Sucesso Global
Abordar o tema "Marketing Pessoal" após tantos outros autores já tendo
escrito sobre ele, não é tarefa simples, exige um algo mais e é exatamente este
algo mais a grande chave, ou o ponto central quando tratamos deste assunto.
É importante, antes de aprofundarmos sobre o tema central, entendermos o
momento pelo qual passamos, suas transformações e seu legado, para que possamos
compreender a importância e aplicabilidade do Marketing Pessoal.
É o fato que grande parte de todo este processo de mudanças e velozes
transformações pelo qual todos estamos vivenciando, é decorrente de dois fatores
principais: a globalização e o desenvolvimento tecnológico. O mundo como o
conhecemos hoje faz parte deste processo ou advém dele. Octávio Ianni
afirma que a globalização está presente na realidade e no pensamento, desafiando
grande número de pessoas em todo o mundo. O desenvolvimento da tecnologia
acelerou o processo de globalização e vice-versa, promovendo um ciclo contínuo e
irreversível, capaz de alterar culturasm sociedades e o próprio homem.
A partir destes dois fatores, outros vieram compor o cenário atual: busca
permanente pela qualidade de produtos, serviços e de vida; maior presença da
mulher no mercado de trabalho e em outros segmentos da sociedade, até então
predominantemente masculina, segmentação do consumo, para atender novos mercados
cada vez mais competitivos e exigentes; trabalho em equipe, como propulsor da
revolução do comportamento interno nas organizações, onde faz-se mais com menos
gente; conceito e prática da melhoria contínua � aplicada a processos e pessoas;
terceirizações, quarteirizações, downsizing, preocupação com o meio
ambiente e a comunidade etc.
Foi diante deste cenário e muitas outras transformações ocorridas no meio
organizacional e social que surgiu o Marketing Pessoal, como forma de
revalorização das capacidades e competências do homem.
O cineasta americano Woody Allen, afirma que oitenta por cento do
êxito consiste em aparecer. Mas é óbvio que para passarmos do ridículo ao êxito
na arte de aparecer, faz-se necessário uma boa dose de planejamento e
estratégia, que são os pilares do Marketing Pessoal, ou seja, como destacar-se
em meio a tantos e atingir o sucesso global. Para isto, destaco algumas delas a
seguir, lembrando que em todo processo de desenvolvimento pessoal é importante
preservarmos nossas características, evitando a busca de ser aquilo que não
somos.
1.º) O primeiro passo é construir uma auto-imagem positiva e otimista. As
pessoas esquivam-se daqueles que estão sempre mal humorados ou torcendo para
tudo dar errado.
2.º) Como nos ensina as sucedidas estratégias do marketing tradicional, todo
produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da sua comunicação e
apresentação pessoal, pois são o seu cartão de visitas.
3.º) Demonstre iniciativa, persistência e motivação em tudo que faz.
Certamente isto trará a atenção das pessoas, identificando-o como alguém
interessante e interessado.
4.º) Fique atento ao Feedback. Saber o que as pessoas pensam a seu
respeito pode ajudar a mudar pequenos hábitos e costumes, se necessário.
Muitas vezes pela pressão do dia-a-dia, esquecemo-nos das pessoas consideradas
"sem importância", como o porteiro, a faxineira, o guarda, o manobrista, o
atendente etc. Porém, imagine o mundo sem o trabalho e a dedicação destas
pessoas? Muitas vezes, um simples "bom dia" é o suficiente para tocarmos o
coração das pessoas e cativá-las para sempre.
Lembre-se: todos são importantes e assim devemos nos sentir!
5.º) Outra estratégia interessante para o aprimoramento diário é utilizar a
técnica do benchmark. Normalmente utilizados pelas empresas, podemos
adaptá-la, fazendo o benchmark de pessoas que admiramos, ou seja,
aprender com elas como desenvolver as características que as tornam tão
especiais.
6.º) Seja justo e pontual com seus compromissos. Atenda as pessoas
rapidamente, se não for possível pessoalmente, escreva, telefone, mas responda
as chamadas depressa!
7.º) Saiba atender um pedido, auxilie, preste ajuda. Muitas vezes uma ajuda
desinteressada pode transformar-se em uma grande amizade ou a conquista da
admiração pelas demais pessoas.
