Fazer sua equipe ter qualidade é um processo
complexo, é preciso ter uma visão gerencial
Supervisores engajados e dispostos a lutar pelos interesses da equipe com o
passar do tempo tornam-se mentores. É fundamental que haja apoio, envolvimento e
participação de todos na busca continua da qualidade. Porém, o sucesso de uma
equipe depende em 80% do esforço da supervisão. Portanto é preciso desenvolver
uma visão gerencial.
Dicas:
1 - Demonstre ao grupo a sua satisfação, não por palavras ou documento, mas por
ações.
2 - Entenda e respeite. Não se podemos fazer aquilo que julgamos melhor ou pior
para alguém, nem tampouco supor o que os outros gostariam. É fundamental ouvir
os membros da equipe para agir de maneira assertiva;
3 - Não busque por um modelo pronto de gestão. O fundamental é compreender que a
inovação também deve estar baseada no entendimento total das necessidades da sua
equipe. Seja diferente. Desenvolva o seu estilo de gestão;
4 - Contrate as pessoas certas. Diga não para as indicações indesejadas. Busque
no mercado pessoas capazes de argumentar e resolver problemas. Estes perfis
podem ser desenvolvidos, mas antecipe-se em encontrar pessoas prontas para os
lugares certos;
5 - Treine, treine, treine e certifique-se de que todos aprenderam. Invista na
qualidade de seus treinamentos.
6 - Incentive sempre. As pessoas devem ver a conexão entre ações e resultados.
Você deve criar ou apoiar um programa de incentivos constantemente. Seja o
primeiro a acreditar na funcionalidade desse programa.
7 - Crie um clima de confiança com o grupo. Você cumpriu o que prometeu?
8 - Transmita segurança por meio de seus conhecimentos e habilidades. A
constância de propósitos também é necessária para demonstrar profissionalismo em
suas ações;
9 - Trabalhe com homogenia e não com paternalismo. As pessoas percebem a atenção
individualizada que recebem. Cuidado para não criar climas e peixinhos;
10 - Assuma riscos. Obtenha êxito colocando em prática idéias conhecidas, mas
que ninguém ainda testou. Isso exige coragem para dar um grande salto.
Fazer qualidade acontecer na sua equipe é um processo complexo. Precisa ser uma
ação contínua, sem perder o foco das responsabilidades do dia-a-dia.
Pois como dizem alguns especialistas, qualidade tem início, mas não tem fim.