Carreira / Emprego - Aprenda a avaliar seu processo de coach e medir os resultados da orientação
"O processo de coaching está diretamente relacionado a um profundo
relacionamento entre o orientador e o orientado, em que o primeiro se despe de
uma postura que o distancia do segundo (de dono da verdade e da razão) para uma
postura de guia, de condutor, colocando-se a serviço, construindo o caminho pelo
qual o orientado irá construir seu aprendizado", afirma o consultor em processos
de mudança do IDORT/SP - instituto de aperfeiçoamento profissional, Luiz David
Carlessi.
Isso significa que um bom coach não fica atrelado somente aos resultados
práticos, preocupando-se com o sucesso e o desenvolvimento gradual do cliente.
"A construção do aprendizado é responsabilidade e mérito do orientado. É ele
quem irá traçar seu caminho e assumir os riscos e benefícios disso. Trata-se de
um 'contrato' fechado com o coach, no qual o profissional se compromete a
atingir um resultado, seja ele de adquirir competências e/ou produzir uma
mudança específica", diz.
Resultadoo
O coach deve permanecer com o orientado até o momento em que ele atinge o
resultado esperado em toda sua plenitude. "A questão de resultados é um fator
fundamental no processo de coaching, pois o termo por si só pressupõe a obtenção
de resultados claros, negociados e dentro de uma dimensão de tempo bem
estabelecida", aconselha Carlessi.
O ICF (International Coaching Federation) conceitua coaching como descobrir,
esclarecer e ficar alinhado com o que o orientado deseja alcançar, encorajar a
autodescoberta, trazer à tona as estratégias e soluções geradas pelo orientado e
mantê-lo como responsável e encarregado pelo seu processo de desenvolvimento.
Podemos dizer também que é o processo de desenvolvimento de competências,
investigação que promove a descoberta de fraquezas e qualidades e o aumento da
consciência de si.
O coach ideal
"O coach desenvolve todos os aspectos da competência para que o líder possa
executar bem sua tarefa e, preferencialmente, atinja um desempenho conhecido
como peak performance. Ao contrário dos workaholics, a pessoa que trabalha em
peak performance é focada em resultados e é capaz de gerar resultados, sem
comprometer sua existência humana. Portanto, o desenvolvimento exigido abrange
todas as áreas da vida: profissional, financeira, física, ontológica, social, de
relacionamento íntimo, intelecto, emocional e lazer", acrescenta.
AA conclusão é que o coach precisa:
- formar profissionais e fomentar o autodesenvolvimento;
- impulsionar o desejo de melhorar ao longo do tempo e se tornar mais
produtivo;
- saber usar linguagem apropriada ao nível de habilidade, da linguagem e
da cultura do colaborador que está sendo treinado;
- dar instruções claras;
- ter paciência;
- demonstrar as habilidades a serem desenvolvidas;
- acompanhar, dar exemplos pertinentes ou fazer analogias;
- providenciar recursos materiais ou equipamentos;
- estar sempre à disposição para orientar e responder perguntas;
- estar disponível, quando surgirem problemas;
- conhecer profundamente o assunto a ser transmitido.
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