8.º) Tenha prazer no que faz e faça com prazer, pois se você não fizer por
você, quem o fará?
9.º) Tente sinceramente não dizer nada negativo ou de julgamento sobre outra
pessoa durante todo um dia. Se você conseguir, tente outro dia. A disciplina
verbal pode se tornar um hábito e vale a pena.
10.º) Venda corretamente sua imagem: ser competente e parecer competente.
Com todas estas estratégias em mãos, utilize o bom senso para distinguir
aquilo que é possível fazer, aquilo que não irá comprometer sua essência. Sem
dúvida, o Marketing Pessoal é uma técnica eficaz para o sucesso global, mas se
utilizada de forma correta e bem intencionada, valorizando as pessoas no caminho
para o sucesso pessoal e profissional.
Para finalizar, vale refletir sobre o que o jornalista Whit Hoss
escreveu: "sucesso é acordar de manhã � não importa quem você seja, onde você
esteja, se é velho ou se é jovem � e sair da cama porque existem coisas
importantes que você adora fazer, nas quais você acredita, e em que você é bom.
Algo que é maior que você, que você quase não agüenta esperar para fazer hoje."
O QUE É MARKETING PESSOAL?
Definição
É uma disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em
benefício da carreira profissional e da vida pessoal. Não trata das pessoas como
objeto, valoriza o ser humano em todos os seus atributos:
- Físico (código visual);
- Intelectual;
- Psicológico;
CÓDIGO VISUAL
Uma das formas mais fortes da comunicação não verbal é a aparência. Na
entrevista somam-se boas maneiras, o grau de cortesia, visual correto, falar
corretamente. Informar-se antes sobre o tom de formalidade da empresa.
VESTINDO-SE PARA O SUCESSO
Para que a aparência pessoal seja positiva, além do bom gosto, bom senso e de
alguns critérios que geram despesas, é preciso dispor de tempo para pesquisar
não só as marcas, mas também os preços.
É importante estar bem vestido e preparado para situações esperadas como
também para eventuais imprevistos.
Tenha prazer e se dê ao luxo de ficar algum tempo diante do espelho, curtindo
este ritual do bem-estar e satisfação da arte de se vestir bem. Você não pode
estar bem vestido se não estiver bem arrumado.
Vestir-se é um estado de espírito, portanto, todo cuidado é pouco para que
nos dias de tristeza, depressão, mau humor ou irritação, não comprometam a
aparência. Policie-se para não pecar e nem exagerar.
- COMO ESTAR BEM VESTIDO
Toda pessoa bem vestida:
- tem melhor performance
- impõe respeito
- é bem tratada e bem atendida
- recebe atendimento preferencia
- VESTUÁRIO E TIPO FÍSICO
Cada pessoa se veste como pode, como gosta, e como se sente bem, desde que
leve em consideração:
- seu tipo físico
- sua idade
- sua personalidade
É importante também avaliar:
- cor de pele, dos cabelos e dos olhos
- senso crítico
- bom gosto
- poder aquisitivo
E a vestimenta também muda de acordo com:
- a situação
- o lugar
- o horário
- a companhia
Existem roupas apropriadas para o dia, para a noite, para festas, para o
trabalho, assim como para as respectivas estações do ano, portanto, um mínimo de
sensibilidade sempre ajuda numa escolha correta e feliz.
A preocupação de muitas mulheres e homens é estar na moda. Moda: a moda muda!
Vem e vai. Varia de acordo com o meio social, com o país, com o Estado ou com a
região. Geralmente é inspirada em alguma personalidade, algo ou alguém.
Estar na moda nem sempre significa estar atualizado. Senso e bom gosto são
ingredientes básicos que nunca sairão da moda. Um blazer, uma pantalona, um
tailleur, uma saia à altura do joelho, uma calça de pregas estarão sempre na
moda.
Roupas simples podem ser transformadas e valorizadas com o uso de acessórios
adequados, desde que usados com propósito.
- SENSUAL X VULGAR
Há uma grande diferença entre parecer sensual e vulgar na forma de se
vestir.
Uma roupa sensual, seja marcada por um decote, corte, caimento, cor,
transparência ou modelo, não compromete a integridade e a moral de quem
veste, desde que combine com a personalidade, o estilo e o jeito de ser de
quem usa.
A postura correta, o andar tranqüilo e os movimentos harmoniosos valorizarão
todo o conjunto, que não deve ser julgado separadamente. Uma roupa com um
detalhe comprometedor em evidência, como saia ou vestidos excessivamente
curtos, decotes extravagantes, cores berrantes ou transparências do tipo
segunda pele podem vulgarizar uma pessoa que não tenha estes requisitos,
principalmente se ela não equilibrar o visual com um penteado e uma
maquiagem adequada.
Com uma roupa de modelo ousado, a maquiagem e o penteado devem ser
discretos. Tudo para manter o equilíbrio e para que um não comprometa o
outro.
Sensual é insinuar sem mostrar. Tudo que fica gratuitamente exposto perde a
graça.
Uma saia com abertura que mostra e, ao mesmo tempo, esconde as pernas de uma
mulher enquanto ela caminha cria um ar de sedução e curiosidade. Uma saída
triunfal da praia ou piscina envolvendo nos quadris uma canga é muito mais
sensual do que uma mulher que atravessa a rua e vai ao mercado com pernas,
barriga e quase tudo à mostra.
Com uma mini-saia, uma blusinha discreta: nunca pernas, barriga e braços
expostos. Tente manter o equilíbrio para não despertar segundas intenções.
- ROUPA E ELEGÂNCIA
A roupa deve estar diretamente ligada aos fenômenos sócio-culturais,
políticos, econômicos e psicológicos da pessoa, além de oferecer bem-estar e
satisfação interior. Esta tarefa se torna fácil quando se tem o auxílio da
democracia da moda e quando se tem certos cuidados com o corpo, mente e
espírito.
Ser elegante não é só se preocupar com o vestir, uma vez que a elegância é o
foco externo da forma de vestir; viver em estado de elegância é questão de
inteligência e sensibilidade. A elegância na indumentária requer
considerações como tipo físico, idade, tipo de personalidade, estilo de ser
e de viver, ocasião, situação, lugar, clima, horário...
A elegância é um conjunto harmonioso de gestos, atitudes, expressões,
palavras, tom de voz, procedimentos civilizados, normas de conduta, postura
física e de vida, bom gosto, senso, discrição...
- GUARDA-ROUPA BÁSICO
Para manter um guarda-roupa prático, econômico e equilibrado, preste atenção
aos seguintes detalhes:
- um guarda-roupa básico é baseado numa cor básica, neutra � deve ser
complementado por encharpes, blusas e acessórios que realçam e valorizam a
roupa
- roupas de cores discretas
- roupas de cores escuras, que sujam bem menos do que as cores claras
- CORES
As cores básicas são:
CINZA : Em especial o cinza chumbo, que pode ser usado em todas as estações
do ano e é facilmente transformado com o uso de acessórios. Há diversas
tonalidades desta cor, de fácil combinação com o preto e o azul marinho.
PRETO : A cor básica e preferida pela maioria das pessoas. Combina com todas
as cores e dá a impressão de emagrecer a silhueta, aparentando uma certe
elegância. É importante experimentar uma peça de roupa desta cor durante o
dia para se certificar a respeito da palidez que ela pode causar por conta
do seu tipo de pele. O preto é uma cor permitida também no verão, desde que
em tecidos, cortes e modelos apropriados. O preto é a vedete na noite.
BEGE : As peças dessa cor se sujam com muita facilidade, assim como todas as
roupas de cores claras. É a cor menos flexível para a noite. É alternativa
para o guarda-roupa de verão e é de fácil combinação com acessórios nas
cores preto e marrom.
MARROM : É a cor menos prática das consideradas básicas e não muito
apropriada para a noite. De fácil combinação com o bege e o preto.
AZUL MARINHO : Cor sóbria, clássica e preferida pela maioria dos homens e
mulheres de negócios.
BRANCO : Cor básica, alternativa e complementar. Os acessórios desta cor
podem fazer um contraste perigoso, dando um efeito negativo a sua produção.
Nem sempre, como muitas mulheres imaginam, o branco combina com o preto.
Você pode usar um vestido branco com uma bolsa preta.
Mas evite usar uma roupa preta com uma bolsa branca, usar roupa preta
com meias brancas e usar roupa preta com sapato branco ou marrom.
- ALGUNS CUIDADOS NA HORA DE SE PRODUZIR
- Use no máximo três tons de cores diferentes.
- Estando com uns quilinhos a mais, evite roupas justas, coladas ao corpo ou
decotes extravagantes.
- Certifique-se de que o seu blazer não termine exatamente no comprimento da
saia ou do vestido; deixe que a saia ou vestido tenha pelo menos quatro
dedos de destaque com relação ao blazer.
- Evite usar calça de cintura alta com top ou mini-blusa, pois essa
combinação dá a ilusão de maior comprimento das pernas, diminuindo a parte
superior do corpo.
- Cuidado com estampas diferentes, tente manter o equilíbrio usando um tom
neutro para contrabalancear.
- Evite as alças do sutiã aparecendo quando usar blusa ou vestidos de alça
fina.
- Não use sapatos brancos ou marrons com roupa preta.
- Roxo só combina com branco ou preto; não use com outra cor.
- Com calças muito justas ou vestidos colados no corpo, evite o uso de
lingerie marcante que chame muita atenção.
MODA MASCULINA
Homem elegante e bem vestido é aquele que se apresenta com a roupa certa em
reuniões, eventos e atividades profissionais de acordo com a situação, ocasião e
função que exerce. Um lapso na forma de vestir pode comprometer o sucesso
profissional.
O executivo bem sucedido, além de ter bom gosto e senso crítico com relação a
sua postura, personalidade e forma de ser, evita em seu guarda-roupa cores
berrante e chamativas. O certo é optar por cores clássicas e sóbrias, que nunca
saem da moda e não comprometem a sua produção visual.
Muitos homens reclamam do terno e da gravata e justificam este
descontentamento dizendo que se sentem sufocados, que sofrem com o calor do
verão, mas seja qual for o motivo da insatisfação ou do descontentamento,
dependendo da posição hierárquica ou da profissão, o terno e a gravata continuam
despertando nas mulheres encanto e sedução.
Nove entre dez mulheres prefere homens de terno e gravata pelo charme, pela
sedução e pela masculinidade que transmitem. Isso sem falar que o terno e a
gravata continua impondo respeito, seriedade e profissionalismo.
Existem alguns truques para usar terno sem passar por apertos. O verão, por
exemplo, pode ser perfeitamente superado sem grandes problemas graças ao tecido
de micrifibras, às camisas de algodão, aos cortes esportivos, tecidos leves e
cores suaves. A composição harmônica e perfeita é aquela que combina o estivo
com o jeito de ser do homem, tradicional ou moderno.
Saiba o que significa cada traje no guarda-roupa de um homem:
Terno tradicional: é um conjunto composto de três peças em padrão
único: paletó, colete e calça. Uma ótima opção para os homens que gostam de
manter um guarda-roupa mais clássico.
Blazer: tanto para quem busca um jeito descontraído, quanto para quem se
sente bem no estilo elegante de se vestir, o blazer cai bem em qualquer tipo de
compromisso, a qualquer hora do dia. É o melhor amigo do homem elegante e
prevenido.
Costume: Conjunto de paletó e calça.
Terno jaquetão: conjunto de paletó com três ou quatro botões
transpassados e calça. Atualmente o terno jaquetão está em desuso.
Sobretudo: elegante e versátil, em lã e no comprimento longo e acima do
joelho, faz o gênero esportivo quando usado com calça e suéter, formal se usado
com terno ou costume.
Sobretudo de pura lã: com o comprimento abaixo do joelho, fica muito
elegante quando usado com smoking.
Casaca: deve ser larga o suficiente para se sobrepor ao paletó. Dá
destaque à roupa, além de proteger da chuva, causando um visual impecável.
Terno de verão: em linho e com corte desestruturado, garante conforto e
elegância na estação, podendo ser usado sem gravata em situações informais. Pode
ser usado com camisa estampada ou floral, em algodão ou viscose e com cinto
esportivo.
Jeans: usado em situações informais ou por executivos mais liberais.
