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Plano de Negócios - Como analisar um Plano de Negócios 

Data: 30/05/2007

 
 

O Plano de Negócios (PN) é a principal ferramenta de gestão do empreendedor. Eu digo ferramenta, pois auxilia o empreendedor a estruturar, de forma escrita, seus pensamentos, visões, estratégias, alocação de recursos, enfim, a definir o caminho a seguir. Existem muitas formas de se desenvolver um PN e também existem muitas estruturas possíveis. Porém, ao analisar um PN este documento deve propiciar ao leitor respostas razoáveis e objetivas sobre determinadas áreas de um negócio, a saber: o modelo de negócios e a oportunidade; o mercado-alvo e análise de competidores; a estratégia de marketing e a projeção de vendas; a composição da equipe; os produtos e serviços e suas vantagens competitivas; a estrutura e os processos de negócio; índices e projeções financeiras e, caso se aplique, a descrição dos termos de negociação com eventuais investidores.

Assim, ao analisar um PN, essas são as seções mais importantes que deverão estar estruturadas de forma coesa, simples, mas que levem ao leitor a essência de seu negócio e seus diferenciais. Eu costumo analisar um PN partindo de questões essenciais: Qual o mercado-alvo? Qual a oportunidade identificada neste mercado?. Procuro identificar se o autor do PN realmente identificou um nicho de mercado pouco explorado e/ou se está propondo algo inovador e que represente realmente uma oportunidade.

Após está análise inicial, foco minha atenção na composição da equipe: Como está estruturado o time? Qual a experiência de cada pessoa na equipe? O que elas já fizeram no passado? Porque são as pessoas mais adequadas para gerir este negócio? O time está completo? Caso não esteja, há uma clara estratégia para complementar o time?. São várias questões que podem ser respondidas em poucos parágrafos ao analisar o perfil dos responsáveis pelo negócio.

Em uma terceira etapa, procuro entender as necessidades de recursos do negócio, as projeções financeiras e as reais perspectivas de retorno. Analiso as projeções de vendas e as premissas utilizadas pela equipe, sua consistência e se os números são atrativos (se o retorno proporcionado pelo negócio se mostra atraente o suficiente comparando-se com demais alternativas de investimento existentes no mercado). Neste momento, há a necessidade de se analisar também os riscos e os cenários que levarão a um melhor resultado ou não para o negócio.

Só depois destes três passos iniciais eu passo a analisar as demais seções do PN e sua aderência ao conceito do negócio. Às vezes, um PN que parece bem estruturado não traz nada muito inovador ao mercado e, por isso, nem sempre se mostra atrativo. O contrário também se aplica: uma proposta de negócio muito inovadora, porém mal estruturada, não permite que o leitor se interesse pela empresa . Há vários outros aspectos importantes que não podem ser esquecidos ao se analisar um PN.



 
Referência: Empreendedorismo
Autor: Prof. Dr. José Dornelas
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