Motivação - Comunicação, motivação e sucesso – pequenos segredos
Não se pode negar que algumas pessoas nasceram com o atributo da eloqüência
eficaz. Em geral, são pessoas carismáticas, persuasivas e envolventes. Mas são
casos raros. Se a maioria quiser comunicar-se bem, deverá buscar subsídios nos
treinamentos e dedicar muito esforço pessoal para administrar os medos, traçar
objetivos e estratégias, buscar conhecimentos e treinamentos que desenvolvem e
aprimoram essa arte.
Não se engane pensando que só os seres privilegiados terão uma atuação
inteligente com seus interlocutores. Essa é uma desculpa fácil para quem não
quer enxergar que somos responsáveis pelas nossas crenças e mitos, e cabe a nós
decidir se queremos ou não realizar nossos sonhos. Muda-se a crença, o caminho,
o resultado, muda-se o homem!
Trabalhe o medo conscientemente
É um engano imaginar que se pode eliminar totalmente o medo. Ele se torna
fundamental para evitar a displicência e o relaxamento em demasia. Mas se ele
conseguir impedir as suas ações durante uma apresentação, preocupe-se. Lembre-se
de que não existe medo ao falar em público, mas vários medos interagindo, como o
de errar, de ser o centro das atenções, de ser questionado e outros tantos
específicos de cada comunicador. Identificar as causas e criar um plano de ação
facilita a administração racional do medo, tornando a comunicação mais eficaz.
Não tenha medo do silêncio
Antes de planejar e organizar uma palestra, aula ou reunião há um estágio que,
muitas vezes, queremos ignorar. Trata-se daquele espaço tão rico de reflexão e
silêncio, que nos proporciona pensamentos mais consistentes e resultados mais
equilibrados. Visto que vivemos envolvidos por palavras, sons e movimentos, o
silêncio parece insuportável. Falando ou estando em silêncio, a comunicação está
sempre presente.
O silêncio funciona como um sensível toque de recolher, quando o ser humano tem
a chance de se conhecer realmente, de ter a dimensão de seu valor e revelar sua
verdadeira imagem.
Aprender a linguagem do silêncio nos dá as ferramentas adequadas para lidar
melhor com nossas emoções e efetivar uma interação mais profunda com a platéia.
Mantenha contato visual com a platéia
Essa é uma maneira de prender o interesse dela, além de transmitir confiança e
segurança. É o elo entre apresentador e participante, através do qual muitos
dados e intenções são transmitidos. O contato visual é um importante canal de
identificação da personalidade do profissional.
Harmonize o conteúdo e a forma da mensagem
As pesquisas demonstram que nas comunicações há uma necessidade emergencial do
equilíbrio entre aquilo que se diz e a maneira de dizer. Se houver coerência
entre palavras, voz e atitudes corporais, a platéia tende a confiar mais
» no corpo (expressões faciais, gestos, movimentos) – 55%
» na voz (inflexões, tom, intensidade, ritmo, ênfase, volume) – 38%
» nas palavras – 7%
A maneira como veiculamos a mensagem à platéia é tão importante quanto o próprio
conteúdo dela. Não basta se preocupar somente com as palavras. É preciso
melhorar a forma (a linguagem corporal e vocal) de transmitir as idéias para uma
comunicação equilibrada, fluente e segura.
Seja simples e natural
Lembre-se de que sua platéia quer se comunicar com você, por isso ela está ali,
e cabe a você facilitar o processo. A comunicação, quando eficaz, se dá através
de atos simples e naturais, que são resultado de muito tempo de treino e
observação. Que atos são esses que demonstram simplicidade e naturalidade? Não
há regra para identificá-los. Eles se manifestam naqueles momentos em que a
comunicação flui e a leveza do ambiente é favorável à troca. Esses elementos
estarão presentes quando identificarmos e afastarmos os obstáculos que
interferem na comunicação.
Não se poupe
Os seres humanos, quando se encontram verdadeiramente, têm uma química
irresistível. Em suas apresentações, procure estar presente integralmente, o
tempo todo. Invista nas relações interpessoais, dê o melhor de si e busque o que
o grupo tem de melhor. Chegue para valer. Energia atrai energia!
Tente por todos os meios transmitir as informações de maneira democrática,
lúdica e motivadora. Esteja presente com seu coração, seu corpo, sua mente e sua
alma. Não dê motivos para a platéia questionar sua autoridade sobre o assunto e
muito menos o seu profissionalismo. Esteja presente com inteligência e
sensibilidade. Seja criativo, humano e empático.
Referência:
vendamais.com.br
|
|
|