Combina com blazer esportivo, principalmente complementado por uma bela camisa,
passa a sensação de descontração e liberdade de ação.
Smoking ou black-tie: é uma versão democrática das casacas do século
passado, jamais perderá o referencial clássico. Em estilo clássico, é um paletó
de tecido preto, com lapela de cetim ou ceda. O abotoamento deste paletó é
cruzado, com dois botões. Deve ter um bom acabamento e linhas clássicas. Calça
preta, sendo que a barra não deve ser dobrada sobre o sapato (calça italiana).
Complementado rigorosamente com meias pretas, sapatos sociais de verniz ou couro
liso, gravata borboleta preta, camisa branca de colarinho alto e faixa de cetim
na cintura.
Dinner, fraque, meio-fraque ou summer: utilizados em situações mais
formais.
ACESSÓRIOS MASCULINOS
Lenço de bolso: tanto pode ser de seda ou de linho. Numa cor vistosa,
a sua função é realçar o conjunto, desde que esteja combinando. Evite usar o
lenço de bolso igual a gravata. Há diversos modelos e formas de usá-lo e, para
que não fique solto dentro do bolso, prenda com alfinete por dentro.
Suspensório: assim como o lenço de bolso, deve ser em cores alegres ou
sóbria, desde que o padrão da estempa não seja o mesmo da gravata. A sua
utilidade é segurar a calça como cinto, ou seja, usando um não se usa o outro.
Dê preferência ao tipo de suspensório que abotoa por dentro da cintura da calça.
O abotoamento pode ser mais trabalhoso, porém, é mais seguro do que os
suspensórios com prendedores metálicos.
Relógio de bolso: pode ser uma marca de estilo. Usado em cerimônias muito
formais, situações em que o uso do relógio de pulso se torna inadmissível.
Meias: devem combinar com o conjunto de cores do vestuário. Combinam com
a cor do sapato ou da calça, e deve cobrir a canela. Nunca devem estar em
evidência, e não tem sentido combiná-las com a cor da camisa e nem tampouco com
a cor da gravata. Com roupa social, evita-se as meias brancas, em especial as
atoalhadas.
Sapatos: quando em mal estado, sujos ou em péssimas condições de uso,
podem destruir o efeito do visual e da produção. Percebe-se um sapato bonito e
bem acabado nos próprios pés, sem a necessidade de pedir para tirá-los e
verificar a etiqueta que eles possuem por dentro. Devemos estar sempre
engraxados e vistosos. A elegância começa pelos pés, e é pelos sapatos que se
trata o perfil da personalidade masculina.
Sapatos clássicos em couro: excelentes para serem usados com ternos e
roupas mais formais. Cores básicas: preto e marrom. Exclua o cinza e o bege,
pois sapatos de duas cores não devem ser usados, e o sapato branco só deve ser
usado por médicos ou profissionais que trabalham vestidos de branco.
Sapatos de estilo inglês: com fivelas, franjas ou pespontos. Os de amarrar ou os
tradicionais cabem nas situações mais variadas.
Cintos: as cores básicas são o preto e o marrom. Os cintos de couro com
fivelas de metal combinam perfeitamente com os sapatos.
Cintos tressés (entrelaçados): fabricados de forma artesanal, compõe o
estilo de moda que marca as novas tendências. Há uma variedade infinita de
modelos, tanto na mandeira de trançar o couro como na mistura de materiais que
dão ao cinto um destaque todo especial.
DETALHES QUE DÃO UM CERTO CHARME AO HOMEM
- abotoaduras
- alfinete de gravata
- caneta Mont Blanc, Parker, Cartier...
