Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Ações estreitam relacionamento com colaboradores 

Data: 17/09/2007

 
 

Quando os nomes Amazônia e Telemig Celular são vistos ou citados em algum lugar, a primeira imagem que se associa às empresas é a quebra de distâncias, já que essas operadoras tornaram-se líderes no ramo de telefonia celular, nas regiões onde operam. Mas, para essas empresas, a comunicação não é um assunto restrito apenas aos clientes externos. No dia-a-dia, as companhias - que são distintas, mas que possuem administração compartilhada - desenvolvem ações concretas que estimulam uma política de comunicação interna, que vem facilitando a integração das equipes.

Para isso, as organizações adotam ferramentas como o programa "Conversando com o Time", que objetiva apresentar uma visão geral das realizações que são desenvolvidas pelas diversas áreas das operadoras, dividir com os colaboradores os resultados atingidos, divulgar as tendências do mercado de telecomunicações, apresentando ainda as metas e os desafios estabelecidos para serem alcançados em curto prazo.

Na prática, o programa promove quatro eventos a cada trimestre nas principais capitais onde as empresas atuam: Belo Horizonte/MG, Belém/PA, Manaus/AM e São Luís/MA. Nesses encontros, que acontecem imediatamente à publicação dos resultados empresariais para a Bolsa de Valores, todos os colaboradores são convidados pelo presidente, pelos diretores e pela área de Comunicação Organizacional que faz parte da Diretoria de Recursos Humanos.

Segundo a gerente de Comunicação Organizacional, Juliana Marques, não há limite de participantes por cada encontro. "Todos os gestores das companhias incentivam os colaboradores a participarem, pois essa é uma ótima oportunidade para as equipes se encontrarem e tomarem conhecimento dos resultados e dos principais desafios traçados para o próximo trimestre. É também um grande momento de integração dos funcionários", complementa.

Os encontros do "Conversando com o Time" ocorrem fora das empresas, devido ao significativo número de participantes, e duram cerca de três horas. Para os líderes que atuam na sede das regionais, são entregues uma fita de vídeo editada do evento, para que eles exibam junto aos colaboradores as principais ações desenvolvidas pelas operadoras.

Juliana Marques cita ainda que essa vem sendo uma das iniciativas mais elogiadas dentro das companhias, proporcionando a todos os colaboradores uma aproximação com as lideranças, sem esquecer que nessas oportunidades as dúvidas dos funcionários podem ser esclarecidas. Após a realização dos encontros, a área de Comunicação Organizacional publica uma pesquisa de avaliação na Intranet das empresas. Vários aspectos são avaliados como: organização, local, horário, apresentações, buffet, entre outros. Atualmente, a Amazônia e a Telemig Celular possuem cerca de 800 e 1.800 colaboradores, respectivamente.

Líderes e equipes - Além dos encontros trimestrais promovidos pelo "Conversando com o Time", as operadoras Amazônia e Telemig Celular também adotam o "Alimentando Idéias"- uma prática que surgiu há cinco anos e que tem o objetivo de estreitar a relação entre os líderes e as equipes. Através de um café da manhã realizado a cada três meses, as operadoras conseguem estimular a co-responsabilidade de todos os funcionários em relação aos clientes externos.

Para participar do "Alimentando Idéias", a pessoa envia um e-mail para a área de Comunicação Organizacional. "Selecionamos o primeiro colaborador de cada área da empresa que enviou o e-mail. Normalmente colocamos dois participantes do Call Center, que é uma das maiores equipes da companhia. Quando não temos representantes de todas as áreas, ligamos para algum gerente e pedimos uma sugestão do nome de um colaborador para representar aquele setor", explica a analista de Comunicação, Kátia Neves.

Geralmente, é analisado apenas um assunto por evento e o líder faz a abertura, falando um pouco sobre sua carreira profissional, para em seguida solicitar que os participantes se apresentem. Conseqüentemente, cada colaborador vai apresentando uma pergunta sobre o tema proposto e o líder procura responder a todas as questões. Com isso, a reunião vira um bate-papo, com cada um dando suas opiniões ou apresentando esclarecimentos sobre suas áreas de atuação.

Essas reuniões podem durar de uma a duas horas, dependendo da avaliação do anfitrião. Para facilitar a integração dos participantes, o número de participantes do "Alimentando Idéias" é limitado a dez pessoas.

Kátia Neves explica que os participantes do "Alimentando Idéias" podem apresentar sugestões aos gestores durante o café da manhã ou ao término desse, através do preenchimento de um formulário de avaliação do evento. Após o término do encontro, um profissional da área de Comunicação faz um relatório do encontro e o envia ao líder que atuou como anfitrião. Em seguida, as sugestões ou as dúvidas apresentadas pelos colaboradores são encaminhadas à área responsável por aquele determinado assunto. Logo após, os participantes recebem um feedback sobre o que foi decidido em relação àquela questão apresentada.



 
Referência: rh.com.br
Autor: Patrícia Bispo
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :