Quando os nomes Amazônia e Telemig Celular são vistos ou citados em algum
lugar, a primeira imagem que se associa às empresas é a quebra de distâncias, já
que essas operadoras tornaram-se líderes no ramo de telefonia celular, nas
regiões onde operam. Mas, para essas empresas, a comunicação não é um assunto
restrito apenas aos clientes externos. No dia-a-dia, as companhias - que são
distintas, mas que possuem administração compartilhada - desenvolvem ações
concretas que estimulam uma política de comunicação interna, que vem facilitando
a integração das equipes.
Para isso, as organizações adotam ferramentas como o programa "Conversando
com o Time", que objetiva apresentar uma visão geral das realizações que são
desenvolvidas pelas diversas áreas das operadoras, dividir com os colaboradores
os resultados atingidos, divulgar as tendências do mercado de telecomunicações,
apresentando ainda as metas e os desafios estabelecidos para serem alcançados em
curto prazo.
Na prática, o programa promove quatro eventos a cada trimestre nas principais
capitais onde as empresas atuam: Belo Horizonte/MG, Belém/PA, Manaus/AM e São
Luís/MA. Nesses encontros, que acontecem imediatamente à publicação dos
resultados empresariais para a Bolsa de Valores, todos os colaboradores são
convidados pelo presidente, pelos diretores e pela área de Comunicação
Organizacional que faz parte da Diretoria de Recursos Humanos.
Segundo a gerente de Comunicação Organizacional, Juliana Marques, não há
limite de participantes por cada encontro. "Todos os gestores das companhias
incentivam os colaboradores a participarem, pois essa é uma ótima oportunidade
para as equipes se encontrarem e tomarem conhecimento dos resultados e dos
principais desafios traçados para o próximo trimestre. É também um grande
momento de integração dos funcionários", complementa.
Os encontros do "Conversando com o Time" ocorrem fora das empresas, devido ao
significativo número de participantes, e duram cerca de três horas. Para os
líderes que atuam na sede das regionais, são entregues uma fita de vídeo editada
do evento, para que eles exibam junto aos colaboradores as principais ações
desenvolvidas pelas operadoras.
Juliana Marques cita ainda que essa vem sendo uma das iniciativas mais
elogiadas dentro das companhias, proporcionando a todos os colaboradores uma
aproximação com as lideranças, sem esquecer que nessas oportunidades as dúvidas
dos funcionários podem ser esclarecidas. Após a realização dos encontros, a área
de Comunicação Organizacional publica uma pesquisa de avaliação na Intranet das
empresas. Vários aspectos são avaliados como: organização, local, horário,
apresentações, buffet, entre outros. Atualmente, a Amazônia e a Telemig Celular
possuem cerca de 800 e 1.800 colaboradores, respectivamente.
Líderes e equipes - Além dos encontros trimestrais promovidos pelo
"Conversando com o Time", as operadoras Amazônia e Telemig Celular também adotam
o "Alimentando Idéias"- uma prática que surgiu há cinco anos e que tem o
objetivo de estreitar a relação entre os líderes e as equipes. Através de um
café da manhã realizado a cada três meses, as operadoras conseguem estimular a
co-responsabilidade de todos os funcionários em relação aos clientes externos.
Para participar do "Alimentando Idéias", a pessoa envia um e-mail para a área
de Comunicação Organizacional. "Selecionamos o primeiro colaborador de cada área
da empresa que enviou o e-mail. Normalmente colocamos dois participantes do Call
Center, que é uma das maiores equipes da companhia. Quando não temos
representantes de todas as áreas, ligamos para algum gerente e pedimos uma
sugestão do nome de um colaborador para representar aquele setor", explica a
analista de Comunicação, Kátia Neves.
Geralmente, é analisado apenas um assunto por evento e o líder faz a
abertura, falando um pouco sobre sua carreira profissional, para em seguida
solicitar que os participantes se apresentem. Conseqüentemente, cada colaborador
vai apresentando uma pergunta sobre o tema proposto e o líder procura responder
a todas as questões. Com isso, a reunião vira um bate-papo, com cada um dando
suas opiniões ou apresentando esclarecimentos sobre suas áreas de atuação.
Essas reuniões podem durar de uma a duas horas, dependendo da avaliação do
anfitrião. Para facilitar a integração dos participantes, o número de
participantes do "Alimentando Idéias" é limitado a dez pessoas.
Kátia Neves explica que os participantes do "Alimentando Idéias" podem
apresentar sugestões aos gestores durante o café da manhã ou ao término desse,
através do preenchimento de um formulário de avaliação do evento. Após o término
do encontro, um profissional da área de Comunicação faz um relatório do encontro
e o envia ao líder que atuou como anfitrião. Em seguida, as sugestões ou as
dúvidas apresentadas pelos colaboradores são encaminhadas à área responsável por
aquele determinado assunto. Logo após, os participantes recebem um feedback
sobre o que foi decidido em relação àquela questão apresentada.