Carreira / Emprego - Resultados x pessoas: perigo de RH é focar somente nos números
Intermediários nas relações trabalhistas dentro das empresas, os
profissionais de RH (Recursos Humanos) correm um risco: focar apenas em medidas
para os acionistas. "O grande perigo é que eles fiquem mais preocupados em
atender a empresa do que em olhar para o que os colaboradores precisam", afirmou
a sócia-diretora da F&M Consultores, Fátima Motta.
O equívoco pode ocorrer quando há falta de visão da área de RH e ela fica
tendenciosa aos números. "São os valores que sustentam os resultados, e os dos
profissionais precisam estar alinhados aos da empresa. O RH precisa ser
estratégico, mas não pode focar só em resultados quantitativos".
Conseqüência
As conseqüências deste tipo de atitude são a perda de talentos e desmotivação
dos funcionários, porque eles não se sentem valorizados. A partir do momento em
que as necessidades deles não são atendidas, também há falta de empenho, o que
compromete a busca pelos resultados.
Por esse motivo, fortalecer o time da empresa é fundamental. Os gestores, por
exemplo, podem ser os primeiros a não vivenciarem os valores da companhia, por
serem pressionados pela demonstração de resultados. "Às vezes, é por falta de
preparo mesmo, por não saberem que devem gerir a equipe".
Neste caso, o profissional de RH pode ajudá-los a se voltarem para as pessoas e
não somente para os números.
Histórico
Quando surgiu nas empresas, a profissão de recursos humanos começou com a
administração de pessoal. Sua função básica era a contratação de funcionários e
a administração da folha de pagamento. Porém, aos poucos, cresceu e se tornou
estratégica, voltando-se aos objetivos da empresa.
"O setor de RH pecou muito por não ver, durante um bom tempo, a importância da
estratégia", afirmou Fátima.
De acordo com ela, a visão do profissional de RH deve ser sistêmica e macro dos
negócios. O perigo é ter um foco fragmentado. "Hoje, o recurso humano é
fundamental e ser gestor nessa área é ter responsabilidade com relação à empresa
e às pessoas. Se ele tem noção de seu papel, consegue que os resultados sejam
alcançados com comprometimento e pessoas satisfeitas".
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