Confiança, orgulho e camaradagem. Esses três tópicos é que fazem uma empresa
ser o melhor lugar para trabalhar, de acordo com o consultor do Great Place to
Work, Rodrigo Magalhães.
"A confiança deve estar na relação entre líderes e liderados; o orgulho diz
respeito ao prazer de trabalhar na empresa e a camaradagem é o bom tratamento
entre todas as pessoas da empresa", disse.
Os três tópicos somente se mostram por meio de uma liderança que aplica regras
de maneira justa, o que melhora sua relação com o subordinado e entre os
liderados.
Além disso, aparecem em empresas que investem no desenvolvimento dos
funcionários: elas promovem treinamentos e ainda celebram resultados, práticas
positivas para os relacionamentos no ambiente corporativo.
Melhores empresas
Outra prática, segundo Magalhães, que caracteriza a melhor empresa para
trabalhar é a capacidade que ela tem de recrutar as pessoas certas, que estão
alinhadas à sua cultura.
As melhores empresas ainda procuram disponibilizar ferramentas de comunicação,
em prol de um bom relacionamento, como blogs e a intranet, reforçando o modelo
de confiança, orgulho e camaradagem.
Desenvolvimento
Ainda segundo Magalhães, pesquisa realizada pelo Great Place to Work mostrou
que as melhores empresas para os profissionais são aquelas que apostam no
crescimento e aperfeiçoamento, com 54% das respostas.
Em seguida está o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, que obteve 27%
das respostas. O salário, por sua vez, veio apenas na terceira posição no
ranking, com 15% das respostas.
"É claro que o salário desmotiva, mas não é o fator mais motivacional. A partir
de uma faixa salarial, quando a pessoa consegue manter seu padrão de vida, ela
busca desenvolvimento", afirmou.