Em tempos de neoliberalismo e de intensa velocidade e eficácia na tomada de
decisões, o saber e a inovação determinam o padrão competitivo tanto de
microempresas quanto de países.
O poder de produção das empresas com base no uso do saber é, sem dúvida,
essencial na busca da “pole position” da corrida para a competitividade.
Por isso, os procedimentos ligados à inovação estão sintonizados com todos os
setores da empresa – e isso é claramente observado pela ascensão das atividades
de Pesquisa e Desenvolvimento nas unidades que respondem pelos novos produtos e
serviços, pelo marketing e pela comercialização de tais inovações.
Porém, para que as inovações sejam, meticulosamente, bem-sucedidas, não basta
que pessoas criativas façam esboços de novos produtos e serviços, os quais
serão, obviamente, apresentados ao mercado por procedimentos e por instrumentos
de divulgação.
Nesse contexto de inovar para competitividade, existe o “sistema-produto” que é
o precioso planejamento estratégico, ou seja, da prática da idealização ao
desenvolvimento e materialização do projeto inovador. Aqui entra em
funcionamento o organizado projeto da inovação, pela criação, com objetivos
estratégicos e que seja sustentado por procedimentos sintonizados pelos setores
de elaboração, precificação, marketing, distribuição, vendas, etc.
Mas o sucesso de uma inovação não deve ser determinado por sorte ou por
dedicação dos indivíduos envolvidos no processo. Quando uma empresa busca
diferenciação pela inovação, ela precisa ter consciência sistemática da
tendência do momento.
Atualmente, as indústrias mais atingidas pela necessidade de inovação são as de
petroquímica, farmacêutica e de biotecnologia (no México, no Brasil e na
Argentina). A combinação desses três segmentos resultará em oportunidades para
novos produtos High Tech. Contudo, isso trará impactos para as
oportunidades de trabalho, devido à modernização dos processos, podendo mudar a
percepção da geração de valor dos profissionais.
Dessa forma, de maneira ampla, as empresas deverão implantar sistemas que
incentivem a produtividade, pelas inovações, com orientação para resultados com
criatividade e eficácia. Assim, o empreendedorismo será praticado e a
possibilidade das empresas conquistarem longevidade junto ao mercado poderá ser
de bom grado.