- chaveiro
- relógio de pulso
- porta-cheque
- carteira
- maleta: a maleta dá um ar todo especial, um certo charme e elegância ao
homem executivo, além de marcar presença no estilo e na apresentação
pessoal. Nela existe sempre um certo ar de mistério e curiosidade. Em couro
e, de preferência na cor preta ou marrom, em diversos tamanhos, modelos e
estilos, deve ser escolhida não só de acordo com o gosto pessoal, mas também
com a necessidade de quem a usa. Nela se carrega não somente o necessário,
como o que ela comporta naturalmente, desde que não fique estufada ou
difícil de ser fechada. A maleta comporta perfeitamente caneta, lapiseira,
cartões de visita, calculadora, agenda, telefone celular, bloco de papel
para anotações, carteira de documentos, talões de cheque, cartão de crédito,
barbeador, fio dental, escova de dentes, óculos escuro e analgésicos.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Ao entrar numa loja masculina, fique atento a alguns detalhes importantes na
arte de se vestir bem. Além de confiar em seu bom gosto, não permita que um
vendedor empurre a você uma peça de roupa que você não quer. As dicas básicas e
imprescindíveis que você deve considerar no momento das compras são:
Terno: com os braços esticados ao longo do corpo, o ideal é que a
manga termine na ponta dos dedos. O último botão não deve ser fechado.
Calça: um bom alfaiate, antes de fazer quaisquer modificações, anotará
e usará alfinetes para a marcação, e não apenas o giz. Desta maneira é possível
perceber os possíveis resultados. O caimento correto pode ser alcançado usando a
calça na cintura, e não nos quadris. A barra dobrada (barra italiana), existe ou
não de acordo com o gosto pessoal ou o estilo do terno. Deve chegar até a metade
da altura do calcanhar do sapato.
Camisa: os punhos são encontrados com a mão. A manga do paletó acaba
onde o punho se encontra com a mão, ou seja, a cerca de 1,5 cm, permitindo que a
camisa apareça. Por oferecerem grande variedade de cores e texturas, com bom
gosto e escolha variada, complementam a elegância do trajar correto. A escolha
do colarinho também varia conforme o tipo de rosto.
A GRAVATA
A gravata foi introduzida no vestuário masculino no início do século XIX.
Algumas vezes, quase foi excluída. No final dos anos 60, tornaram-se odiadas
pelas classes estudantis, que saíam em passeatas classificando-a como burguesas,
tempo este em que o homem se sentia enforcado pela gravata.
Os adolescentes da época, que outrora decretaram guerra, hoje as usam com
esmero.
Uma simples gravata compõe no homem a figura máscula e severa com a qual
prefere ser reconhecido. Impõe confiança e não só representa um estilo de vida
ou um comportamento de quem a usa, como traduz a cultura e respeito.
A gravata define a personalidade do executivo e mostra se o homem é sóbrio o
divertido. São as lisas ou com riscas. A escolha feliz começa na produção. Os
tecidos variam entre o sintético, a seda ou a seda jacquard. Elas devem ter as
duas pontas caindo sobre a fivela do cinto, na altura da cintura, não ficando
muito curta ou muito comprida para não tornar a produção e o visual de quem usa
desastroso ou ridículo. Estão fora de moda as gravatas florais e as de tricô.
Combinação de gravatas:
- uma gravata estampada funciona com a clássica camisa branca ou neutra e
lisa.
- gravata de bolinha casa perfeitamente com camisa de listras, na cor da
gravata.
- gravata com desenhos espaçados fica bem com camisa lisa, no mesmo tom da
gravata.
- gravata de cashmere faz uma ótima combinação com camisa branca de
listras finas.
- gravata com figurinhas quase coladas casa muito bem com camisa de
listras irregulares sobre branco.
- gravata de brasões quadrados fica bonita com camisa de duas listras,
bicolor.
- gravata com escudos e brasões fica interessante com camisa no tom
predominante.
MODA FEMININA
Estar na moda às vezes pode ser complicado. As tendências mudam rápido, mas
tente não ser escrava da moda. Muitas vezes basta um acessório, um lenço, um
cinto, uma bijuteria, para dar o ar de estar na moda. A moda oferece hoje muitas
opções. Então, observe, experimente e escolhe sempre o que lhe fica bem, o que é
confortável. Observe seu corpo, faça uma lista de seus pontos fortes. Seja
honesta e decida o que você precisa disfarçar e o que tem de bonito e deve
realçar. Acredite, ninguém é perfeito. Somente os modelos de revistas estão
perto da perfeição, mas só um pouco.
Quadril largo
Chame sempre a atenção para a parte de cima. Use colares, lenços e decotes.
Jogue com a cores. Escuro na parte de baixo e claro em cima. Evite cintura muito
marcada para não marcar mais o quadril. Escolha blazers e blusas mais compridas.
