial ou comercial e até mesmo um comprovante de residência.

    O Procon-SP informa que, em compras via leilão, o Código de Defesa do Consumidor poderá ser aplicado, quando o vendedor, pessoa física ou jurídica, desenvolver atividade regular no mercado de consumo, mesmo que a oferta por leilão seja ocasional, ou, ainda, quando há remuneração pelo consumidor do serviço prestado pelo site.

    Nas relações entre particulares, aplica-se o Código Civil. Por isso, consumidor deverá redobrar a atenção com informações sobre o produto ou serviço pretendido e aquelas que permitem identificar o vendedor e sua localização física. Estes dados são importantes, caso seja necessário acionar o vendedor administrativa ou judicialmente.


  •  
    Referência: Administradores.com.br
    Autor: Infopessoal
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :