Vendas - 10 Dicas para Preparar sua Equipe de Vendas
Nossa percepção não nos dá, necessariamente, o conhecimento. No entanto,
realidade pode ser aproximada à percepção! Percebemos, mas podemos não conhecer.
Por isso, precisamos de uma segunda etapa, reflexiva, para nos situarmos em
nossa ação no mundo: os sentidos são facilmente enganáveis e, com eles, nossa
razão. Isto ocorre, porque a inteligência é um instrumento, um seletor de
opções. O que esteja fora de nosso alcance utilitário não será objeto de nossa
atenção, deixando, portanto, automaticamente de existir. Resumo: O que é real é
aquilo com que nos relacionamos.
Não sentimos que a Terra gira sob nossos pés. Além da gravidade e da imensa
massa, o movimento de rotação demora 24 horas para se completar. Portanto
ignoramos este fenômeno em nossa vida diária. Outras situações também podem
enganar nossa percepção, como dirigirmos um confortável automóvel com tração
automática. Quase não sentimos a aceleração ou a troca das marchas e mesmo a
nossa visão, tão sensível, está concentrada no panorama à frente. Portanto,
pouco se percebe da grande distorção lateral das imagens causada pelo
deslocamento do veículo.
Em outras palavras: o que nos é claro e distinto está apenas no foco de nossa
atenção, o entorno se perde, subsumido pelas prioridades. Pela lentidão dos
grandes processos, quase imperceptíveis, ou pela urgência com que ocorrem
situações pontuais, deixamos de perceber os detalhes. E eles fazem toda a
diferença quando se trata de tomar decisões.
Levando estas constatações para a atividade profissional, identificamos que nas
chamadas relações com a realidade “de mercado”, nossos instrumentos e decisões
podem ser também influenciados pelas mesmas situações. Deixar-se amortecer pela
rotina e seus processos ou sentir-se desnorteado pela velocidade das mudanças em
volta é mais comum que se pensa! As transformações atingem todos os setores,
principalmente o varejo. É preciso treinar para agir rápido e decidir melhor!
Com produtos oferecidos ao mercado cada vez mais parecidos, discursos
semelhantes, estratégias aproximadas e grande concorrência, a competência para
criar diferenciais competitivos - a partir de ações de venda consultiva -, passa
a ser um imperativo. Ter uma área comercial capaz de interpretar e traduzir
corretamente as demandas do mercado é hoje uma condição fundamental para
aumentar o índice de aproveitamento de oportunidades.
A venda - neste panorama entendida em uma visão sistêmica - deve permitir aos
profissionais que a operam se voltarem a construir estratégias em seu
relacionamento com os clientes. O ato de vender não deve ser mais considerado
sinônimo de convencer a comprar: É preciso que todos os membros da equipe se
posicionem junto aos clientes como solucionadores. Também não se trata do velho
e batido discurso do encantamento, mas sim, de uma postura de Gestão Comercial.
Como? Exatamente: Toda a equipe deve gerir as vendas e não somente o cara da
sala envidraçada.
O vendedor-solucionador é aquele que se convenceu que está um passo adiante de
todos os demais. Sabe o que faz, porque faz e quais as vantagens que terá ao
agir assim. Seu sucesso não depende apenas de seus esforços e seu conhecimento,
mas de sua integração à missão da empresa, por isso é capaz de superar
obstáculos e bater metas: ele gerencia sua atividade com o suporte oferecido.
Mas, para isso é preciso exercer uma liderança participativa e contar, às vezes
com uma assessoria. Baseado em nossa experiência, relacionamos algumas das
providências básicas a ser tomadas pelo gestor das equipes de vendas, para
preparar a formação de equipes com este tipo de diferencial:
1 – Mapear o Conhecimento do Mercado e seu Entorno:
Conhecer as necessidades dos Clientes, suas atividades e problemas.
Conhecer os fatores que influenciam nas vendas, as formas de atuação, como ele
chega até você, quais as políticas de vendas da concorrência.. Conhecer também a
linguagem apropriada para o corpo-a-corpo e persuasão.