Pernas grossas
Meias escuras, sempre no tom da saia. Evite saias muito curtas. Prefira as
longas, ou na altura dos joelhos. Tire partido das pantalonas. Evite calças
justas. Use as retas e certas, ou um pouco larguinhas. Isso dá a sensação de que
a roupa é larga e não as suas pernas grossas.
Pernas finas
Abuse das calças de cores claras e até estampadas, tecidos com trama e texturas
também vale. Use cores claras na parte de baixo e escuras em cima.
Busto grande
Prefira sempre decote em "V" e poucos acessórios na parte de cima. Use cores
neutras e escuras em cima e cintos finos. Prefira blusas mais soltas, blazer de
gola fina e sem muitos botões ou enfeites.
Pouca estatura
Prefira vestidos, mas nunca com detalhes horizontais. Use somente uma cor. Isso
dá a ilusão de continuidade. Não use cintos contrastantes. Evite cortar a
silhueta. Use sapatos de salto, porém leves e delicados. Não caia na tentação de
saltos exagerados.
Muita estatura
Vista o que quiser. Brinque com as cores. Não use só uma cor nas roupas. Abuse
de listras horizontais, cintos largos e acessórios grandes.
Sapatos e bolsas
Realmente não é necessário usar sapatos combinando com a bolsa. Fica um pouco
pesado. Durante o dia use bolsas grandes. Para a noite, bolsas pequenas.
PARA QUEM É GORDINHA
Estar além do peso não é desculpa para estar mal arrumada. Você pode estar
elegante.
Vestidos
Prefira os de corte reto. Evite os justos ou agarrados, pois o excesso de
gordurinhas ficarão evidentes. Fuja de saias rodadas, pois aumentam o volume.
Calças
As calças de corte reto podem e devem ser usadas pelas gordinhas, com o cuidado
de cobrir os quadris. Calças justas marcam as pernas e comprometem sua
aparência.
Blazers
O comprimento deve ser na altura dos quadris. Os ombros devem ser definidos, mas
não use ombreiras. O abotoamento deve ser simples, nunca tipo jaquetão
(abotoamento duplo). Fuja de bolsos grandes e próximos aos seios e das lapelas
muito largas.
Listras
Use apenas roupas com listras verticais. As roupas de listrar horizontais deixam
você mais gorda. Tome cuidado.
Estampas
Se você gosta de estampas, prefira os motivos pequenos com fundo escuro, pois
não chamarão a atenção. Estampas grandes, como flores e xadrez, nem pensar, pois
criam volume.
Cores
Cores claras engordam e cores escuras disfarçam o excesso de peso.
Decotes
Roupas com decotes em "V" são as mais apropriadas, pois alongam o colo. Nunca
use decote quadrado, "tomara-que-caia", redondos ou formato em "U".
Cintura
Túnicas e camisões ajudam a disfarçar a cintura e quadris, causando efeito
alongado. Não use cintos, pois criam volume.
USANDO ROUPA CERTA EM TODOS OS LUGARES E
OCASIÕES
GÊNERO
|
OCASIÕES
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PRODUÇÃO (TOILLETE)
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Habillé |
Formais (jantares, festas sociais)
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Traje de gala, tecidos nobres, modelos extravagantes, maquiagem
impecável, jóias (homem: uso de smoking)
|
Rigor
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Muito formais (jantares, recepção, festas alta sociedade)
|
Tecidos nobres, longo e precioso, produção luxuosa (homem: uso de
smoking)
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Esporte fino
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Informais (trabalho, restaurante, teatro, concertos)
|
Maquiagem leve, jóias ou bijuterias discretas, cores neutras (homem:
uso de blazer e gravata)
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Passeio 24 horas ou Passeio completo
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Informais (mesma ocasião acima)
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Mesmo exemplo acima (homem: não há necessidade de blazer e gravata)
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Esporte
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Informais (diversos)
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Não confunda a produção de um atleta (moletom, colant, tênis e
camiseta)
Transportando estas vestimentas no seu dia-a-dia entende-se por
roupa esportiva aquelas em tecidos leves, cortes simples que
combinam com tênis ou sapatos baixos, assim como sandálias; uso de,
no mínimo, batom e bijuterias de estilo artesanal)
|