Apesar do rápido crescimento da disciplina de gerenciamento de projetos,
muitos profissionais ainda desconhecem do que se trata esta atividade. Acreditam
que se trata somente de coordenação de atividades, ou controle financeiro de um
projeto. Na realidade, a disciplina é muito ampla, portanto detalho a seguir as
áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos:
Gerenciamento de Integração – processos que garantem que os
diversos elementos do projeto estão apropriadamente coordenada. Consiste do
desenvolvimento do plano de projeto, execução do plano e controle de mudanças.
Gerenciamento de Escopo – processos necessários para
garantir que o projeto inclui todo o trabalho requerido, e somente o trabalho
requerido, para que seja completado com sucesso. Consiste da iniciação do
projeto, planejamento de escopo, definição de escopo, verificação de escopo e
controle de mudança do escopo.
Gerenciamento do Tempo – processos que garantem que o projeto seja
concluído no tempo correto. Consiste de definição das atividades, sequenciamento
de atividades, estimativas de duração de atividades, criação do cronograma e
controle do cronograma.
Gerenciamento de Custo – processos necessários para garantir
que o projeto seja completado dentro do orçamento aprovado. Consiste de
planejamento de recursos, estimativa de custos, definição de orçamento e
controle de custos.
Gerenciamento da Qualidade – processos necessários para que o projeto
satisfaça as necessidades para as quais foi criado. Consiste no planejamento,
asseguramento e controle da qualidade.
Gerenciamento de Recursos Humanos – processos para garantir o uso mais
eficiente das pessoas envolvidas no projeto. Consiste de planejamento
organizacional, e formação e desenvolvimento da equipe.
Gerenciamento de Comunicações – processos necessários para
que a informação do projeto seja gerada, coletada, disseminada, armazenada e/ou
descartada da forma correta. Consiste de planejamento da comunicação,
distribuição da informação, relatórios de desempenho e fechamento
administrativo.
Gerenciamento de Risco – processos que identificam, analisam e
respondem aos riscos do projeto. Consiste de identificação de riscos,
quantificação e qualificação de riscos e desenvolvimento e controle da resposta
aos riscos.
Gerenciamento de Aquisições – processos necessários para a aquisição de
bens e serviços de terceiros. Consiste de planejamento de aquisições,
planejamento de solicitações, seleção dos fornecedores, administração de
contratos e fechamento de contratos.