Qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação, deseja
contar com profissionais que formem uma verdadeira equipe e não apenas um grupo
desordenado de colaboradores que convivem em um mesmo espaço físico. Hoje,
concebe-se no mundo corporativo que quando os funcionários são capazes de
realizar suas atividades baseados em um comportamento de sinergia, melhor será o
clima organizacional e, conseqüentemente, os resultados para o negócio.
Por esse motivo muitas empresas voltam suas atenções para as relações
interpessoais no ambiente corporativo. A questão que tem levado muitos
profissionais de Recursos Humanos a "queimar neurônios" é desenvolver uma ação
que estimule a cooperação entre os profissionais e atenda às necessidades
empresa. Na RTE Rodonaves - empresa que atua no setor de transportes, a solução
surgiu a partir treinamentos que fortalecem as relações interpessoais no
trabalho, que envolvem todos os colaboradores, desde o presidente da organização
até os profissionais do setor de limpeza.
Há 25 anos no mercado, a RTE Rodonaves iniciou suas atividades no mercado com
um pequeno box alugado na rodoviária de Ribeirão Preto/SP, onde a empresa
coletava e entregava pacotes para serem transportados nos bagageiros dos ônibus.
Hoje, a organização possui uma frota de cerca de 900 veículos e atua em sete
Estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul,
Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. A empresa é uma
das maiores empregadoras de Ribeirão Preto, com aproximadamente 700
colaboradores na matriz. Em todas as unidades e filiais, mantém mais de 2,5 mil
empregos diretos e indiretos. Em 2005, a empresa apresentou crescimento de
28,5%, resultado da abertura de novas unidades de negócios e qualificação
profissional de seus colaboradores.
De acordo com Elaine Ribeiro, gerente de RH da RTE Rodonaves, a primeira ação
da empresa destinada à melhoria dos relacionamentos interpessoais ocorreu em
2000, onde foram mobilizados cerca de 350 participantes. "Existe uma grande
preocupação com a manutenção do clima organizacional e com o espírito de equipe,
que sempre foi considerado um ponto forte da empresa. Na ocasião, estávamos
estruturando a área de RH da empresa e, conseqüentemente, a área de treinamento.
Nosso primeiro trabalho buscou sensibilizar todos os colaboradores para uma nova
estrutura da empresa e prepará-los para os programas posteriores", relembra, ao
acrescentar que para a organização é fundamental que todos os profissionais
falem a "mesma língua" e estejam sempre bem informados sobre o que a empresa
espera de cada um.
Atualmente, a companhia conta com várias atividades que visam estimular e
fortalecer as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Dentre essas,
encontra-se o Programa Vencer - uma ação que capacita os assistentes comerciais.
São 36 horas divididas em cinco dias consecutivos. No primeiro dia, são
apresentadas nove competências essenciais que os colaboradores dessa área devem
ter como, por exemplo: foco no cliente, comunicação, conhecimento, criatividade,
empreendedorismo, motivação, negociação, planejamento e relacionamento.
Durante a realização do Programa Vencer é lançado para os colaboradores o
desafio das Olimpíadas do Conhecimento. Durante todo o treinamento, os
participantes avaliam os seus colegas de acordo com a definição apresentada de
cada competência. No último dia do treinamento são escolhidos os profissionais
que se destacaram em cada modalidade. É feito todo um cerimonial de entrega das
medalhas, com direito a podium, coroa de louros e é acesa a pira olímpica pelo
participante escolhido como destaque na maioria das competências. Durante o
Vencer são programadas algumas atividades para incentivar tanto a cooperação
quanto o espírito de equipe dentre as quais: sessão pipoca, churrasco de
confraternização e dinâmicas que buscam as atitudes que a empresa espera dos
profissionais.
Outro programa que tem se destacado na empresa é o Alcance - que visa o
aperfeiçoamento em processos operacionais. Essa ação é voltada para os
colaboradores que atuam nos cargos de ajudante geral, arrumadores de carga e
conferentes. Além do conteúdo técnico, o aspecto comportamental é trabalhado
através de dinâmicas, vivências e cenas de filmes. "Contamos ainda com o
Performance, um programa de aperfeiçoamento em atendimento ao cliente e
comunicação empresarial. Esse trabalho é totalmente focado para os aspectos
comportamentais", menciona Elaine Ribeiro. Segundo ela, o Performance é um
treinamento com forte conteúdo comportamental e tem como principal objetivo
trabalhar a empatia e a assertividade nos relacionamentos com clientes e
fornecedores internos. Para isso, são utilizados filmes e vivências, bem como
desafios para que os colaboradores saiam da zona de conforto e repensem suas
atitudes e a importância do papel de cada um para a manutenção da harmonia e bom
clima organizacional.
Vale salientar que todas essas atividades são coordenadas unicamente pela
área de Recursos Humanos da RTE Rodonaves. Para isso, a empresa conta com uma
equipe especializada em treinamentos capaz de diagnosticar os pontos que
precisam ser trabalhados e identificar as melhores estratégias para obter a
eficácia dos treinamentos e, conseqüentemente, garantir a manutenção das ações.
"Temos um centro de convenções que fica próximo à empresa, onde concentramos as
atividades que pedem uma maior imersão. Os demais são feitos nas salas de
treinamento na própria empresa. Para algumas áreas, principalmente as
administrativas, conseguimos ministrar os treinamentos durante o expediente, mas
nas áreas operacionais, principalmente motoristas, temos que fazer fora do
expediente", destaca a gerente de RH ao ser questionada onde os treinamentos da
RTE Rodonaves são realizados.
A receptividade dos colaboradores em relação aos treinamentos que fortalecem
as relações interpessoais tem animado a empresa, pois como a área de RH costuma
recorrer a muitas vivências, dinâmicas e atividades corporais, os profissionais
se envolvem bastante e tornam os treinamentos ricos. Dessa forma, o público
interno tem se mostrado bem participativo, o que facilita a obtenção de
resultados positivos.
Os resultados - O investimento destinado aos treinamentos voltados
para a melhoria dos relacionamentos interpessoais gera para a empresa a
manutenção do bom clima organizacional e estimula o comprometimento dos
colaboradores com os objetivos da empresa. Elaine Ribeiro acredita que essas
atividades abrem um canal de comunicação com os colaboradores, onde cada um pode
expressar sua opinião e sentimentos. Outro fator que também anima a equipe de RH
da RTE Rodonaves é o fato dos funcionários não apresentarem resistência aos
treinamentos. "É claro que encontramos pessoas que ficam um pouco inibidas com
as atividades, mas procuramos respeitar os limites da cada um e iniciar com
trabalhos que as fazem os treinandos entrar no clima e eles profissionais acabam
sendo participativos", finaliza, ao acrescentar que todos os treinamentos
realizados pela empresa, com duração a partir de 8h, têm sua eficácia avaliada
cerca de 60 dias após o término. No caso de treinamentos comportamentais, por
exemplo, a avaliação é feita através de entrevistas com os gestores e os
participantes, como também através de questões abordadas pesquisa de clima
organizacional que é realizada anualmente.