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Carreira / Emprego - O valor das relações interpessoais 

Data: 17/09/2007

 
 

Qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação, deseja contar com profissionais que formem uma verdadeira equipe e não apenas um grupo desordenado de colaboradores que convivem em um mesmo espaço físico. Hoje, concebe-se no mundo corporativo que quando os funcionários são capazes de realizar suas atividades baseados em um comportamento de sinergia, melhor será o clima organizacional e, conseqüentemente, os resultados para o negócio.

Por esse motivo muitas empresas voltam suas atenções para as relações interpessoais no ambiente corporativo. A questão que tem levado muitos profissionais de Recursos Humanos a "queimar neurônios" é desenvolver uma ação que estimule a cooperação entre os profissionais e atenda às necessidades empresa. Na RTE Rodonaves - empresa que atua no setor de transportes, a solução surgiu a partir treinamentos que fortalecem as relações interpessoais no trabalho, que envolvem todos os colaboradores, desde o presidente da organização até os profissionais do setor de limpeza.

Há 25 anos no mercado, a RTE Rodonaves iniciou suas atividades no mercado com um pequeno box alugado na rodoviária de Ribeirão Preto/SP, onde a empresa coletava e entregava pacotes para serem transportados nos bagageiros dos ônibus. Hoje, a organização possui uma frota de cerca de 900 veículos e atua em sete Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. A empresa é uma das maiores empregadoras de Ribeirão Preto, com aproximadamente 700 colaboradores na matriz. Em todas as unidades e filiais, mantém mais de 2,5 mil empregos diretos e indiretos. Em 2005, a empresa apresentou crescimento de 28,5%, resultado da abertura de novas unidades de negócios e qualificação profissional de seus colaboradores.

De acordo com Elaine Ribeiro, gerente de RH da RTE Rodonaves, a primeira ação da empresa destinada à melhoria dos relacionamentos interpessoais ocorreu em 2000, onde foram mobilizados cerca de 350 participantes. "Existe uma grande preocupação com a manutenção do clima organizacional e com o espírito de equipe, que sempre foi considerado um ponto forte da empresa. Na ocasião, estávamos estruturando a área de RH da empresa e, conseqüentemente, a área de treinamento. Nosso primeiro trabalho buscou sensibilizar todos os colaboradores para uma nova estrutura da empresa e prepará-los para os programas posteriores", relembra, ao acrescentar que para a organização é fundamental que todos os profissionais falem a "mesma língua" e estejam sempre bem informados sobre o que a empresa espera de cada um.

Atualmente, a companhia conta com várias atividades que visam estimular e fortalecer as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Dentre essas, encontra-se o Programa Vencer - uma ação que capacita os assistentes comerciais. São 36 horas divididas em cinco dias consecutivos. No primeiro dia, são apresentadas nove competências essenciais que os colaboradores dessa área devem ter como, por exemplo: foco no cliente, comunicação, conhecimento, criatividade, empreendedorismo, motivação, negociação, planejamento e relacionamento.

Durante a realização do Programa Vencer é lançado para os colaboradores o desafio das Olimpíadas do Conhecimento. Durante todo o treinamento, os participantes avaliam os seus colegas de acordo com a definição apresentada de cada competência. No último dia do treinamento são escolhidos os profissionais que se destacaram em cada modalidade. É feito todo um cerimonial de entrega das medalhas, com direito a podium, coroa de louros e é acesa a pira olímpica pelo participante escolhido como destaque na maioria das competências. Durante o Vencer são programadas algumas atividades para incentivar tanto a cooperação quanto o espírito de equipe dentre as quais: sessão pipoca, churrasco de confraternização e dinâmicas que buscam as atitudes que a empresa espera dos profissionais.

Outro programa que tem se destacado na empresa é o Alcance - que visa o aperfeiçoamento em processos operacionais. Essa ação é voltada para os colaboradores que atuam nos cargos de ajudante geral, arrumadores de carga e conferentes. Além do conteúdo técnico, o aspecto comportamental é trabalhado através de dinâmicas, vivências e cenas de filmes. "Contamos ainda com o Performance, um programa de aperfeiçoamento em atendimento ao cliente e comunicação empresarial. Esse trabalho é totalmente focado para os aspectos comportamentais", menciona Elaine Ribeiro. Segundo ela, o Performance é um treinamento com forte conteúdo comportamental e tem como principal objetivo trabalhar a empatia e a assertividade nos relacionamentos com clientes e fornecedores internos. Para isso, são utilizados filmes e vivências, bem como desafios para que os colaboradores saiam da zona de conforto e repensem suas atitudes e a importância do papel de cada um para a manutenção da harmonia e bom clima organizacional.

Vale salientar que todas essas atividades são coordenadas unicamente pela área de Recursos Humanos da RTE Rodonaves. Para isso, a empresa conta com uma equipe especializada em treinamentos capaz de diagnosticar os pontos que precisam ser trabalhados e identificar as melhores estratégias para obter a eficácia dos treinamentos e, conseqüentemente, garantir a manutenção das ações. "Temos um centro de convenções que fica próximo à empresa, onde concentramos as atividades que pedem uma maior imersão. Os demais são feitos nas salas de treinamento na própria empresa. Para algumas áreas, principalmente as administrativas, conseguimos ministrar os treinamentos durante o expediente, mas nas áreas operacionais, principalmente motoristas, temos que fazer fora do expediente", destaca a gerente de RH ao ser questionada onde os treinamentos da RTE Rodonaves são realizados.

A receptividade dos colaboradores em relação aos treinamentos que fortalecem as relações interpessoais tem animado a empresa, pois como a área de RH costuma recorrer a muitas vivências, dinâmicas e atividades corporais, os profissionais se envolvem bastante e tornam os treinamentos ricos. Dessa forma, o público interno tem se mostrado bem participativo, o que facilita a obtenção de resultados positivos.

Os resultados - O investimento destinado aos treinamentos voltados para a melhoria dos relacionamentos interpessoais gera para a empresa a manutenção do bom clima organizacional e estimula o comprometimento dos colaboradores com os objetivos da empresa. Elaine Ribeiro acredita que essas atividades abrem um canal de comunicação com os colaboradores, onde cada um pode expressar sua opinião e sentimentos. Outro fator que também anima a equipe de RH da RTE Rodonaves é o fato dos funcionários não apresentarem resistência aos treinamentos. "É claro que encontramos pessoas que ficam um pouco inibidas com as atividades, mas procuramos respeitar os limites da cada um e iniciar com trabalhos que as fazem os treinandos entrar no clima e eles profissionais acabam sendo participativos", finaliza, ao acrescentar que todos os treinamentos realizados pela empresa, com duração a partir de 8h, têm sua eficácia avaliada cerca de 60 dias após o término. No caso de treinamentos comportamentais, por exemplo, a avaliação é feita através de entrevistas com os gestores e os participantes, como também através de questões abordadas pesquisa de clima organizacional que é realizada anualmente.



 
Referência: rh.com.br
Autor: Patrícia Bispo
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