Vendas - O segredo do silêncio na negociação
Muitas vezes, esquecemos que se calar é a maneira mais certa para obter o
melhor resultado na negociação. Clientes são imprevisíveis ao negociar e usam de
recursos, até mesmo desafiadores, para obter concessões do vendedor. É comum o
cliente colocar uma objeção ao preço, por exemplo, dizendo ao vendedor: “Você
está me gozando, este preço é um absurdo”. Nessa hora, sugiro que o vendedor se
cale e permaneça em silêncio por alguns segundos.
O silêncio é um segredo daqueles que negociam com cautela e segurança, e nesse
caso, quando o cliente desafia, colocando a objeção nesses termos, é comum que o
vendedor transpareça a ansiedade e ofereça logo descontos ou concessões
excessivos. Se o vendedor se cala, deixa o cliente com a obrigação de falar um
pouco mais e até explicar seus motivos. Nem sempre o cliente fala coisas
racionalmente e muitas delas são para mexer com o emocional do vendedor. Calado,
o vendedor tem tempo para pensar na melhor resposta e não corre o risco de ficar
ansioso e sair respondendo, caindo, assim, na armadilha que o cliente armou.
O silêncio serve aos dois lados, pois pode o cliente ficar em silêncio no
momento em que o vendedor apresentou a proposta, e esse silêncio faz com que
mais uma vez, a ansiedade do vendedor prevaleça e dê mais concessões. Em vez de
continuar falando, o vendedor deve fazer uma pergunta aberta, como: “O que lhe
parece a minha proposta?” e ficar em silêncio. Quando estamos falando demais
temos chances de dar mundos e fundos, quando, na verdade, o que é importante é
que o cliente compre, com a convicção e satisfação. Portanto, vendedores,
cuidado com a “língua solta”! Procurem utilizar o silêncio em algumas situações,
pois a primeira pessoa a falar, normalmente, faz uma concessão. Cale-se e venda!
Referência:
vendamais.com.br
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