2 – Desenvolver o Conhecimento sobre o Produto:
Conhecer profundamente sua linha de produtos/serviços e as da
concorrência: os benefícios que oferecem para a solução dos problemas dos
Clientes, as vantagens e características técnicas de cada produto/serviço.
Conhecer as aplicações, limitações técnicas e funcionais de seus produtos.
Equipes devem ser testadas nestes quesitos de forma agradável e que favoreça o
crescimento.
3 – Planejar a Rotina de Trabalho:
Organizar o trabalho distribuindo o tempo e preparando uma agenda e cronogramas.
Planejar as rotinas, abordagens, apresentações, promoções. Estabelecer objetivos
de longo prazo e cumpri-los. Faça reuniões rápidas de manhã. Estabeleça metas
inteligentes e mantenha a motivação em alta: Se o
Líder não conseguir comunicar o que quer dizer Vencer, nada irá dar certo com a
equipe.
4 – Enfrentar Desafios:
Identificar as atividades dos Clientes. Orientar os Clientes quanto ao
produto/serviço necessário. Desenvolver uma visão racional do processo.
Conhecer o perfil do público que vai à sua loja. Observar e interagir
positivamente: Preço, Funcionalidade ou Design?
5 – Assessorar Clientes:
Satisfazer os desejos de seus clientes oferecendo o que é adequado à
sua necessidade. Ensine a equipe a observar as normas e políticas de vendas da
empresa ao finalizar a operação. Desenvolva uma relação sólida e duradoura entre
a empresa e o Cliente. Nada adianta vender se ele é maltratado quando reclama
garantia ou quando vem apenas perguntar o preço. Encantar não é peça de romance
– como pregam muitos gurus de auto-ajuda corporativa – mas sim realidade
objetiva.
6 – Gostar de Gente:
Atender sua clientela pressupõe gostar de pessoas, interessar-se pelo lado
humano. Isto envolve psicologia, estratégia e sensibilidade também. Uma loja
vazia ou com rodinhas de vendedores e prateleiras desarrumadas afugentam os
Clientes. Excesso de cortesia também afasta. Saiba manter uma distância
confortável e esteja pronto a ajudar ao menor sinal dado pelo cliente. Insista
nisto!
7 – Evitar Frases Feitas e Táticas Desgastadas
Além de saber detalhes sobre móveis e noções de decoração, deve ser
estratégico e sempre estar reciclando suas posições e discursos. Nada pior para
as vendas que frases batidas e velhas táticas:
Vai por Mim! Pedir por confiança cria resistência psicológica
para se fechar a venda. Você iria? Ninguém Vende mais Barato do que Nós.
Ninguém? No seu planeta não tem Internet?
Está na Promoção: Venda sempre Benefícios e não Preço. O
Cliente sabe o que é caro para ele.
Não há Nada Melhor! Esta frase aciona o desconfiômetro do
cliente, fazendo-o desistir da compra.
Nunca e Sempre: Soam como exagero, como ações de esticar,
esconder ou encolher a verdade.
8 – Preparar-se para o Futuro:
Não haverá futuro longe da educação continuada e melhor qualificação.
Imagine o quanto é horrível ser atendido ou liderado por alguém que não fala
corretamente o português, erra especificações ou confunde conceitos básicos
sobre o segmento onde atua. Crie um perfil de competências correto na hora de
contratar sua equipe e exija o cumprimento com base em um diálogo e não em
ameaças.
9 – O Cliente nem Sempre têm Razão:
É preciso desfazer este mito: O Cliente nem sempre sabe o que quer ou
tem 100% razão em seu relacionamento conosco. Nosso trabalho é justamente
orienta-lo para a melhor compra e dar o direcionamento correto. Atender dentro
de um alto padrão de qualidade, compromisso e respeito.
10 – Venda sem Esforço: Venda Inteligentemente.
Há muitos detalhes que fazem diferença para suas operações. Você os conhece? Sua
experiência de vida está sendo utilizada? E a sua intuição? Esteja atento para
seus fluxos e índices. Criatividade é fundamental para o sucesso. Não abra
trincheiras, construa pontes. Reflita, Previna e Solucione!
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