Plano de Negócios - Embalagem: uma poderosa ferramenta de marketing
A embalagem que, no início, era apenas para proteger, transportar, estocar
mercadorias e, anos depois, para apresentar uma identidade própria através das
marcas, atualmente com os fortes apelos de ecologia e de sustentabilidade
empresarial, tornou-se um poderosa ferramenta de marketing.
No mix de marketing – 4 Ps – a embalagem está incluída no Produto, junto da
qualidade, design, tamanhos, etc. Convém lembrar que a embalagem representa 20%
a 30% do custo final dos produtos e que é também o item de custo mais elevado
nos produtos que encontramos nas prateleiras dos supermercados.
Sabemos que cerca de 80% da população está concentrada nos centros urbanos e que
a embalagem é essencial para que os produtos cheguem em bom estado em suas mãos.
Ela é um fator preponderante na vida das empresas e de seus consumidores,
gerando e difundindo importantes valores na economia, movimentando cerca de mais
de 33 bilhões de reais na economia brasileira.
A grande percepção por parte das empresas usuárias de embalagens,
independentemente de seu porte, foi agregar valor ao negócio.
Trabalhar com o objetivo de saber onde encontrar o consumidor, quais as suas
necessidades, o que vai agradar e atraí-lo aos pontos-de-venda consolidam a
embalagem como uma importante ferramenta para a pequena e média empresa, ao
passo que as de maior porte podem dispor de cartazes, campanhas de comunicação
mais ricas, displays, etc.
É bom esclarecer que a pequena empresa não precisa necessariamente ter
"embalagens pobres", e sim, por estarmos em um País de empreendedores e
inovadores, aproveitar a maior flexibilidade nas operações, tendo maior
rentabilidade em determinada linha de produtos – se comparado a uma grande
empresa.
Para os pequenos e médios empresários que não têm acesso fácil ao crédito e
possuem poucos recursos disponíveis, a embalagem é o principal meio de
comunicação com seus consumidores.
Os pequenos empresários já compreenderam que é mais viável criar uma embalagem
exclusiva e atraente que criar um novo produto. Existem inúmeros exemplos,
dentre eles o tradicional molho de tomate cuja lata se apresenta em embalagem de
vidro ou o macarrão que, com a adição de outros ingredientes, passou da
conhecida embalagem flowpack para a embalagem que vai direto ao microondas, que
para ser consumido basta aquecê-lo.
A embalagem representa a atenção da empresa para com o seu consumidor,
garantindo a qualidade e o consumo seguro, além das suas necessidades –
objetivas e reais – quanto à expectativa em relação ao produto ofertado.
Com a utilização da tecnologia no processamento e na embalagem dos produtos de
consumo, cada vez mais as propriedades nutricionais são preservadas; são
oferecidos produtos mais saudáveis e higiênicos, e a qualidade de vida se torna
cada vez melhor.
A embalagem produz efeito desde a distribuição e no processo como um todo, sendo
ela boa ou ruim. Se for ruim tem o mesmo percurso que a boa, mas com efeitos
opostos, não deixando entusiasmado os participantes do processo.
Os problemas e as soluções
Convém lembrar que a embalagem não foi criada para apenas abrir, e sim fechar
hermeticamente, protegendo e preservando o produto, mantendo as suas
propriedades. Para que tudo isso aconteça, é necessário um grande investimento
em tecnologia, mas como somos um País de baixa renda, os empresários sentem
dificuldade em aplicar as melhores e mais adiantadas soluções.
Temos ferramentas que propiciam analisar o ciclo de vida desde o desenvolvimento
da matéria-prima até o descarte final do produto, mesmo se pensando na questão
do alto custo que isso representa. Muitas vezes, uma solução mais cara, sob o
ponto de vista ambiental, poderá ser mais barata socialmente ou poderá trazer a
otimização no transporte: um maior volume transportado gerando menos cargas,
menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.
A embalagem entra na composição do produto e é um meio, não um fim. Ela é
importante porque agrega significado ao produto, reunindo vários componentes:
marca, desempenho, ingredientes, atributos simbólicos e objetivos, emocionais,
etc. e entrega tudo isso ao consumidor, que não separa o produto da embalagem
que, muitas vezes, para ele, é a mesma coisa.
Atualmente, usamos a integração embalagem e internet e esse conceito tem
crescido também no Brasill. O cliente é encaminhado ao site do produto, faz o
cadastro e através da senha recebida na embalagem, passa a concorrer. É algo
novo que tem muito para ser desenvolvido e aproveitado na comunicação com o
mercado.
A embalagem e a preocupação ambiental
A preocupação ambiental é algo novo que deve ser convenientemente explorado e
que pode beneficiar o meio ambiente com o desenvolvimento e o crescimento da
indústria de reciclagem de embalagem. Na criação de uma embalagem, o consumidor
e a sociedade têm papéis importantes, pois não adianta criar embalagens
recicláveis se o cliente não entende o seu papel de sapará-la do resíduo
orgânico.
Quando falamos em ecomarketing, pensamos sempre que o material biodegradável é o
melhor em termos de meio ambiente. No Brasil, estima-se que, cerca de 30% dos
alimentos sejam perdidos entre a lavoura e a mesa por deficiência ou falta de
embalagem.
11 Razões da importância da embalagem:
» Desperta o entusiasmo da empresa pelo produto.
» Estimula a equipe de vendas a vender bem.
» Facilita a negociação com o varejo.
» Chama a atenção do consumidor: faz notar o produto na prateleira.
» Informa eficientemente o diferencial daquele produto para o consumidor.
» Deve despertar o desejo de compra: faz o consumidor pegar o produto.
» Ajuda a vencer a barreira do preço pelo interesse despertado em
comprar.
» Agiliza o processo de compra: menos de 12 segundos para tomar a
decisão.
» Faz efeito mesmo após a compra: o benefício de uma compra bem-feita.
» O visual marcante e atraente da embalagem fará o comprador repetir a
compra.
» Economia: volta ao processo produtivo através da indústria da
reciclagem.
Reflita bem, executivo: as embalagens que a sua empresa utiliza atendem às
razões acima?
Referência:
vendamais.com.br
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