Carreira / Emprego - Delegar exige responsabilidade, e cuidados!
Encarregados de distribuir as tarefas entre os membros da equipe, os líderes
assumem grande responsabilidades. Se o trabalho não estiver com o cliente em
dois dias, quem irá ouvir "aquela bronca" será ele, por não ter delegado para
quem realmente conseguiria fazê-lo.
Por isso, o líder deve ter muito cuidado no momento de escolher para quem será
destinada a atividade, o que só conseguirá fazer com sucesso se tiver em vista o
perfil de cada funcionário.
De nada adianta delegar algo que precisa estar pronto em uma hora para aquela
pessoa que tem um ritmo mais lento. Por outro lado, um trabalho mais detalhado
não deve ser entregue para quem costuma não ter um grau de concentração alto e
que pode deixar passar erros.
Cinco regras
Perfis à parte, de acordo com o CarrerJournal.com, existem outras regras que
podem ser seguidas pelo chefe da equipe para que o fato de delegar se torne mais
fácil:
- Defina os objetivos: para alcançar os resultados que você quer,
torne seu objetivo o mais concreto possível e comunique-o de forma clara à
equipe.
- Determine o encarregado: quando já determinado o objetivo, é
chegado o momento de refletir sobre as habilidades necessárias para
alcançá-lo. Se precisa dar mais foco na divulgação de um produto, por
exemplo, utilize aquele membro da equipe que tem talento para o marketing.
- Exija feedback: depois de concretizado o objetivo, defina as
responsabilidades de cada um e peça um retorno. Será que todos entenderam o
que deve ser alcançado e as próprias responsabilidades?
- Veja se todos concordam: verifique se todos os membros da sua
equipe estão no mesmo "barco". Eles estão de acordo com as regras impostas?
Se os colegas estiverem em desacordo, tenha certeza de que terá de mudar o
plano, antes de colocá-lo em prática. Ouça antes de agir!
- Comunique os resultados: não esqueça de avaliar o andamento das
atividades, para que possa passar para os colegas qual está sendo o
resultado, o que pode ser encarado como uma forma de motivação ou de revisão
do que não está dando certo.
Parceria
Envolva o grupo nas tarefas e mantenha-os informados sobre as metas e os
resultados alcançados. Aprenda a dividir e a compartilhar experiências.
Além de um ambiente muito mais agradável de trabalho, você terá verdadeiros
parceiros. Isso sem contar no seu crescimento: aprenderá a ouvir, a delegar, a
colocar a mão na massa sempre que necessário. Sem falar, ainda, na arte de
negociar e de reconhecer a importância da "política" no meio corporativo.
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