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Negócios / Empreendedorismo - Cinco ações em busca da excelência 

Data: 16/09/2007

 
 
Melhore a performance de sua organização
 
Em um treinamento recente, uma participante, proprietária de uma loja, me fez o seguinte questionamento: Como fazer para conseguir uma equipe excelente?

Com certeza essa dúvida não é só dela. Essa é uma pergunta que ocupa um bom pedaço da mente de uma grande parte dos profissionais que exercem o papel de gestores. Não existem fórmulas mágicas para isso. Entretanto, existem algumas maneiras de se melhorar a performance da organização, através das pessoas, executando alguns procedimentos, nem sempre simples mas, eficazes. Vamos a eles:
 
  • Contrate pessoas que gostem de gente, sintam-se felizes em se relacionar, tenham atitudes adequadas ao seu tipo de negócio e que sejam empáticas. Ao conseguirem se colocar no lugar dos outros, principalmente dos clientes, terão uma visão de "solução" e não de produto. Pessoas de difícil relacionamento, além dos problemas inerentes a isso, têm o agravante de contaminar o grupo. Uma maçã podre pode por toda caixa a perder;
  • Conheça sua equipe, seus pontos fortes e pontos que precisam de melhorias. Saiba o que os leva a se motivarem, se energizarem e o que produz efeito contrário em cada um deles. Essa análise deve ser feita individualmente, uma vez que cada componente da equipe tem particularidades que devem ser levadas em consideração. É um desafio colocar o indivíduo certo no lugar certo. Só se consegue isso conhecendo bem as pessoas e a empresa;
  • Tenha um plano de desenvolvimento das habilidades pessoais de cada componente da sua equipe. Habilidades podem e devem ser melhoradas, principalmente as que têm relação com os clientes;
  • Elimine o amadorismo. Transforme os membros da sua equipe em profissionais gabaritados, que tenham todo o conhecimento técnico necessário para que consigam um desempenho superior nas suas atividades diárias. É importante que tenham conhecimento sobre o mercado em que estão inseridos, sobre a empresa em que trabalham e sobre o negócio dos seus clientes. Só assim conseguirão apresentar propostas que agreguem valor a eles;
  • Tenha indicadores formais de desempenho e um plano de recompensa que seja do conhecimento de todos. Nesse ponto, procure ser o mais justo possível e não deixe de destacar os que possuem desempenho superior. Eles servirão de exemplo para todos os componentes da equipe.
Os pontos a serem levados em consideração não se restringem a estes, mas ao praticar as cinco ações descritas anteriormente, a chance de se construir uma equipe capaz de um desempenho superior sai do empírico, da sorte, para algo mais próximo do científico, aumentando suas chances de sucesso.

 


 
Referência: clientesa.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :